quarta-feira, 6 de julho de 2011

SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL ANUNCIA MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CAOS AÉREO

A Secretaria de Aviação Civil divulgou medidas para a prevenção do caos aéreo durante o período de alta estação, quando há uma expectativa de crescimento de 14% no trânsito de passageiros. Entre as medidas, o governo reforçou com as companhias aéreas a redução do tempo de espera para o check-in e para o resgate de bagagens.
Entre as iniciativas estão, por exemplo, o aumento das equipes em horários de pico e ainda salas equipadas com ferramentas tecnológicas que propiciem comando e controle imediatos dos envolvidos no processo de embarque e desembarque de passageiros. As salas contam com representantes da Infraero, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa e empresas aéreas.
Hoje, as salas já estão em funcionamento no aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e de Brasília (DF). Até o início do mês de agosto, estão previstas novas implantações desses Centros em Confins (MG), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP).
Além disso, empregados das áreas de Operações e Comunicação da Infraero vão usar coletes amarelos, reforçando as informações e orientações aos passageiros. Ao todo, cerca de mil funcionários são utilizados nos principais aeroportos da rede, auxiliando principalmente quem viaja pela primeira vez. O serviço funciona 24 horas nos aeroportos que funcionam em período integral.
A Infraero realizou em junho a manutenção preventiva dos equipamentos dos aeroportos para evitar transtornos aos passageiros. Além disso, foi reforçada a fiscalização em todos os setores do aeroporto – salas de embarque e desembarque, pontes de embarque, saguão e praça de alimentação. Equipes fiscalizam 24 horas todos os sistemas e equipamentos disponíveis como, por exemplo, ar-condicionado, escadas rolantes, elevadores e esteiras de restituição de bagagem.
A Anac intensificou a fiscalização da aplicação das regras de apoio aos passageiros (Resolução nº141), não somente nos casos de preterição de embarque, entre eles o overbooking, mas também em cancelamentos e atrasos. Os fiscais da Anac estão nos principais aeroportos para garantir os direitos dos passageiros, o atendimento e as providências tomadas pelas companhias aéreas, com a realização de eventuais autuações.
Até o dia 20 de julho, será disponibilizado aos passageiros, de forma experimental, o acesso à internet gratuita nas salas de embarque dos aeroportos. Inicialmente, o serviço estará disponível em Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Galeão (RJ), pelo período de 15 minutos. O número de cidades e o tempo de acesso serão expandidos ao longo deste ano.
Até o dia 12 de julho, a Infraero lança a nova versão do aplicativo Voos on line, por meio do qual o usuário pode consultar a situação das chegadas e partidas em 50 aeroportos, saber a distância do ponto em que ele está até o aeroporto e a previsão do tempo na cidade. A versão atual do aplicativo já ultrapassou a marca dos cem mil downloads.
Os passageiros continuarão a contar com o apoio dos juizados que funcionam 24 horas nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e Juscelino Kubitschek, em Brasília, para solucionar eventuais conflitos relacionados a viagens, como preterição, atrasos e cancelamentos de voos, extravio, violação e furto de bagagens, falta de informação, entre outros.
Nos principais aeroportos brasileiros os passageiros encontram cartilhas informativas nos balcões das companhias e da Infraero. Além dos balcões de atendimento, para registrar manifestações os passageiros devem entrar em contato com a ouvidoria da Infraero (0800-727-1234) e com o “Fale com a Anac” (0800-725-4445).

(Fonte : Portal R7 / imagem divulgação)

BC: NOVO SISTEMA AUMENTARÁ AGÊNCIAS E SIMPLIFICARÁ OPERAÇÕES DE CÂMBIO

O Banco Central do Brasil (BCB) implantará um novo sistema informatizado de registro de operações de câmbio a partir de outubro, para operações entre instituições autorizadas e seus clientes (mercado primário), simplificando a estrutura do mercado de câmbio brasileiro. O novo sistema moderniza a tecnologia dos sistemas informatizados que registram essas operações, com a adoção de um modelo de envio de dados semelhante ao já utilizado no Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB). A mudança resultará em uma redução de até 71% nos custos de ressarcimento ao Sisbacen (Sistema de Informações do Banco Central).
Além das mudanças tecnológicas, haverá simplificação nos contratos de câmbio, com a eliminação de informações que hoje são consideradas desnecessárias. No lugar dos atuais oito modelos de formulário utilizados no mercado primário, será estabelecido um modelo único, no qual haverá uma indicação simples da operação - compra ou venda, conforme o caso. Para dar maior capilaridade ao sistema, as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio passarão a ter autonomia para escolher diversas agências que poderão comprar e vender moeda estrangeira e fazer o respectivo registro no sistema, podendo, inclusive, escolher mais de uma por praça. O sistema atual limita, para fins de registro, a uma única dependência por praça, que concentra todos os registros e responsabilidades daquela praça.
O sistema de câmbio conta hoje com 175 instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio, registra diariamente 21 mil operações, envolvendo 54 mil eventos, com giro diário de US$ 5,6 bilhões nas operações com clientes e de US$ 7,4 bilhões nas transações entre instituições bancárias. Sobre o assunto, o BC divulgou a Circular 3.545/11, alterando o Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI), e a Circular 3.546/11, estabelecendo novas regras para o ressarcimento dos custos do Sisbacen.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

GOVERNO FALA EM MEDIDAS PARA O CÂMBIO E DÓLAR SOBE

Sempre que o real renova recordes de baixa, a história se repete. Ontem, não foi diferente. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a afirmar que a valorização da moeda brasileira preocupa e deu a entender que o governo adotará novas medidas para tentar conter a queda do dólar no País. Nos últimos dias, a cotação chegou ao menor nível desde janeiro de 1999.
Ao menos em um primeiro momento, as palavras de Mantega funcionaram. O dólar interrompeu seis dias seguidos de perdas e subiu 0,77%, para R$ 1,565. No acumulado do ano, a moeda americana acumula desvalorização de 5,95%. Analistas avisam, porém, que a tendência para a taxa de câmbio é, na melhor hipótese (aos olhos do governo), de estabilidade perto dos valores atuais.
A médio e longo prazo, dizem, os fundamentos da economia brasileira justificam uma taxa de câmbio mais valorizada. "Não há economia forte com moeda fraca", sintetizou Nathan Blanche, sócio da Tendências Consultoria. Além disso, ontem mesmo houve quem lembrasse que a moeda americana ganhou terreno em todo o mundo.
Afinal, a agência de classificação de risco de crédito Moody"s reduziu novamente a nota de Portugal. Na prática, indicou que os títulos da dívida portuguesa são muito arriscados. Nesse ambiente de incertezas, investidores buscam proteger-se e o dólar se torna o refúgio preferido. Em resumo, o palavrório de Mantega teve algum efeito na taxa de câmbio ontem, mas limitado.
O ministro, aliás, voltou a ser destaque no jornal britânico Financial Times. Mantega afirmou ao diário que a "guerra cambial" ainda não acabou. Ele refere-se às medidas que os países desenvolvidos têm adotado para tentar sair da crise.
Essas medidas resultam em uma enxurrada de recursos no mercado financeiro global. Os investidores buscam aplicar essa dinheirama, claro, em opções de investimento mais rentáveis e confiáveis. E essas estão hoje nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Ao FT, Mantega reforçou que o governo prepara novas medidas para conter a alta do real, que, segundo ele, é negativa para o setor produtivo nacional - pois aumenta as importações e reduz as exportações.
A grande questão é o que fazer diante de tanta pressão pró real. Blanche observa, entre outras coisas, que (1) as commodities exportadas pelo Brasil vêm se valorizando (o que traz mais dólares para cá), (2) o País precisa de investimentos externos para crescer e (3) os investidores globais buscam boas opções de rentabilidade. Nas contas dele, a alta do real não é fruto de especulação, como acredita boa parte da área econômica do governo.
O presidente do Grupo Fitta, André Nunes, avalia que há, sim, uma razão especulativa: a diferença entre os juros no Brasil (os mais altos do mundo) e o restante do planeta. "O governo precisa agir para diminuir essa taxa e, com isso, atrair menos capitais para cá", afirmou.

(Fonte : Jornal O Estado de S. Paulo)

CNTUR E ABRESI REALIZAM FORUM DO TURISMO NACIONAL DURANTE SALÃO DO TURISMO


A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) e a Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo (Abresi) realizarão o Forum CNTur do Turismo Nacional – Parceria e Convergência, durante o VI Salão do Turismo do Ministério do Turismo, no dia 14 de julho, das 10h às 13h.
O encontro vai reunir lideranças das entidades civis e sindicais e do trade turístico nacional e será aberto com palestra da Secretária Nacional de Políticas do Turismo, Ana Izabel de Oliveira. Contará ainda com a presença do Secretário Nacional de Programa de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins da Silva Filho.
É preciso confirmar presença pelo telefone (61) 3364 5480 / 5482 ou pelo e-mail cntur.brasilia@cntur.com.br .

(Fonte : Mercado & Eventos)

ENTIDADES APOIAM FISCALIZAÇÃO DE COPA E OLIMPÍADA

Foi instalada na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, em Brasília, a Subcomissão Temporária da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. O objetivo é o acompanhamento, a avaliação e a fiscalização das ações empreendidas para a realização dos grandes eventos.
A Subcomissão será presidida pela senadora Lídice da Mata e tem o apoio de entidade como Abav, ABIH, Fohb, Braztoa, Fenactur, CBCVB, CNTur, Abrasel e Sindhobar.

(Fonte : Panrotas)

A PARTIR DE AGOSTO, HOTÉIS FARÃO O REGISTRO DOS HÓSPEDES EM TEMPO REAL, VIA INTERNET


A fim de facilitar a vida dos turistas no Brasil e, também, produzir dados que ajudem na elaboração de políticas públicas mais eficientes para o setor de turismo, o governo federal vai regulamentar, em agosto, o lançamento em tempo real (online) do registro de entrada de hóspedes (check in) nos hotéis brasileiros, via internet.
A informação foi dada ontem (5) pelo chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Bento Afonso dos Santos, no 2º Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014, que ocorre em Brasília. Santos explicou que a portaria que será publicada pelo governo está no âmbito do novo Sistema Brasileiro de Hospedagem (nome provisório), que está sendo criado. "A portaria regulamentará o uso da Ficha Nacional de Registro de Hospedes, que já foi instituída por decreto", explicou Santos.
“Com esse novo sistema, substituiremos a ficha que preenchemos na chegada ao hotel. Feito de forma online, esse procedimento nos dará uma visão exata de quantos turistas visitam o país e para onde eles vão”, disse Santos ao enumerar algumas medidas planejadas pelo governo para a Copa de 2014.
Recentemente, foi instituído o Sistema Brasileiro de Classificação de Hospedagem, selo que classifica por meio estrelas, a qualidade dos hotéis e resorts brasileiros. A lista dessas hospedagens já está disponível na página do ministério na internet.
Santos explicou que a Lei Geral do Turismo, criada em 2008, foi regulamentada em dezembro do ano passado. "Agora, as portarias que estamos publicando estão, paliativamente, regulamentando o decreto que desdobra a Lei Geral."
A nova portaria permitirá três alternativas de uso da Ficha Nacional de Registro de Hospedes. "Forneceremos gratuitamente [aos hotéis] um site para fazer os registros. Para as grandes cadeias, que já contam com sistema próprio, bastará se adequar à nova ficha. E para as localidades mais remotas e sem internet, bastará nos enviar uma cópia da ficha pelos Correios", disse ele à Agência Brasil.
O chefe de gabinete do ministro Pedro Novais disse, ainda, que a pasta ficará encarregada da sinalização de alguns pontos turisticos, próximos aos locais onde os eventos esportivos ocorrerão, com informações sobre cidades próximas que podem ser visitadas. A intenção é despertar o interesse dos visitantes em conhecer outras localidades, além das cidades que receberão os jogos de futebol. “Dessa forma, pretendemos melhorar a movimentação turística no país”.
Também é atribuição do ministério treinar parte da mão de obra que estará em contato com os turistas. "Até o momento, já foram capacitadas 80 mil pessoas para trabalhar na recepção de aeroportos e hotéis e como taxistas e camareiros”, disse Santos. Segundo ele, entre os cursos oferecidos estão os de inglês e espanhol.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias / imagem divulgação)

MAIO: TRÁFEGO TOTAL DE PASSAGEIROS CRESCEU 5,8% E O INTERNACIONAL 8,1%

A IATA divulgou as estatísticas de tráfego relativas ao mês de maio que mostram, para o mercado total, uma elevação de 5,8% na oferta, um aumento de 6,8% no tráfego e, consequentemente, um aumento na taxa de ocupação para 77,1% - os resultados são em comparação a maio de 2010. Globalmente, nas operações domésticas, a capacidade subiu 2,0%, a demanda aumentou 4,8% e a ocupação elevou-se para 79,4%. No transporte aéreo internacional, a oferta foi aumentada 8,1%, a demanda cresceu 8,0% e a taxa média de ocupação teve uma queda marginal para 75,8%. No setor de carga, todos os indicadores foram negativos em termos de aproveitamento: no setor doméstico, a oferta teve redução de 0,1% e a demanda caiu 2,3%. No setor internacional, a capacidade aumentou 3,6%, mas a demanda caiu 4,3%. No mercado total de cargas, a oferta aumentou 2,8% e a demanda caiu 4,0%.
No período acumulado dos primeiros cinco meses do ano, só o setor doméstico apresenta performance positiva. No mercado total de passageiros, a oferta registra elevação de 7,4% para um aumento de 6,8% no tráfego e uma queda para 76,1% na ocupação. No setor doméstico, a capacidade aumentou 2,8% e a demanda subiu 4,2%, elevando para 77,6% a taxa média de ocupação. No setor internacional, a capacidade aumentou 10,2%, o tráfego cresceu 8,4% e a ocupação caiu para 75,2%. No mercado de carga houve aumento geral de oferta (doméstica = +1,3%; internacional = +8,5%; e total = +6,8%) e aumento muito inferior de demanda no setor internacional (+2,6%) e total (+2,0%). Já no setor doméstico, houve queda de 2,1% na demanda pelo transporte de carga.
Em maio, as companhias aéreas africanas registraram aumento de 1,1% no tráfego e de 2,2 pontos percentuais (pp) na taxa de ocupação. Na Ásia-Pacífico o tráfego continua retraído pelos eventos no Japão: a capacidade aumentou 5,0%, o tráfego aumentou 4,7% e a ocupação caiu ligeiramente, para 73,4%. No Oriente Médio o tráfego internacional aumentou 7,8%, abaixo da expansão de 9,6% na capacidade, levando a uma queda da ocupação para 70,8%. Já a Europa apresentou crescimento acima da média mundial (8,0%): apesar de um aumento de 10,6% na oferta, a demanda elevou-se 10,9% (abaixo apenas da América Latina), elevando a taxa média de ocupação para 77,7%. As companhias aéreas da América do Norte registraram aumento de 5,5% na oferta e de 4,5% no tráfego, resultando em uma ocupação média de 81,8%, ainda assim a mais alta entre todas as regiões.
Segundo a IATA, em maio as companhias aéreas da América Latina registraram o maior crescimento de tráfego (+21,3%) em relação a maio de 2010 e também o maior aumento de oferta (+152%). Em decorrência, a taxa média de ocupação aumentou significativamente para 76,0%. A entidade global também destaca o mercado doméstico brasileiro, que registrou aumento de 21,6% em maio - o mais alto do mundo (China = +10,4%; Índia = +13,8%; EUA = +4,0%; Japão = -29,9%; etc).
Segundo a IATA, o mercado brasileiro “continua volátil” e em maio aumentou 7,2% sua capacidade, levando a um load factor de 65,7%. A volatilidade estaria evidente com uma ocupação tão baixa e uma demanda tão elevada em relação à oferta.

(Fonte : Business Travel Magazine)

AEROPORTOS NÃO FICARÃO PRONTOS

O governo já admite que aeroportos das cidades sede da Copa do Mundo de 2014 não ficarão prontos em tempo para o evento. Ontem, o assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, afirmou que o terminal de São Gonçalo do Amarante, a ser construído na região metropolitana de Natal (RN), não atenderá turistas e torcedores. Segundo ele, a própria Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estima que a obra será concluída em agosto de 2014, um mês após o fim do Mundial.
A pista do aeroporto potiguar, que está sendo concedido integralmente à iniciativa privada, só deve estar concluída em outubro de 2013. Mas a Infraero não tem informações sobre o restante do projeto, de responsabilidade da concessionária, para que o terminal entre em funcionamento. Gomyde garantiu, contudo, que o atraso na obra não impedirá que Natal seja sede da Copa. E acrescenta que a estatal responsável pela gestão dos aeroportos brasileiros tem um "plano B": a reforma do atual Aeroporto Augusto Severo, de Natal.
O assessor especial disse que mesmo com o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), que flexibiliza a Lei das Licitações para obras dos eventos esportivos, não vai acelerar a obra de São Gonçalo do Amarante. O dispositivo foi recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados e está no Senado. O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, Jonas Donizette (PSB-SP), que tem acompanhado o andamento dos projetos para a Copa, também acredita que a reforma do atual aeroporto de Natal será suficiente para atender aos passageiros durante o Mundial.
Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em abril revelou que nove dos 13 aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014 não ficarão prontos em tempo. E mesmo que as obras fossem realizadas, 10 aeroportos também não conseguirão atender ao atual crescimento do movimento nos terminais. Para realizar o estudo, os pesquisadores do Ipea levaram em conta os prazos médios no Brasil para a elaboração de projetos, emissão de licenças ambientais, processos licitatórios e obras civis.
Vários integrantes do governo criticaram os resultados. A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, reagiu à época, dizendo que tinha "confiança" de que o país não vai "passar vergonha" com os aeroportos na Copa de 2014. "Como sempre, o Brasil vai fazer bonito", acrescentou.

(Fonte : Jornal Correio Braziliense)

AVIANCA-TACA PLANEJA INTEGRAR OPERAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

A intenção de compra de 51 aeronaves da Airbus, anunciada no fim do mês passado pela Avianca-Taca, integra um plano de médio e longo prazo do grupo latino-americano, pois as entregas deverão ser concentradas entre 2014 e 2018. O objetivo é aumentar o número de voos nas localidades onde opera para fortalecer e integrar suas quatro bases na região: Bogotá (Colômbia), San Salvador (El Salvador), San José (Costa Rica) e Lima (Peru).O memorando de entendimentos para o pedido firme de 51 aviões da família A320 (em média 180 lugares), sendo 33 do novo modelo neo (gasta menos combustível), equivale a um investimento de US$ 4,5 bilhões, considerando preços de lista. Esse valor é apenas uma referência, já que cada empresa aérea negocia os valores das aeronaves de acordo com a quantidade e com o tipo de leasing (se permite ou não a compra no final do prazo do contrato).
Membro do conselho de administração da Avianca-Taca, José Efromovich também preside a Avianca Brasil e diz que o financiamento para a compra dos aviões será obtido com agências de fomento na Europa, conhecidas como Export Credit Agency (ECA).
Essas instituições podem ser privadas, governamentais ou um misto das duas modalidades. Elas financiam exportações de empresas europeias. Neste caso, financiaria a venda de aeronaves da Airbus. "Como esses aviões integrarão a frota daqui cinco anos, eles também vão substituir as primeiras aeronaves, que chegaram cinco anos atrás", diz Efromovich, que não soube estimar a proporção de aviões que será usada para renovação e os que representarão um aumento líquido de frota.
A Avianca-Taca faz 256 voos diários para cerca de 100 destinos nas Américas mais Europa, com 128 aviões. Os dados são de 30 de setembro de 2010 e fazem parte de um prospecto enviado pela empresa à Bolsa de Valores de Bogotá. Há três meses, a companhia fez uma oferta pública inicial de ações (IPO) que levantou US$ 250 milhões, com a vende de 7% de seus papéis.
Na primeira divulgação de resultados após o IPO, a Avianca-Taca divulgou lucro líquido de US$ 25,5 milhões no primeiro trimestre de 2011, um crescimento de 16% diante dos US$ 21,9 milhões do mesmo período do ano passado, quando o faturamento ficou na casa dos US$ 3 bilhões.
O plano de expansão de 51 aviões da Avianca-Taca não incluem a Avianca Brasil. A Avianca Taca é controlada pelo grupo Synergy, do empresário German Efromovich, com 59,47% de suas ações. A Kingsland Holding Limited, de El Salvador e acionista da Taca, tem 28,56% do capital. Outros acionistas ficam com 11,97% restantes.
Embora a Avianca Brasil também seja de propriedade do Synergy, ela não faz parte do guarda-chuva da Avianca-Taca. A razão social da operação brasileira é Oceanair, que usa o nome Avianca por meio de um acordo de uso de direito da marca não onerosos, sem pagamento de royalties. Efromovich diz que a tendência é a de a Avianca Brasil integrar o grupo Avianca, mas ainda não há uma data definida para que isso aconteça.
Está sendo analisado um pedido adicional para 50 opções de compra de aeronaves, que também podem ser da Airbus, o que elevaria o investimento do grupo para US$ 7 bilhões. Está em estudo se parte dessa frota seria destinada para a Avianca Brasil, que tem uma encomenda de modelos A318, para 120 passageiros, que serão entregues até 2013.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

SENADO REGULAMENTA A PROFISSÃO DE ‘SOMMELIER’


A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (6), em decisão terminativa, a regulamentação do exercício da profissão de sommelier.
O PLC 17/11 define sommelier como o profissional que “executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados e enotecas e em comissariaria de companhias aéreas e marítimas”. O projeto vai a sanção.
O autor do projeto (nº 4.495/2008 na origem), deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), incluiu ainda artigo para deixar claro que somente podem exercer a profissão os portadores de certificado de habilitação em cursos ministrados por instituições oficiais públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, ou aquele que, à data da promulgação da lei, esteja exercendo efetivamente a profissão há mais de três anos.
Segundo o parlamentar pelo Rio de Janeiro, a regulamentação da profissão melhora a imagem das indústrias vinícola e turística.
Em seu voto favorável ao projeto, o relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirma que os sommeliers vêm alcançando o reconhecimento de sua especialização, “dada a competente formação técnica a que se submetem e o respeito que angariam de seus empregadores ou contratadores”.

(Fonte : Ag. Senado de Notícias)

WEBJET LANÇA NOVAS CATEGORIAS DE TARIFAS COM FLEXIBILIDADE E MENOR PREÇO

A Webjet Linhas Aéreas Econômicas lançou três novas categorias de tarifas, com o objetivo de oferecer sempre o melhor preço para seus clientes. Na hora da compra do bilhete, o passageiro pode optar pelas tarifas Super Promo, Econômica ou Livre - cada uma delas com características que se encaixam nas necessidades imediatas do passageiro. O cliente que optar pela “Super Promo” terá a melhor oferta de preço para o trecho escolhido, uma vez que todas as taxas adicionais estão excluídas no preço final. Assim, o usuário “Super Promo” que precisar remarcar a data de embarque, solicitar reembolso ou quiser reservar assento terá de pagar taxas adicionais.
A tarifa “Econômica” é a mais indicada para aqueles que programam a viagem, pois apresenta o menor preço para quem compra o bilhete aéreo com antecedência. Nesta modalidade, nenhuma taxa é cobrada a mais em caso de cancelamento da passagem. Já a tarifa “Livre” possibilita que o cliente pague um preço final para ter acesso, sem custo adicional, a todos os outros serviços oferecidos pela companhia aérea - remarcação de passagem, solicitação de reembolso e reserva de assento. Mesmo tendo um valor acima das duas outras tarifas da Webjet, a “Livre” é cerca de 30% mais em conta do que as tarifas da concorrência.

Mais informações: http://www.webjet.com.br/  

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)