segunda-feira, 24 de junho de 2013

PROTESTOS ACENDEM SINAL AMARELO PARA O TURISMO NA COPA 2014


 
O setor de turismo acendeu o "sinal amarelo" sobre a venda de pacotes de turismo para a Copa de 2014. As manifestações por todo o país, em plena realização da Copa das Confederações, e os boatos de que a competição poderia até não acontecer, que pipocam nas redes sociais, já despertam uma série de questionamentos por parte de turistas individuais e grupos que adquirem pacotes corporativos. Ainda não há uma procura por cancelamentos formais. Porém, as perguntas feitas às empresas do setor incluem essa possibilidade.
O assessor da diretoria ligada ao receptivo da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Claudio Del Bianco, afirma que já há um movimento de incerteza por parte dos turistas.
“As pessoas se assustam um pouco com tudo que está acontecendo. Perguntam sobre a posição geográfica do hotel escolhido para hospedagem e se o local pode ser atingido em um eventual confronto
O principal questionamento é sobre a possibilidade de novas manifestações, como as que vem ocorrendo, durante a Copa do Mundo. Mas ainda estamos longe de uma possibilidade real de cancelamentos”, diz ele. Os associados da Braztoa respondem por cerca de 85% dos pacotes turísticos comercializados no país – nacionais e internacionais - e 18% dos bilhetes aéreos emitidos aqui.
O diretor executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, afirmou que, até o momento, não está sendo percebido impacto no setor turístico no que se refere a cancelamentos. “Temos sido procurados para esclarecimentos sobre a situação, mas nada que ofereça risco à demanda turística já contratada ou que atrapalhe nosso trabalho de apoio à captação de eventos.” disse ele.
Sobre as manifestações e os efeitos no turismo, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio de Janeiro (ABIH-RJ) também garantiu que até o momento não houve impacto em termos de ocupação.
Mas o presidente da entidade, Alfredo Lopes, acredita em problemas pontuais em áreas que foram alvo da maior parte das manifestações, como é o caso do centro da cidade.
O preços dos hotéis nas cidades-sede da competição prometem ser salgados. Levantamento da Embratur mostra que as tarifas poderão ser até 376,4% mais caras do que os preços normais.
 
(Fonte : Jornal Brasil Econômico)

VONTADE DE VIAJAR CRESCE COM O GRAU DE ESCOLARIDADE


 
Quanto mais estudado for o indivíduo, mais propenso ele será a viajar – revela o último estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, realizado pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do MTur.
Entre os brasileiros que não completaram o primeiro grau, 17,4%, pretendem arrumar as malas entre junho e novembro. Este percentual sobe para 24,6% entre os que possuem nível superior incompleto e chega a 44,7% entre os pós-graduados.
“O acréscimo de escolaridade eleva a renda, é verdade, mas é a cultura produzida por anos de estudo que estimula o indivíduo a conhecer mais”, diz a economista Fernanda Fonseca, que estuda o impacto do turismo na cultura da população.
A pesquisa da FGV foi realizada em maio em dois mil domicílios em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de janeiro, Salvador e São Paulo.
 
(Fonte : Mtur)

HOMENS DESEJAM VIAJAR MAIS QUE AS MULHERES


 
A intenção de viajar dos homens é maior que a das mulheres, de acordo com a última Pesquisa Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem realizada em maio pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do Ministério do Turismo. Cerca de 35% dos homens demonstraram desejo de viajar. Entre as mulheres, o percentual é de 30%. Desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2006, a ideia de arrumar as malas e sair para algum destino é maior entre eles.
Os homens ganham mais - e isso explica o maior desejo de viajar, afirma a pesquisadora em psicologia do consumo do Centro Universitário de Brasília, Amália Pérez.. Ela diz que as mulheres recebem 30% a menos que os homens e geralmente quem ocupa os cargos de chefia são eles. “Além disso, quando o casal se separa, quem fica com os filhos é a mulher, ou seja, quase não sobra salário para viajar”, comentou.
No quesito hospedagem, mais homens (71%) preferem ficar em hotéis do que mulheres (61%) e elas são maioria (27%) quando a opção é se hospedar em casas de familiares. Apenas 20% dos homens têm essa preferência. A pesquisa foi realizada em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo por telefone em dois mil domicílios.
 
(Fonte : Mtur)

COMISSÃO DISCUTIRÁ VENDA DE PACOTES TURÍSTICOS PELA INTERNET


 
A Comissão de Defesa do Consumidor vai realizar audiência pública para analisar a venda de passagens áreas e pacotes de viagem pela internet. Integrantes da comissão têm recebido denúncias e reclamações sobre as empresas Decolar.com, ViajaNet.com e Submarino Viagens. Elas têm sido acusadas de práticas desleais de concorrência e de omitir informações ao consumidor.
O presidente da comissão, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), foi quem pediu a realização do debate. Ele explicou que essas empresas não informam, nos anúncios nos sites, sobre as taxas e encargos incidentes sobre os preços dos produtos. Assim, o consumidor só fica sabendo o valor real da passagem aérea ou do pacote turístico quando está finalizando a compra pela internet.
"Essas empresas oferecem preços mais baratos em relação aos praticados pelas companhias aéreas. Mas apenas como chamariz. No entanto, há algumas tarifas que não estão evidenciadas e o consumidor acaba arcando com outros custos, que, em um primeiro momento não são demonstrados. Todas essas reclamações têm chegado à comissão e o grande argumento é de propaganda enganosa.”
 
PROPAGANDA ENGANOSA
 
Araújo acrescentou que o consumidor tem de ter conhecimento completo do pacote que está sendo vendido. “O problema não está somente nas taxas adicionais que eles colocam, mas a omissão delas no momento da propaganda."
José Carlos Araújo destacou que o trecho de uma passagem entre Campinas, no estado de São Paulo, e a cidade do Rio de Janeiro chega a custar 64% a mais em relação ao valor do site depois de serem adicionadas taxas de embarque e de administração ou de conveniência.
O parlamentar citou ainda levantamento do site ReclameAqui mostra que das cinco mil queixas apresentadas contra essas empresas, mais de 300 referem-se a propaganda enganosa. A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) destaca que o consumidor apenas tem conhecimento do preço completo da passagem ou pacote no ato de conclusão da compra.
 
CONVIDADOS

Serão convidados para a audiência pública a secretária nacional de Defesa do Consumidor, Juliana Pereira; os presidentes das empresas Decolar.com, ViajaNet.com, Submarino Viagens, um representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e um representante do Ministério Público.
A data do debate ainda não foi definida.
 
(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

COMISSÃO APROVA ADEQUAÇÃO EM PARQUES PARA ACESSO DE DEFICIENTES


 
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou, na ultima quarta-feira (19), o Projeto de Lei 4498/12, do deputado Major Fábio (DEM-PB), que obriga os parques de diversão a eliminarem barreiras arquitetônicas que dificultem o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida aos brinquedos e às demais instalações.
De acordo com a proposta, os parques também deverão oferecer pelo menos dois brinquedos especialmente projetados para a utilização por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
A relatora na comissão, deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), defendeu a aprovação da proposta e incluiu no texto a extensão da mesma obrigação aos parques públicos, pois o projeto original se restringia aos privados.
Para a deputada, a determinação não representa “custo instransponível” para os empreendimentos do setor. Na sua avaliação, os ajustes arquitetônicos envolvem “pequenas adequações, mas que para os beneficiários da medida representam imenso progresso nos seus direitos de cidadãos, uma garantia de que possam usufruir, em seus momentos de lazer, da mesma estrutura moderna de entretenimento à disposição dos demais cidadãos”.
Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
(Fonte : Ag. Câmara de Notícias)

DEMANDA INTERNA POR VOOS BATE RECORDE EM MAIO


 
A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros, medida pelo indicador passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), cresceu 5,14% em maio em relação ao mesmo mês de 2012, informou a Agência Nacional de Aviação Civil na tarde desta sexta-feira, 21. Conforme a Anac, trata-se do maior nível de demanda doméstica para o mês de maio desde o início da série de dados comparativos.
A oferta apresentou mais um mês de queda. O indicador assentos-quilômetros oferecidos (ASK) diminuiu 4,07% em maio na comparação com um ano atrás. O índice cai há nove meses e acumula recuo de 6,36% nos primeiros cinco meses do ano.
A TAM não apenas se manteve na liderança de mercado como ampliou a participação, respondendo por 39,55% da demanda, acima dos 38,42% em abril. A Gol apresentou leve queda, passando de 36,24% para 35,35%, no mesmo período. A participação das outras empresas aéreas brasileiras totalizou 26,1% em maio: Azul ficou com 13,26% e Avianca com 7,14%, ante os 13,44% e 7,13%, anotados no mês anterior.
A taxa de aproveitamento dos voos domésticos de passageiros (RPK/ASK) alcançou 74,03% em maio, acima dos 67,54% no mesmo mês de 2012, o que representou um aumento de 9,6%. A Anac destacou que a taxa de aproveitamento doméstica está em crescimento há 13 meses consecutivos e, na média dos cinco primeiros meses do ano, a taxa de aproveitamento foi de 73,93%, frente a 69,53% no mesmo intervalo de 2012.

TRANSPORTE AÉREO INTERNACIONAL

 
A oferta e a demanda do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras, que conforme a Anac vêm crescendo há sete meses seguidos, alcançaram o maior nível para o mês de maio desde o início da série. A demanda avançou 5,06% sobre o mesmo mês de 2012, enquanto a oferta cresceu 8,10% no mesmo comparativo.
No acumulado de janeiro a maio, a demanda internacional cresceu 5,39%, e a oferta internacional teve aumento de 14,12%, em comparação com os cinco primeiros meses de 2012.
Apenas TAM e Gol atuam no mercado internacional, entre as companhias aéreas brasileiras. No mês passado, a primeira ficou com 88,92% do mercado e a Gol respondeu pelos 11,08% restantes.
A taxa de aproveitamento dos voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) alcançou 77,50% em maio, contra 79,75% do mesmo mês do ano anterior, representando uma variação negativa de 2,82%.
 
(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo)

MEGAPROGRAMA VAI FORMAR MÃO DE OBRA PARA SETOR AÉREO


 
Um megaprograma de capacitação profissional no setor aéreo, que vem sendo formulado desde o ano passado, terá seu pontapé inicial nas próximas semanas. Ele vai começar de forma relativamente tímida, mas o governo diz que esses primeiros passos constituem uma espécie de embrião do "Prominp da aviação", em referência ao bem-sucedido programa de formação de mão de obra na indústria de petróleo e gás.
No futuro, estão previstas ações que envolvem a qualificação de profissionais em várias áreas, como aeronautas (tripulantes), aeronavegabilidade (mecânicos de manutenção) e a indústria de manufatura aeronáutica (sobretudo engenheiros).
"Não identificamos gargalos que requeiram medidas emergenciais, mas esse é um pilar estratégico do planejamento que estamos adotando no setor", diz a secretária de Navegação Aérea da Secretaria de Aviação Civil, Clarice Bertoni, principal responsável pelo novo programa.
O ponto de partida do projeto de capacitação de recursos humanos para a aviação civil ocorre com duas ações, de forma mais modesta, a partir de julho. A primeira envolve a formação de bombeiros e brigadistas que possam lidar com equipamentos anti-incêndio em aeródromos com voos regulares, fora da rede da Infraero, onde a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já identificou um déficit de aproximadamente mil profissionais.
Com recursos do FNAC, o fundo alimentado pelo pagamento de outorgas dos aeroportos recentemente transferidos à iniciativa privada, a capacitação de 580 bombeiros receberá investimentos de R$ 4 milhões em 2013. Em 2014, mais R$ 5 milhões a R$ 6 milhões serão aplicados, a fim de formar pessoal até julho. Os cursos vão ser ministrados pelo Comando da Aeronáutica.
A outra iniciativa visa dar suporte ao programa de investimentos em 270 aeroportos regionais, anunciado no fim do ano passado, que conta com mais de R$ 7 bilhões em investimentos. A Secretaria de Aviação Civil, em parceria com a Infraero, fará oito rodadas de capacitação básica para gestores de aeroportos. O alvo são potenciais administradores de aeroportos mantidos por governos estaduais e municipais. Com cursos de 40 horas-aula, o investimento previsto é de R$ 1,6 milhão, entre 2013 e 2014.
 
(Fonte : Jornal Valor Econômico / imagem divulgação)

COMPANHIA AZUL MUDA PROGRAMA DE MILHAS


 
A companhia aérea Azul acaba de mudar seu programa de milhagem.
Os pontos acumulados, que antes davam descontos em passagens, agora são trocados pelo valor integral do bilhete.
A cada R$ 1 gasto, o membro do programa Tudo Azul é recompensado com até cinco pontos durante o período de lançamento, que vai até o dia 31 de agosto.
Após essa data, se comprar o bilhete aéreo na tarifa promocional, o consumidor será recompensado com um ponto a cada R$ 1. O máximo que o cliente poderá ganhar será de quatro pontos.
As passagens podem ser retiradas com 5.000 pontos.
Outra novidade é a validade dos pontos, que antes era de um ano e agora passa a ser de dois anos.
 
(Fonte : Folha Online)