quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

LISBOA SERÁ DESTAQUE NA BTL 2010


A 22ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que ocorrerá entre os próximos dias 13 e 17, terá a cidade de Lisboa como destaque do evento, que participa pela primeira vez como destino convidado.
A participação da cidade no evento será uma oportunidade de apresentar a oferta turística da Grande Lisboa, composta por Lisboa, Costa do Estoril, Mafra, Oeiras e Sintra.
A BTL, que já atingiu mais de duas décadas, acontecerá durante a Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, em uma área expositiva de 30.000 metros quadrados, dedicada às novidades do segmento de turismo.
Entre as iniciativas programadas para esta edição, a novidade fica por conta do destaque ao mercado turístico relacionado à saúde e bem-estar. Os produtos e as propostas do segmento serão apresentados na área BTL Termal & Spa’s, situado no pavilhão 2.
Os organizadores da feira esperam um aumento no número de participantes. No ano passado, o evento foi realizado no período de crise econômica internacional e registrou mais de 71 mil visitantes, mais de 900 expositores e mais de 40 destinos internacionais presentes. Até o momento, o programa de Hosted Buyers (compradores estrangeiros) já conta com 110 inscritos.


(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo / 07/01/2010)

Ministerio do Turismo | Viaje Legal

Ministerio do Turismo Viaje Legal

MARCA BRASIL FIRMA PARCERIA COM EMPRESAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL


O Instituto Marca Brasil (IMB), o Instituto Hospitalidade (IH) e a Fundação Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável (FTPDS) acabam de firmar aliança estratégica para trabalho conjunto.
O objetivo é a unir os acervos técnicos e as competências de cada entidade, com ações voltadas para colaborar com uma sociedade mais dinâmica e pró-ativa no Brasil, apoiar projetos que tem como intuito gerar renda, qualificação profissional e desenvolvimento de comunidades do País por meio do turismo de qualidade que promove a sustentabilidade.
Para o presidente do Marca Brasil, José Zuquim, a aliança vem ao encontro do conceito que norteia o trabalho da entidade. “Nosso objetivo é atuar junto a empresas privadas e órgãos públicos na geração do reconhecimento e da valorização do potencial turístico, cultural e econômico do Brasil. Para isso, é preciso aliar desenvolvimento com ações concretas para a preservação do meio ambiente e das comunidades tradicionais, enxergando o ser humano como elemento essencial no desenvolvimento do turismo, integrando o homem com o ambiente natural em que está inserido. A união com o IH e a FTPDS contribuirá para o cumprimento dessa missão”, avalia.
O idealizador do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável e do Instituto de Hospitalidade, Sergio Foguel, destaca o significado desta aliança estratégica: “o País está de parabéns, bem como o setor de turismo, não só pela continuidade das ações em prol da causa do Turismo de Qualidade, que promove sustentabilidade, mas também pelo potencial de ampliação dos benefícios para a sociedade brasileira gerados pelas três entidades. Por exemplo, 4 mil jovens de famílias de baixíssima renda, em 10 cidades brasileiras, já participaram do "Trilha Jovem", com inserção sócio-profissional. O potencial de crescimento é entusiasmante.”


(Fonte : Brasilturis Jornal / 07/01/2010)

SIMPLES NACIONAL DEVE TER ADESÃO DE 100 MIL EMPRESAS ATÉ O FINAL DO MÊS, ESTIMA COMITÊ GESTOR

Cerca de 100 mil micro e pequenas empresas devem aderir ao Simples Nacional até o final do mês, informou o secretário executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago. O número é mais de três vezes superior à quantidade de empresas que optaram pelo agendamento da inclusão no regime especial no final de 2009.
Em novembro e dezembro, a Receita Federal ofereceu uma ferramenta que permitia o agendamento do pedido de adesão pela internet. O prazo acabou em 30 de dezembro e as empresas que fizeram o pedido e estavam com os tributos em dia foram automaticamente incluídas no Simples Nacional em 1º de janeiro.
O agendamento, no entanto, não pôde ser feito por empresas que apresentavam pendências com o Fisco ou estavam em início de atividade. Nesse caso, as empresas devem pedir a adesão ao Simples Nacional neste mês.
Segundo Santiago, o número de 100 mil empresas que devem migrar para o regime especial é pequeno diante do total de contribuintes que já estão incluídos no programa. “Em termos de número, a expectativa não é muito significativa até porque a maioria das micro e pequenas empresas em atividade já estão no regime simplificado”, afirmou. Atualmente, cerca de 3 milhões de empresas fazem parte do programa.
Diferentemente do ano passado, as empresas que migrarem para o Simples Nacional não poderão parcelar as dívidas com a Receita. Em 2009, as empresas que entraram no programa puderam quitar os débitos com o Fisco em até 100 vezes.
“O parcelamento precisa ser autorizado pelo Congresso Nacional e foi aplicado apenas em duas ocasiões. A primeira vez foi em julho de 2007, quando o Simples Nacional foi lançado. A outra foi em janeiro de 2009, quando novos setores foram incluídos no regime”, explicou Santiago.
O Simples Nacional é um regime simplificado de pagamento de tributos que beneficia empresas com um faturamento anual de até R$ 2,4 milhões. O sistema unifica o recolhimento de seis tributos federais, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), destinado aos estados, e o Imposto sobre Serviços (ISS), que é municipal. O prazo para pedir a adesão termina no dia 29.

ADESÃO AO SIMPLES NACIONAL VAI ATÉ O FIM DESTE MÊS

Os micro e pequenos empresários têm até o fim de janeiro para aderir ao Simples Nacional. O prazo, divulgado pelo Comitê Gestor do programa, começou segunda-feira (4) e vai até 29 de janeiro.
O programa unifica o recolhimento de oito tributos para as micro e pequenas empresas. O sistema simplificado de arrecadação abrange seis tributos federais, mais o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), destinado aos estados, e o Imposto sobre Serviços (ISS), que é municipal.
(Fonte : Ag. Brasil de Notícias / 07/01/2010)

FOI SANCIONADA A RECIPROCIDADE NA UTILIZAÇÃO DE VISTOS DE ENTRADA NO BRASIL

Foi sancionada pelo vice-presidente José Alencar, a alteração no Estatuto do Estrangeiro (lei 6.815/80) que institui a reciprocidade no prazo de utilização dos vistos de entrada e permanência de estrangeiros no Brasil. A nova regra é originária de projeto elaborado pelo Senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), aprovado em outubro deste ano, e vai facilitar, por exemplo, a vinda de norte-americanos para o País. Atualmente, os vistos emitidos pelos Estados Unidos, assim como os brasileiros, têm validade de 5 anos. Mas a entrada naquele país pode ocorrer a qualquer tempo deste prazo, enquanto um norte-americano tem apenas 90 dias utilizar o visto do Brasil. Com a vigência do texto sancionado, essa situação deixa de existir.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews / 07/01/10)

PEC DÁ IMUNIDADE TRIBUTÁRIA A INSTITUIÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 401/09, do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que concede imunidade tributária a instituições culturais e desportivas sem fins lucrativos.
O texto constitucional, de acordo com Berzoini, obriga o Estado a garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais. Da mesma forma, estabelece que o Poder Público deve fomentar as práticas esportivas.
O deputado argumenta, no entanto, que "é inegável" a insuficiência de recursos públicos para garantir o pleno cumprimento da Constituição. "Por esse motivo, o auxílio de entidades privadas, que colaboram com a administração pública, é indispensável", afirma. Ele acredita que a medida proposta facilitará o trabalho dessas instituições.

Tramitação

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania analisará a admissibilidade da PEC. Caso seja aprovada, a proposta será analisada por uma comissão especial, antes de ser votada em dois turnos pelo Plenário.

(Fonte : Agência Câmara de Notícias / 07/01/10)