terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

DILMA DIZ QUE BRASIL ESTÁ PRONTO PARA COMBATER O TURISMO SEXUAL DURANTE A COPA


 

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (25) que o Brasil está feliz em receber turistas que virão para a Copa do Mundo, mas ressaltou que o país também está pronto para combater o turismo sexual. “O governo aumentará os esforços na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no #Carnaval e na #CopaDasCopas”, escreveu a presidenta em sua conta no microblog Twitter.
Dilma disse que o Ministério do Turismo, a Secretaria de Política para as Mulheres e a Secretaria de Direitos Humanos estão firmes no combate à exploração sexual durante os dois grandes eventos. A manifestação da presidenta ocorre em meio à polêmica em torno da linha de camisetas, com apelo sexual, relacionadas à Copa no Brasil e produzidas pela Adidas, uma das patrocinadoras oficiais da competição.
A presidenta aproveitou para divulgar o telefone para as denúncias com relação a esse tipo de  crime. “Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes Disque 100”, escreveu. A Copa do Mundo será realizada em 12 capitais do país nos meses de junho e julho deste ano.
 
(Fonte : Agência Brasil)

BELEZAS NATURAIS DEVEM IMPULSIONAR O TURISMO


 

O país vive um momento especial com a realização dos grandes eventos que se aproximam, a Copa do Mundo, a partir de junho, e às Olimpíadas, em 2016. O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, abriu o ciclo de palestras da convenção da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), realizada em São Paulo, com dados que mostram que o setor passa por uma fase de grandes investimentos e estruturação.
O turismo brasileiro tem crescido o dobro dos demais países do mundo. O país tem o sexto maior PIB turístico, cerca de US$ 76,1 bilhões e gerou 2,9 milhões de empregos em 2012. Mas é possível evoluir mais, segundo Lummertz, especialmente se o setor aproveitar o potencial de seus recursos naturais. 
O Brasil é o primeiro no mundo em recursos naturais, de acordo com o relatório de Competitividade do Fórum Econômico Mundial. “Temos 20% das espécies da Terra, 69 parques nacionais, duas das sete maravilhas naturais (Amazônia e Foz do Iguaçu) e 800 mil km quadrados de áreas protegidas”, disse Lummertz.
De acordo com o Plano Nacional do Turismo, a meta é elevar o PIB do turismo brasileiro de 6º para 3º do mundo; um crescimento de US$ 76,1 bilhões para US$ 175 bilhões, com um volume de turistas chegando a 11,1 milhões.
O MTur investiu mais de R$ 8,4 bilhões em 4.500 municípios brasileiros para melhoria de infraestrutura. Só em São Paulo – principal origem e destino de negócios do país – os valores incluem R$ 260 milhões no Anhembi/Autódromo/Cidade do Samba, R$ 3 milhões em sinalização e R$ 20 milhões em acessibilidade.
 
(Fonte : MTur, com informações dos sites Panrotas e Mercado & Eventos)

COMO SE DESLOCAR PELOS DESTINOS COM SEGURANÇA


 

O consumidor pode checar a regularidade das empresas, assim como as normas de atuação do setor no site do Ministério do Turismo. Atualmente são quase oito mil transportadoras cadastradas no país
Voltar de viagem com boas lembranças – e só. Esse é o desejo da maioria dos turistas que se aventuram pelo Brasil. Com o objetivo de evitar problemas com o deslocamento de passageiros, o Ministério do Turismo (MTur) publicou este mês uma portaria que define que tipo de empresa pode oferecer o serviço de transporte e que condições devem ser observadas por elas.
Entre as obrigatoriedades está o cadastro (Cadastur) no Ministério do Turismo, uma informação que pode ser checada online pelo consumidor. Basta digitar o estado de origem e o nome da empresa para constatar se a empresa tem ou não o registro. A transportadora deve, ainda, manter no veículo um selo do MTur que confirme a atuação regular. “Todo transportador recebe um certificado que deve manter consigo, além do selo em local visível”, diz o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz. Atualmente são 7.914 transportadoras com cadastro no Ministério do Turismo.
São consideradas empresas de transporte turístico terrestre aquelas que oferecem deslocamentos até o destino ou movimentações a partir dele, como traslados. Agências de viagem com frota própria também podem oferecer o serviço.
O transporte irregular pode gerar perdas e riscos aos turistas. Com vistas à minimizar os prejuízos, o Ministério do Turismo conta com o apoio de um programa de dicas para viajantes. Trata-se do VIAJE LEGAL, que entre suas recomendações, orienta o turista a buscar informações sobre itinerários, horários e itens de segurança.
 
(Fonte : MTur)

CIDADES BRASILEIRAS ESTÃO À FRENTE EM RANKING MUNDIAL DE HOTÉIS


 

De acordo com o site Trivago, maior comparador de preços de hotéis do mundo, apenas duas cidades brasileiras entraram no top 100: São Paulo e Rio de Janeiro.
São Paulo garantiu vaga na lista com uma pontuação de 79,3, e o Rio de Janeiro, alcançou 77,4.
A campeã é uma pequena cidade da Itália, Sorrento, na região da Campanha, próxima a Nápoles, com paisagens que refletem o Mar Mediterrâneo e belas montanhas. Foi classificada com pontuação de 84,7.
Mesmo não estando entre as primeiras colocadas no ranking, as cidades brasileiras ficaram à frente de destinos importantes como Londres e Paris.
 
(Fonte : Panhoteis)

FOHB FIRMA ACORDOS PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA HOTELARIA


 

O Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) firmou um acordo de cooperação com o American Hotel & Lodging Educational Institute, visando a profissionalização da mão de obra do setor hoteleiro. A parceria prevê desconto de 20% nos cursos oferecidos pela instituição norte-americana para os colaboradores das redes associadas ao fórum.
“Os Estados Unidos são uma referência para a hotelaria mundial, um mercado onde 70% dos hotéis pertencem a redes, e o FOHB pretende trazer a expertise deste renomado instituto internacional para o desenvolvimento do setor no Brasil, com cursos e materiais de qualidade para diversas áreas da hotelaria”, diz Roberto Rotter, presidente do Fohb.
O instituto tem 60 anos de mercado e oferece cursos de aperfeiçoamento e capacitação na hotelaria e também atua no mercado de publicação de livros do segmento, utilizando programas de gestão hoteleira de grandes universidades internacionais. Com mais de 70 afiliados em 45 países – América do Norte, Sul e Central, Caribe, Europa, Ásia e África –, é o braço de educação e treinamento da Associação Americana de Hotelaria e Hospedagem – American Hotel & Lodging Association (AH&LA).
Além da entidade estadunidense, o Fohb também firmou uma parceria com a Castelli – Escola Superior de Hotelaria – localizada em Canela (RS). O acordo garante que os colaboradores das redes hoteleiras associadas ao Fohb tenham descontos especiais nos cursos ofertados – graduação, pós-graduação e de extensão, focados nos segmentos de hotelaria, de gastronomia, de produção cultural e de turismo, entre outros.
 
(Fonte : Hôtelier News)

OBSERVATÓRIO DO TURISMO DE SÃO PAULO DIVULGA BALANÇO DA HOTELARIA EM 2013 NA CIDADE


 

O Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e evento) divulgou o estudo “Desempenho dos meios de hospedagem em 2013″, com um balanço da atividade dos hotéis paulistanos durante todo o ano passado.
Os dados do levantamento mostram que, dos estimados 13,2 milhões de turistas que visitaram a cidade em 2013, 85% eram brasileiros (principalmente do interior e litoral do estado paulista, além dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul) e 15% eram estrangeiros (principalmente vindos dos Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Espanha e França).
Ainda de acordo com o estudo, a ocupação média dos hotéis paulistanos se manteve praticamente estável em relação ao ano anterior, alcançando o índice de 65,5% em 2013, enquanto em 2012 foi de 65,9%. Já no comparativo com 2005, quando a análise começou a ser feita, a taxa era de 58,7%, o que representa um crescimento de 11,66% no período.
O valor médio da diária dos hotéis teve leve alta, chegando a R$ 312,11 no ano passado, contra R$ 295,39 em 2012.
Outro índice levantado na pesquisa diz respeito à hospedagem em hostels, que sofreu uma queda, provavelmente refletindo ainda a abertura de várias unidades em São Paulo, em especial nos últimos dois anos. A ocupação em 2013 nesse tipo de meio de hospedagem foi de 51,02% em 2013, enquanto em 2012 a média foi de 61,25%.
A pesquisa na íntegra está disponível em www.observatoriodoturismo.com.br
 
(Fonte : SPTuris)

RIO TERÁ DOIS HOTÉIS HOLIDAY INN NA REGIÃO PORTUÁRIA


 

O Intercontinental Hotels Group (IHG) divulgou oficialmente que vai administrar dois hotéis no Rio de Janeiro: Holiday Inn Porto Maravilha, com 244 quartos, e Holiday Inn Express Porto Maravilha, com 350 quartos, em um único edifício de 32 andares na região portuária da capital fluminense.
As duas unidades são de propriedade da Odebrecht Realizaçöes Imobiliárias, que também vai construir o prédio, e FII PM Caixa Fundo de Investimento Imobiliário Porto Maravilha. Ambos os hotéis têm expectativa de abrir em julho de 2016.
“Estamos felizes em participar da revitalização dessa parte da cidade e em estarmos presentes nesse importante mercado”, comemora o chefe de Desenvolvimento do IHG nas Américas, Joel Eisemann.
 
(Fonte :  Panhoteis)

ABAV NACIONAL DEFINE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA 2014


 

A diretoria executiva da ABAV Nacional – Associação Brasileira das Agências de Viagens reuniu-se na última segunda-feira (24), na sede da entidade, no centro da capital paulista. O encontro foi norteado pelas recentes iniciativas empreendidas pela associação, bem como definiu projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano.
De acordo com o presidente Antonio Azevedo, a ABAV pretende expandir o leque de associadas congêneres, tendo em vista que, deste modo, ganhará ainda mais força na luta pela regulamentação da atividade das agências de viagens, por exemplo. “É preciso procurar entidades similares à nossa. Isto contribui não apenas para o fortalecimento da nossa bandeira, mas, também, para o fortalecimento do setor de viagens e turismo como um todo”, declarou, referindo-se à recente associação da Aviesp.
O dirigente também afirmou que, dentre os objetivos da ABAV para o ano, destaca-se a continuidade da campanha de valorização do agente de viagens, lançada em setembro de 2013 e inspirada no hit “Eu assim sem você”, do compositor e cantor Buchecha. Um dos tópicos prioritários para a diretoria executiva da entidade é a organização de caravanas para a 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que será realizada entre 24 e 28 de setembro.
Outros temas abordados na reunião foram as mudanças na Vila do Saber, os avanços conquistados pelo ICCABAV - Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV e o interesse do Instituto em viabilizar o Programa Futuros Profissionais. O encontro foi encerrado com a visita de representantes da companhia aérea Gol – Linhas Aéreas Inteligentes. Na ocasião, Eduardo Bernardes, gerente de Rentabilidade da empresa, afirmou que a venda indireta, efetuada com o intermédio do agente de viagens, obteve crescimento de 12% em 2013 se comparado ao verificado no ano anterior.
 
(Fonte : Revista Hotéis)

AEROPORTOS BRASILEIROS DEVEM RECEBER 3,1 MILHÕES DE PASSAGEIROS NO CARNAVAL


 

Os 63 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) devem alcançar movimentação de 3,1 milhões de passageiros durante o período de carnaval: entre sexta-feira, 28, e a Quarta-Feira de Cinzas, 6 de março. Essa estimativa, que envolve embarques e desembarques, representa um crescimento de 10,3% em relação ao carnaval de 2013 (8 a 14 de fevereiro), quando 2,8 milhões de pessoas utilizaram os terminais da Infraero. Tanto em relação a 2014 como ao ano passado, os números não envolvem os terminais de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), que foram concedidos à iniciativa privada.
Para o carnaval será acionado um plano de ação específico, de forma a garantir a agilidade nos aeroportos. Haverá reforço nas equipes de segurança e de operações, por meio de remanejamento das escalas de trabalho, além do acompanhamento constante de equipamentos essenciais, como esteiras e pontes de embarque. O atendimento aos usuários também será intensificado. Nos saguões, funcionários vestidos com os coletes amarelos da campanha "Posso Ajudar?/May I Help You?" estarão a postos para esclarecer dúvidas e orientar passageiros.

GUIA
 
A Infraero destaca que já está disponível a nova versão impressa do "Guia do Passageiro", reunindo informações sobre viagens, direitos e responsabilidades dos passageiros e da companhia aérea. Em sua quinta edição, o material ganhou um novo formato (mini) e capa ilustrada. O material - que é gratuito - traz desde dicas na hora de comprar uma passagem aérea, documentação necessária para viagem, transporte de animais, cuidados com a saúde, devolução de bagagem, transporte de produtos de origem animal e vegetal, além dos direitos do passageiro em casos de atraso, cancelamento ou não embarque. As orientações são voltadas tanto para as viagens domésticas quanto internacionais.
Uma das novidades é o item que esclarece dúvidas sobre câmbio e moeda. Há dados, por exemplo, sobre onde comprar moeda estrangeira no Brasil e se há limite de operações com moeda em espécie ou cheques de viagem.
 
(Fonte : Agencia Estado)

GOL REVISA PROJEÇÃO DA OFERTA DOMÉSTICA PARA 2014


 

A companhia aérea Gol informou nesta segunda-feira, 24, a alteração na projeção da oferta doméstica (ASK) para 2014, anteriormente de 0%, para um patamar entre -3% e 0% de variação frente ao ano anterior. Conforme o fato relevante, a projeção é resultado da nova configuração em sua frota de aeronaves.
De acordo com o comunicado, até maio a Gol terá 80% de sua frota com maior distância entre as poltronas. "A companhia disponibilizará 33 aeronaves com o novo padrão até o carnaval, chegando a um total de 107 antes do período da Copa do Mundo", informa a empresa.
Com a nova configuração, os modelos B737-800 NG passam a ter 177 assentos. As fileiras 2 a 7 do lado direito e 3 a 7 do lado esquerdo são identificadas como GOL+Conforto. A distância entre essas fileiras passa de 30 para 34 polegadas (86,3 cm) e o reclino do encosto aumenta em 50%. Nas demais fileiras a distância entre as poltronas aumenta de 30 para 31 polegadas (78,7 cm).
Os modelos B737-700 NG terão 138 assentos e a configuração GOL+Conforto será das fileiras 1 a 7 em ambos os lados. Nas demais fileiras a distância entre as poltronas aumenta de 29 para 30 polegadas (76,2 cm).
A Gol destaca que a decisão acontece três meses após a companhia implantar o modelo na Ponte Aérea. "O produto tem superado as nossas expectativas. Durante esse período houve um crescimento de 50% na demanda por poltronas GOL+Conforto. Identificamos uma satisfação efetiva entre os clientes corporativos e portadores do cartão Smiles Diamante", diz, no comunicado, Paulo Miranda, diretor de Produtos da Gol.
A companhia afirma ainda que terá, ao final de 2014, a maior oferta de assentos na categoria A (padrão Anac), equivalente a 42% do total disponível no mercado. Também de acordo com o fato relevante, esta alteração faz parte de um processo de padronização e geração de ganhos de eficiência operacionais.
"Com a implantação da nova malha em 2013, houve uma redistribuição mais eficiente entre rotas atendidas por aeronaves B737-700 NG e B737-800 NG, tomando-se por base as taxas de ocupação de cada rota. Adicionalmente, a partir de agora a companhia passará a ter somente uma configuração para cada tipo de aeronave, no lugar das mais de 30 configurações existentes", acrescenta a Gol.
 
(Fonte : Agencia Estado)

EMIRATES É ELEITA MARCA AÉREA MAIS VALIOSA DO MUNDO


 

De acordo com a lista Global 500 Report, da Brand Finance, a Emirates Airlines foi avaliada, pelo terceiro ano consecutivo, a marca de companhia aérea mais valiosa do mundo – ocupando a 234ª posição no ranking geral. O aumento na avaliação foi de 34% em relação ao ano anterior, chegando a US$ 5,48 bilhões.
O vice-presidente sênior da divisão de Comunicação Corporativa, Marketing e Marca, Boutros Boutros, comemorou a posição. “Uma marca forte é um diferencial nos negócios e é por isso que a Emirates tem investido continuamente. Estamos felizes que nossa marca ganhou valor, pois isso reflete o nosso sucesso em engajar os consumidores e em continuarmos relevantes para eles em um mercado tão competitivo”, disse.
 
(Fonte : Panrotas)