segunda-feira, 20 de agosto de 2012

AÉREAS QUEREM PPPS NOS AEROPORTOS


As companhias aéreas esperam que o pacote de investimentos em aeroportos que será anunciado pelo governo seja feito por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), e não concessões. Elas acreditam que, assim, as tarifas aeroportuárias podem ser menores. Na PPP, a participação do governo no projeto é maior.
"Isso provavelmente faria com que as tarifas aeroportuárias cobradas fossem mais baixas do que nos aeroportos repassados ao setor privado por meio de concessão", afirmou à Agência Estado o presidente de uma companhia aérea, que preferiu não se identificar. "O setor torce para que o governo escolha o modelo de PPPs."
No anúncio de ferrovias e rodovias feito esta semana, o governo definiu que os projetos rodoviários seguirão o modelo de concessão e o vencedor será o concorrente que se dispor a cobrar o menor pedágio. Para garantir o cumprimento dos investimentos estipulados, só permitirá o início da cobrança da tarifa após a aplicação de pelo menos 10% dos recursos.
No setor ferroviário, porém, a escolha foi pelas PPPs. O setor privado construirá cerca de 10 mil quilômetros de ferrovias e fará sua manutenção. Para que o investidor não corra riscos de demanda, o governo, por meio da Valec, comprará toda a capacidade dessa malha e a revenderá a usuários interessados.
O grande ágio pago nos leilões em fevereiro, que chegou a 673% no caso do aeroporto de Campinas, em São Paulo, faz as companhias aéreas temerem que, ao longo das concessões, que variam entre 20 e 30 anos, os vencedores, com dificuldade de obter os retornos esperados, acabem pressionando o governo a reajustar fortemente as tarifas. Na opinião desse executivo, a parceria público-privada também seria mais interessante para o governo, pois poderia deixar a Infraero com a maioria da participação acionária nos aeroportos.
A primeira PPP do País foi feita em 2005, entre o governo do Estado de São Paulo e o Grupo CCR, para a operação e manutenção da Linha 4 Amarela na capital paulista. Ao longo de 30 anos de operação, a empresa investirá mais de R$ 2 bilhões na linha em equipamentos, trens e sistemas. "Esse seria um bom modelo para os aeroportos", diz o executivo.

Modelo alternativo

A presidente Dilma Rousseff solicitou à Secretaria de Aviação Civil (SAC) um modelo alternativo com regras mais rígidas para as novas concessões de aeroportos, como de Confins, em Belo Horizonte, e Galeão, no Rio. O novo modelo em discussão torna majoritária a participação da Infraero e estimula as PPPs. Ele ainda não foi aprovado pela presidente porque persistem as dúvidas quanto ao papel da estatal na nova rodada de concessões.
"O problema é que temos mais dúvidas do que certezas", admitiu um assessor. Nos aeroportos já licitados - Guarulhos, Viracopos e Brasília - a participação da estatal foi de 49%, com o compromisso de que não interferiria no processo, sendo apenas uma parceira.
Dilma não desistiu de fazer as novas concessões, mas quer garantias para a realização dos investimentos. Quando as regras forem aprovadas, o que deve ocorrer até o fim do mês, também será anunciado o Plano de Aviação Regional para aumentar o trânsito aéreo da população e de cargas entre Estados vizinhos. É também mais uma frente de investimentos para desobstruir a infraestrutura do País e revitalizar as operadoras regionais. A ideia é utilizar os recursos do Fundo de Aviação Civil para dinamizar as obras.
As críticas da presidente às regras dos leilões já realizados são conhecidas. Ela teme pela administração desses aeroportos e tem dúvidas quanto à experiência dos consórcios vencedores, que se associaram a empresas da África do Sul, Argentina e França. Dilma pediu à SAC que fizesse alguns ajustes para deixar de fora operadoras de aeroportos pequenos. Os ajustes foram feitos. Um deles prevê elevar o piso do número de passageiros que transitam por ano. No modelo anterior, esse corte se deu em 5 milhões de passageiros por ano. A proposta "ficou de lado" e Dilma pediu o modelo alternativo.
A alternativa é o fortalecimento da Infraero. A estatal seria majoritária no projeto, e foi essa ideia que gerou insegurança e muitas dúvidas. Como se definir o aporte dos recursos privados? Será que as empresas têm interesse em formar parceria com a Infraero sendo majoritária no comando dos aeroportos? Na defesa do novo modelo entram argumentos como o de que, além de considerar a expertise da estatal, os investimentos seriam acelerados. A administração seria feita a quatro mãos com empresas privadas, por meio de PPPs.
Os técnicos defendem o modelo que deu início ao repasse da operação e administração dos aeroportos para o setor privado, em fevereiro. Eles têm acompanhado as operações dos consórcios vencedores e garantem que estão ocorrendo avanços, não só na esfera administrativa como na descrição das obras necessárias à modernização e na eficiência dos aeroportos.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo / imagem divulgação)

DIÁRIA MÉDIA DOS RESORTS CRESCEU 11% EM 2011


O presidente da Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil), Dílson Jatahy, e o diretor da Jones Lang LaSalle Hotels, Ricardo Mader Rodrigues, divulgaram os números preliminares da pesquisa do setor referente ao ano de 2011. Segundo Jatahy, a parceria com a empresa especializada é muito importante para os resorts. “Temos uma visão real do setor. Os resorts são a porta de entrada do turismo o país”, disse.
Rodrigues falou sobre a expertise da sua empresa no levantamento e na análise dos dados coletados. “Nossa empresa criou há vários anos uma divisão exclusiva para trabalhar o setor de hotelaria. Trata-se de um setor muito dinâmico e complexo e por isso precisa de muita informação. Há 20 anos publicamos o relatório “Hotelaria em Números” e há dois anos nos aproximamos da Resorts Brasil e estamos muito satisfeitos. A pesquisa de 2011 ainda está em fase de análise dos dados colhidos e em meados de setembro estaremos divulgando”, informou.
Segundo Rodrigues, há 103 resorts atualmente no Brasil, sendo que 42 deles não integram nenhuma rede. Entre eles 35 pertencem a empresas nacionais e 36 internacionais. Deles, 67 estão em praias e 36 no interior. “Verificamos que a hotelaria urbana teve 69,5% de ocupação e aumento de 17% de crescimento na diária média. Já a ocupação dos resorts em 2011 ficou em 50%, com 9% de crescimento em relação a 2010. A diária média cresceu 11%”, revelou.
O número de turistas enviados aos resorts através das operadoras de turismo também cresceu de 27% para 33% no ano passado. O crescimento também repercutiu no número de funcionários por quarto nos resorts, passando de 1,07 para 1,22.
O crescimento da receita por apartamento também cresceu de R$ 109 mil para R$ 137 mil em 2011.
“As perspectivas futuras são animadoras. O impacto dos grandes eventos será benéfico para o setor que crescerá de maneira significativa. A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos ajudarão no crescimento”, finalizou Dílson Jatahy.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

PEQUENOS TERMINAIS REGIONAIS PODERÃO RECEBER VOOS REGULARES


Para alavancar a aviação regional, o governo federal vai anunciar uma rede de pequenos aeroportos, que receberão investimentos na infraestrutura para receber voos regulares. São terminais localizados em regiões próximas a polos industriais ou que são importantes para o desenvolvimento da atividade turística.
A proposta é ampliar o número de aeroportos regionais em funcionamento, de 130 para 210, e assim elevar a cobertura do serviço de 79% da população brasileira para 94%. A necessidade de investimento nesses terminais supera R$ 500 milhões por ano.
Ainda com foco nos pequenos aeroportos, o governo deve anunciar uma proposta para permitir que o setor privado possa construir e explorar comercialmente terminais que operam a aviação geral (jatinhos). Seria uma forma de desafogar os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, por exemplo, que estão saturados.

(Fonte : Jornal O Globo)

EMPRESAS AÉREAS REDUZEM VOOS PARA O NORDESTE PARA DIMINUIR PREJUÍZOS


A eliminação de voos pelas principais companhias aéreas impactou, principalmente, a região Nordeste. O tráfego de aeronaves nos aeroportos nordestinos caiu 0,53% no primeiro semestre, na comparação com o mesmo período de 2011, segundo levantamento do "Estado" com base em dados dos 56 aeroportos administrados pela Infraero. O movimento de passageiros na região subiu apenas 1,94% no período, o menor crescimento do País.
No Brasil, a demanda por voos continuou a crescer no primeiro semestre deste ano. A Infraero registrou 93 milhões de embarques e desembarques no primeiro semestre, 7,94% a mais do que em 2011. O maior crescimento no volume de passageiros foi na região Sudeste, que já concentra 53% do tráfego do País. Nos seis primeiros meses do ano, o número de embarques e desembarques somou 49,3 milhões, uma expansão de quase 11%. Os aeroportos de Viracopos, Galeão e Confins crescerem, respectivamente, 22%, 21% e 18%.
A maior retração entre as capitais brasileiras ocorreu em Salvador, onde o movimento de aviões caiu 1,28% e, o de passageiros, 6,56%. O tráfego de aeronaves também caiu em outras capitais nordestinas, como Maceió, Natal, João Pessoa e Recife.
"Isso é reflexo da mudança de malha de TAM e Gol", disse o consultor em aviação Nelson Riet. As empresas somam cerca de 75% do mercado doméstico.
Depois de fechar o ano passado com prejuízo, as líderes Gol e TAM passaram a adotar uma postura mais conservadora em 2012. As duas empresas revisaram para baixo seu plano de frota e vão colocar menos passagens à venda no Brasil neste ano. No início do mês, a Gol informou que reduzirá em até 4,5% sua oferta de assentos em 2012. Na TAM, o corte será de até 3%.
As empresas tentam reduzir rotas para conseguir aumentar preços e recuperar sua rentabilidade. Só no segundo trimestre, Gol e TAM registraram prejuízo líquido de R$ 715 milhões e R$ 928 milhões, respectivamente.
"O passageiro que viaja a lazer é mais sensível a preço do que quem viaja a negócios. A redução das rotas considerou isso", disse o diretor do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, Elones Ribeiro.
Mais de 60% das pessoas que viajam de avião no Brasil estão a trabalho, segundo estimativas do vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Leonel Rossi Júnior. Apesar dos cortes de voos no Nordeste, Rossi estima que o mercado de turismo, que é o forte da região, ainda está aquecido. "Existem passageiros, as companhias aéreas é que tinham excesso de voos", diz.
TAM e Gol mantiveram todos os destinos, mas reduziram as frequências em mercados menos maduros para operar as rotas com aeronaves mais cheias. Em Maceió, por exemplo, o tráfego de aeronaves caiu 19% no primeiro trimestre, mas o movimento de passageiros subiu 3,38% no período.
A Gol reduziu neste ano cerca de 130 voos diários. Na apresentação dos resultados do segundo trimestre, a companhia informou que os cortes ocorreram em todas as regiões, mas foram mais intensos no Norte e no Nordeste, onde as frequências caíram 25% e 18%, respectivamente. A rotas do Sudeste foram as menos afetadas - apenas 5% de retração. Procurada pelo Estado, a Gol não se pronunciou.
A TAM confirmou que cortou voos em todas as regiões do País, mas não informou o tamanho da redução por região. A companhia disse, em comunicado ao Estado, que a decisão de cortar uma rota considera a demanda na região, as reformas nas pistas dos aeroportos e o aumento de custos na operação de voos. "Especificamente para a região Nordeste, levamos ainda em conta a sazonalidade característica da região", informou a TAM.

(Fonte : Jornal O Estado de São Paulo / imagem divulgação)

PORTO DO RIO RECEBERÁ R$ 3 BI EM INVESTIMENTOS ATÉ 2016


O Porto do Rio deve crescer até quatro vezes até 2016 e receberá investimentos de RS 3 bilhões, informou nesta segunda-feira o secretário de Desenvolvimento do Rio de Janeiro, Julio Bueno, no lançamento do projeto "Porto do Rio Século XXI". Do total de novos investimentos, RS 1,27 bilhão virão dos governos federal, estadual e municipal. As obras já começaram, com a construção de uma via que liga o porto à Avenida Brasil.
O crescimento do porto será beneficiado por uma mudança tributária no ICMS de importação a partir de janeiro de 2013, que aumentará a competitividade do Porto do Rio em relação a outros do País. O presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, informou que será construído um novo pier, para receber de seis a sete navios, acomodando até 24 mil turistas em 2016. Para a Copa do Mundo, em 2014, parte das obras estará concluída, de forma a receber 10 mil passageiros, elevando a capacidade hoteleira da cidade durante o evento esportivo.
Na parte de cargas, a área também passará por dragagem, para dobrar o calado atual para 14 metros. O secretário de Transportes do Rio, Julio Lopes, acredita que a movimentação de cargas no porto deve crescer mais de 50% a partir do ano que vem

(Fonte : Agência Estado)

APLICATIVO INFRAERO VOOS ONLINE CHEGA ÀS REDES SOCIAIS


A partir desta sexta-feira (17/8) o aplicativo Infraero Voos Online está disponível para os usuários da rede social Facebook, por meio da página Infraero Brasil. Essa nova facilidade oferecida aos usuários chega no momento em que a versão desenvolvida para dispositivos móveis nas plataformas iPhone, Java, Blackberry e Android se aproxima da marca de 500 mil downloads, que deve ser alcançada nos próximos dias.
O Voos Online permite a consulta a horários e informações sobre voos em 55 aeroportos brasileiros. A ferramenta possibilita ainda a marcação de voos como favoritos, agilizando a busca. Na versão mobile, o usuário pode checar a distância do ponto em que estão até o aeroporto e conferir a previsão do tempo na cidade, além de ter fácil acesso ao Guia do Passageiro, publicação que esclarece as dúvidas mais comuns de quem está embarcando, traz as responsabilidades dos entes do setor aéreo e fornece dicas desde a compra da passagem até o desembarque. O Voos Online para dispositivos móveis também está disponível nas línguas inglesa e espanhola.
Para a gerente de Publicidade da Infraero, Cibele Nunes, o aplicativo para Facebook é mais uma ferramenta para que passageiros e usuários tenham acesso a informações importantes antes mesmo de chegarem ao aeroporto. “O Voos Online evoluiu da nossa página na internet para diversas plataformas, como o iPhone e o Android, e chega agora às redes sociais, cumprindo o papel de aproximar o usuário da informação que ele precisa”, afirmou.

Infraero Brasil

A página oficial da Infraero no Facebook também lançou o Viajante Expert, um jogo em que os usuários podem descobrir qual é o perfil de viajante em que se encaixam. A página também conta com aplicativos como o Guia do Passageiro e Informações Úteis, com os contatos de companhias áreas, órgãos públicos e aeroportos. O usuário também pode participar da Janela Infraero, mural que permite o envio de fotos tiradas em algum aeroporto da rede Infraero pelo utilitário Instagram.

(Fonte : Infraero)

URUGUAI LANÇA CAMPANHA PARA ATRAIR TURISTAS BRASILEIROS


As autoridades uruguaias iniciaram uma "campanha agressiva" para atrair turistas brasileiros de alto poder aquisitivo, informou neste domingo a imprensa local.
A Intendência Municipal de Maldonado, departamento onde se encontra Punta del Este, o principal destino turístico do país, "organizou uma campanha agressiva" para "atrair o turista brasileiro", disse o Secretário de Turismo uruguaio, Horacio Díaz.
Os brasileiros que residem em grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre "querem se movimentar com liberdade em suas férias" e Punta del Este "oferece essa possibilidade", acrescentou.
Díaz participou na semana passada de um evento turístico em Curitiba, no qual demonstrou as atrações que o balneário oferece para visitantes de alto poder aquisitivo.
O encontro foi organizado por empresários e investidores brasileiros que têm negócios no Uruguai relacionados ao turismo.
Segundo números oficiais, 58% dos três milhões de turistas que ingressaram no ano passado no Uruguai eram argentinos, e 14%, brasileiros.
Com a proximidade da alta temporada (dezembro-março), as autoridades do Ministério do Turismo e da Intendência de Maldonado estudam planos especiais para fortalecer a economia local, abalada pelas medidas do governo argentino que dificultaram a saída de dólares do país.
As medidas interromperam nos últimos meses vários projetos imobiliários de argentinos no Uruguai e foi registrada uma queda na compra e aluguel de casas em Punta del Leste.
Autoridades e empresários do setor analisam como incentivar a chegada de turistas argentinos ao país nos próximos meses.

(Fonte : EFE / imagem divulgação)

MAIS LINHAS AÉREAS RECEBE CONCESSÃO DA ANAC


Depois de dois anos de um longo processo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu pelo prazo de dez anos, renováveis pelo mesmo período, concessão para que a Mais Linhas Aéreas opere transporte de passageiros e cargas. A partir desta liberação, a Mais está autorizada a fazer fretamentos por todo o País.
“Este é o primeiro passo para operarmos linhas regulares, mas já podemos fazer fretamentos. Nos primeiros três meses, respeitando as leis do Brasil, com voos para dentro do território nacional e depois podemos voar para outros países”, explica a diretora Comercial da companhia, Rosele Fernandes.
A empresa conta atualmente com duas aeronaves Focker 100, que estão no Centro Tecnológico da Tam (SP) passando por revisão. Quando retornarem, já estarão aptas a atender a demanda da mais recente companhia aérea: “Já temos alguns fretamentos em vista”, adianta Rosele. O primeiro voo da empresa deve acontecer já no próximo mês.
Para operar voos regulares, a Mais Linhas Aéreas terá que esperar um pouco mais. Segundo explicou a diretora ao portal Panrotas, o próximo passo será definir as rotas que a novata quer operar e solicitar autorização à Anac. “Estamos tentando escolher uma malha que não esteja sobrecarregada, mas que tenha necessidade de voo. Neste primeiro momento não queremos concorrer com as grandes empresas”, afirmou Rosele.

(Fonte : Panrotas)

BRASIL É MAIOR CONSUMIDOR DE PASSAGENS DE TREM DA RAIL EUROPE NA AMÉRICA DO SUL


A Rail Europe 4A, responsável pela distribuição e venda de tickets e passagens de trens em destinos europeus para mais de 45 países na Ásia, Austrália e Nova Zelândia, África e América do Sul, registrou 20% de crescimento em vendas no Brasil no primeiro semestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado.
Considerando-se a arrecadação global, os resultados da companhia foram 22,15% maiores, de janeiro a junho, se comparado os mesmos meses de 2011.
Atualmente o Brasil é o maior consumidor da companhia na América do Sul, sendo responsável por 53% das vendas realizadas no continente. Num ranking mundial, o país ocupa hoje o quarto lugar, atrás apenas da Austrália, Coréia do Sul e Japão.
"Nossos resultados comprovam o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros e o interesse deles por viagens internacionais mais longas. Entre 2010 e 2012, a quantidade de passageiros do Brasil, no primeiro semestre deste anos, cresceu 82%. Em volume de vendas, o mercado brasileiro aumentou 43% em 2011 em relação a todo o ano de 2010", afirma María Corinaldesí, gerente regional da Rail Europe para a América do Sul.
Para a atual temporada do verão europeu, a Rail Europe reduziu em até 70% o valor dos tickets de trem para assentos na primeira classe, além de lançar no Brasil e em outros países uma nova modalidade de bilhetes, o German Rail Pass Extesion, fruto de uma parceria com a companhia alemão Deustche Bahn.
Formada a partir de uma joint venture entre as Linhas Ferroviárias Nacionais Francesas (SNCF) e as Linhas Ferroviárias Federais Suíças (SBB), a empresa realiza venda de viagens para 11 mil rotas e 25 mil destinos na Europa.

(Fonte & imagem : Jornal Folha de S. Paulo)

PAULISTAS REPRESENTAM 18% DOS TURISTAS NA BAHIA


Com maior economia do País, o Estado de São Paulo é tido como maior emissor na maior parte dos destinos nacionais. Munido de uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero, apresentou dados sobre o turismo da Bahia em 2011.
No período, o Estado recebeu 11 milhões de turistas, sendo que, destes, 558 mil vieram do Exterior. Dos 10,4 milhões que representam o público doméstico, 5,2 milhões são da própria Bahia. Dos outros Estados, São Paulo aparece com 18% dos emissores, seguido por Minas Gerais (15%), Espírito Santo (9%) e Rio de Janeiro (8,9%).
A receita turística da Bahia no ano passado chegou a R$ 7,8 bilhões, sendo que, do público doméstico, vieram R$ 6,8 bilhões, ao passo que, do fluxo internacional, R$ 819 milhões. O montante representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

BRASILEIROS SÃO FURTADOS EM SHOPPINGS DE MIAMI


A viagem que era para ser de diversão na Disney, em Orlando, e de compras em Miami, tem virado uma tremenda dor de cabeça para dezenas de turistas brasileiros.
Desde janeiro do ano passado, o Consulado do Brasil em Miami já registrou 173 casos de furtos a brasileiros. Cruzando as informações do consulado com as da polícia local, conclui-se que, entre janeiro e abril deste ano, os casos de brasileiros furtados representaram 5% do total de furtos na cidade de Miami.
Para efeito de comparação, na cidade de São Paulo, conforme a Delegacia de Atendimento aos Turistas, nenhuma nacionalidade representa nem 1% do total de furtos ocorridos na cidade.
Shoppings e outlets são os principais locais onde os ladrões têm agido nas duas cidades turísticas do Sul dos Estados Unidos. Os dois juntos são responsáveis por 65 dos 173 furtos no período.
"Já fiz essa viagem outras vezes e sempre me senti seguro. Nunca imaginei que seria assaltado lá", afirma o empresário Fábio Franco, 50.
Ele teve uma bolsa com seu equipamento fotográfico e documentos levados de dentro do carro alugado que estava estacionado numa loja.
A médica Patrícia Gullo, 41, foi outra vítima. "Estava em uma loja da Nike com meu filho e meu marido quando uma mulher me distraiu e uma pessoa levou minha bolsa que estava no carrinho."
A suspeita da polícia dos EUA é que os ladrões recebam informações sobre as vítimas de funcionários de hotéis, de agências de viagem e de locadoras de veículos.
O alto número de brasileiros que frequenta a Flórida, Estado onde estão as cidades de Miami e Orlando, também tem relação com a alta quantidade de vítimas. No último ano, conforme agências de viagens, cerca de 55 mil brasileiros viajaram para lá.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o número de vítimas pode ser maior porque só registram as ocorrências as pessoas que tiveram documentos furtados.
"O problema é que nos EUA a vítima precisa participar do julgamento dos ladrões se eles forem presos, isso inibe os brasileiros de denunciarem", diz o deputado Padre Ton (PT-RO), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
Em outubro, a comissão deverá se reunir com representantes do governo americano para solicitar um atendimento diferenciado aos turistas brasileiros.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

ABIH-RJ REALIZA ENCONTRO INTERNACIONAL DE HOTELARIA DURANTE A BRITE, NO RIO


Com o objetivo de promover o turismo no Brasil e ampliar contatos o mercado receptivo internacional, o trade turístico conta com mais uma edição do Brite, desta vez promovida em conjunto com o Salão de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. A ABIH-RJ se associa à iniciativa e promove, com grande relevância dentro do evento, o maior encontro internacional de hoteleiros do país - contará com a presença de cerca de 300 empresários do setor, renomados conferencistas, além de grandes grupos hoteleiros nacionais e estrangeiros que buscam expansão no Brasil -, onde serão debatidas questões como desenvolvimento sustentável da indústria, programas de capacitação, novas tendências da hotelaria, códigos de conduta ambiental, investimentos em hotelaria, papel dos meios de hospedagem nos grandes eventos, entre outros assuntos.
Para fortalecer a iniciativa, as inscrições serão gratuitas para todos os participantes. Empresários do interior do Estado do Rio de Janeiro contarão com uma noite de hospedagem gratuita. Já os empresários de outros estados ou países serão beneficiados com condições especiais de aéreo e hospedagem. O Encontro Internacional de Hotelaria acontece durante o Brite 2012/Salão de Turismo, nos dias 28 e 29 de setembro, das 13h00 às 19h00, no Píer Mauá.

Mais informações: tel. (21) 3799 0300 ou www.britebrasil.com.br/encontro

(Fonte : Business Travel Magazine)

SP REÚNE 61% DOS PASSAGEIROS DE CRUZEIROS


Se você é de São Paulo e está a bordo de um cruzeiro, a chance de se ver rodeado por conterrâneos é considerável. Segundo uma pesquisa feita pela FGV (Fundação Getulio Vargas) a pedido da Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), os paulistas representaram 61% dos passageiros que embarcaram durante a temporada 2010/2011. O Rio de Janeiro, segundo colocado, ficou com distantes 12%.
Tamanha predominância é explicada em parte pelo fato de Santos ser o maior porto do país. Dos 16 cruzeiros confirmados para a próxima temporada no Brasil, que começa em novembro, 11 vão partir do porto paulista e um fará escala com embarque.
Variadas, as alternativas oferecidas pelas operadoras e agências de turismo incluem desde roteiros mais curtos e econômicos - os chamados minicruzeiros, de três ou quatro dias - até opções luxuosas, com destinos internacionais e paradas em várias cidades da costa brasileira.
Os preços variam segundo a disponibilidade de lugares, que já estão à venda para quem quiser garantir o verão em um desses hotéis flutuantes.
A expectativa da Abremar é que 758 mil pessoas embarquem em cruzeiros na costa brasileira na próxima temporada, que vai até abril. O número, porém, diz a entidade, será 15% menor do que o do período passado. A predominância de roteiros mais longos, no lugar dos minicruzeiros mais frequentes na última temporada, explica a queda, segundo a associação.
"Também teremos dois navios a menos em relação à temporada passada. Isso traz um impacto direto no número de roteiros, reduz os meses da temporada e o número de passageiros", afirma Ricardo Amaral, presidente da Abremar. "Pela primeira vez desde 2004, o país vai registrar uma queda no número de passageiros."
Além disso, ele aponta outros fatores, como problemas na infraestrutura dos portos brasileiros e a competitividade internacional. "Um dos navios que cancelaram a vinda para cá vai agora para Dubai, onde as vendas podem não ser tão atrativas, mas os custos com certeza são menores."

COMO ESCOLHER

O que você deve saber antes de embarcar no navio

Perfil do navio

Como são muitas as opções, a dica da associação é que o cliente se informe com a agência de viagem sobre o que cada navio oferece. Por exemplo, quem não gosta de música eletrônica não deve embarcar num navio do gênero

Duração da viagem

O mais aconselhável a quem nunca fez um cruzeiro são os roteiros mais curtos (os minicruzeiros) e com menos escalas. Há opções na próxima temporada com duração de apenas três dias

Como pagar

Comprar antecipadamente garante parcelamentos e descontos. Mas atenção à cotação do dólar, pois vale o câmbio da data da compra. Há descontos para acompanhantes numa mesma cabine

Dinheiro na mão

Muitas vezes é preciso desembolsar outros valores na viagem, como com bebidas. Informe-se antes com o agente de viagem o que o navio oferece no pacote e o que é pago por fora

Mapa do navio

Analisar o mapa da embarcação ajuda a identificar acomodações próximas a salões de festa e a casas de máquinas, que causam barulho e atrapalham o sono

Escolha da cabine

As cabines externas e nas extremidades da embarcação tendem a chacoalhar mais. As internas e localizadas no meio do navio balançam menos, mas lá, quando as luzem se apagam, a escuridão é total

(Fonte & imagem : Jornal Folha de S. Paulo)

RED APP DO SABRE INFORMA ÍNDICE DE ATRASOS E DE CANCELAMENTOS DOS VOOS


O Sabre Travel Network, empresa global de tecnologia que provê soluções para agências e fornecedores de viagens, lançou um aplicativo gratuito que exibe, no software Red Workspace dos agentes, os percentuais de atrasos e cancelamentos de voos de companhias aéreas que operam no Brasil. Desde o dia 4 de junho, estes percentuais devem ser disponibilizados para o passageiro no início do processo de comercialização, de acordo com a resolução 218 da ANAC. As estatísticas são fornecidas pelo site da ANAC, cujos dados são disponibilizados mensalmente.
Desenvolvido pelo Sabre, o Red App Índice de Atrasos e Cancelamentos está disponível para download ilimitado no Sabre Red App Centre (www.sabreredappcentre.com ), o primeiro mercado online de aplicativos de viagens, criados para atender as necessidades das agências, empresas e operadoras. De forma amigável e simples, as porcentagens são mostradas na tela do agente e podem ser inseridas na reserva dos passageiros. Os dados são atualizados de acordo com os registros do site da ANAC e exibe os índices de todas as companhias aéreas que disponibilizam estes indicadores, independente se a distribuição é feita pelo GDS Sabre ou por outros canais.

(Fonte : Business Travel Magazine)

TERMINA HOJE PRAZO PARA PAGAR O SIMPLES


Acaba hoje o prazo para pagamento do Simples Nacional para empresas com faturamento entre R$ 60 mil e R$ 3,6 milhões nas quais a receita bruta tiver sido recolhida em julho.
O MEI (Microempreendedor Individual) cadastrado também deve fazer o pagamento do tributo hoje.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)