terça-feira, 6 de abril de 2010

CHUVAS FECHAM AEROPORTO SANTOS DUMONT E INTERDITAM RODOVIAS DE ACESSO AO RIO

As fortes chuvas que caem sobre a cidade desde o final da noite de ontem continuam trazendo transtornos a vida dos cariocas. O aeroporto Santos Dumont está fechado para pouso e decolagem e o aeroporto Tom Jobim opera por instrumentos sendo que boa parte dos voos está saindo com atraso.
Os problemas das chuvas no Rio acabaram repercutindo em aeroportos de outras cidades. Em Manaus 52,6% dos voos saem com atraso enquanto em Natal são 45%, enquanto em Fortaleza 42,5% também estão decolando atrasados.
Nas rodovias de acesso a Novadutra fechou a pista residencial da Via Dutra e em Niterói a avenida do Contorno está interditada. A ponte Rio Niterói que ficou fechada durante duas horas já foi liberada. Há problemas também na rodovia Rio Santos em função da queda de barreiras e na rodovia Washington Luiz.
Com isso, muitos ônibus municipais e intermunicipais estão chegando à Rodoviária Novo Rio com atraso.

(Fonte – Mercado & Eventos / Folha do Turismo)

SENAC (MG) ABRE INSCRIÇÕES PARA MBA EM HOTELARIA

O Hotel Escola Senac Grogotó, localizado em Barbacena (MG), abriu as inscrições para o MBA em Hotelaria, cujo público-alvo corresponde aos graduados e tecnólogos em administração, turismo e hotelaria, além de outros profissionais atuantes em meios de hospedagem.
O curso será dividido nos temas Gestão da estrutura hoteleira, Gestão de meios de hospedagem, Gestão de alimentos e bebidas e Metodologia, além de atividades complementares.
As inscrições para as 30 vagas disponíveis podem ser feitas até 30 de abril. Mais informações pelos contatos luzia@mg.senac.br e (32) 3339-3110 / (32) 3339-3113.

(Fonte – Panrotas)

ES REGISTRA CRESCIMENTO DE 33% NA REALIZAÇÃO DE EVENTOS NO 1º. TRIMESTRE


O Espírito Santo registrou crescimento de aproximadamente 33% no número de eventos realizados no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Dados do ESC&VB - Espírito Santo Convention & Visitors Bureau indicam que foram realizados 18 eventos até março. Foram 108.180 participantes, o que significa movimentação financeira de aproximadamente R$ 8,4 milhões na economia capixaba. Mais informações: tel. (27) 3345 8477

(Fonte – Business Travel Magazine / HotNews / Foto - www.classificadosvitoria.com.br/images)

MTUR SELECIONA LIVROS PARA LANÇAMENTO DURANTE O 5º. SALAO DO TURISMO – ROTEIROS DO BRASIL

Oito obras serão escolhidas. A prioridade será daquelas que tiverem conteúdo inovador, original e criativo. Inscrições vão até 23 de abril

O Ministério do Turismo (MTur) convida escritores que tenham produzido livros recentemente, cujo tema central seja Turismo, a lançá-los durante o 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. O evento, que acontecerá entre 26 a 30 de maio, em São Paulo (SP), terá um espaço, chamado Núcleo do Conhecimento, voltado para a apresentação de palestras, trabalhos e projetos.
Serão selecionadas oito publicações. O objetivo é valorizar a produção científica sobre turismo no país. Não serão considerados catálogos, folders, mapas e revistas. Além disso, serão priorizadas na seleção as publicações relacionadas à gestão pública ou privada do Turismo e que apresentem conteúdo inovador, original e criativo. Além disso, os livros devem ter sido publicados, no máximo, em período que não ultrapasse um ano, a contar do dia 26 de maio, primeiro dia do Núcleo de Conhecimento 2010.
Para participar, os interessados devem enviar ficha de inscrição preenchida e foto da capa do livro com resolução mínima de 300 dpi para o endereço nucleo.conhecimento@turismo.gov.br. O prazo para enviar a solicitação é 23 de abril de 2010.

5º. Salão do Turismo

O Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, promovido pelo governo federal, por meio do MTur, é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização de roteiros turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes e princípios do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. O evento convida os visitantes a “embarcar em uma viagem” pelo país, visitando módulos como o Núcleo de Conhecimento, a Vitrine Brasil, a Feira de Roteiros, entre outros.
O Núcleo de Conhecimento, cujo tema central de 2010 será a “Segmentação do Turismo e o Mercado”, é um espaço de disseminação de conhecimentos sobre o turismo brasileiro. Nele, estudantes, empresários, gestores e público em geral têm a oportunidade de conhecer casos de sucesso e debater as tendências do setor. É nesse espaço onde ocorrem as demonstrações de boas práticas e casos de sucesso, com apresentações, além de exposições, lançamentos de livros e outras atividades.

(Fonte – Ministério do Turismo)

PROGRAMA DO MTUR OFERECE CURSOS GRATUITOS A PROFISSIONAIS DO ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA



Empresários da Chapada dos Veadeiros, Brotas e da Serra Gaúcha poderão participar de aulas sobre Acesso a Mercado e Aprimoramento de Produtos

Durante a primeira quinzena de abril, o programa Aventura Segura oferece cursos gratuitos para empresários e profissionais que atuam nos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura na Chapada dos Veadeiros (GO), Brotas (SP) e na Serra Gaúcha (RS). As inscrições para os cursos de Acesso a Mercado e Aprimoramentos do Produto já estão abertas. A entrada é franca e as aulas são presenciais.
Os cursos fazem parte do Programa Aventura Segura, iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Sebrae Nacional e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). Veja as datas:

Local / Curso / Dias e horários

Alto Paraíso (GO) – Destino Chapada dos Veadeiros
Aprimoramento de Produto
06 a 08 de abril, de 9h às 18h

Brotas (SP)
Acesso a Mercado
13 a 15 de abril, de 9h às 18h

Canela (RS) – Destino Serra Gaúcha
Aprimoramento de Produto
13 a 15 de abril, de 9h às 18h

A proposta é ajudar empresários e profissionais do segmento a aprimorar seus produtos de acordo com o perfil dos turistas nacionais e estrangeiros, fidelizar clientes, atingir novos mercados, aumentar o fluxo de turistas e fortalecer o processo de promoção e comercialização por meio de ferramentas tecnológicas atuais.
Os cursos foram estruturados em três módulos e terão aulas teóricas, recursos audiovisuais, dinâmicas de grupo e exercícios. Os temas abordarão exemplos e estudos de casos em sintonia com a realidade do mercado de Ecoturismo e Turismo de Aventura.
Para participar dos cursos, é necessário ser empresário, gerente de organização formal, profissional de empresa de Ecoturismo e Turismo de Aventura, gestor de Unidade de Conservação ou funcionário do poder público atuante nos destinos do Programa Aventura Segura.
Após a avaliação dos dados enviados, o aluno selecionado receberá via e-mail a confirmação de inscrição, além da programação e o local das aulas.
Para fazer a sua inscrição ou obter mais informações, acesse http://www.aventurasegura.org.br/.

(Fonte – Ministério do Turismo)

FLUXO DE ESTRANGEIROS NA SEMANA SANTA RECUPERA TURISMO EM BUENOS AIRES


Brasileiros, uruguaios e europeus impulsionaram o turismo em Buenos Aires no feriado da Semana Santa. De acordo com as primeiras informações divulgadas pela Telam, agência de notícias da Argentina, 258.236 turistas, entre estrangeiros e nacionais, visitam a capital do país durante o feriadão.
Os turistas foram responsáveis pela ocupação de 82% das vagas disponíveis nos hotéis de três, quatro e cinco estrelas. Isso significa 10% a mais de ocupação dos quartos, em relação ao feriado de 2009.
A movimentação estrangeira na Semana Santa em Buenos Aires representou para autoridades locais a recuperação do fluxo turístico e um recorde de 5,3% em comparação com 2008.
Ao fazer a comparação, as autoridades não levaram em conta 2009 porque a crise internacional e os primeiros efeitos da influenza A (H1N1), a gripe suína, alteraram o fluxo turístico em Buenos Aires no ano passado. Com isso, não foi possível usar os dados disponíveis com a metodologia adotada pelos técnicos do setor.

(Fonte – Ag. Brasil, em Brasília)

COMISSAO DE TURISMO LANÇA PUBLICAÇAO DO CBRATUR

As comissões de Turismo e Desporto da Câmara e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado promovem nesta terça-feira (6) a cerimônia de lançamento dos anais do 11º Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur), realizado na Câmara em novembro passado com o tema "O Poder Legislativo faz parte do time da Copa 2014".
A Frente Parlamentar de Turismo e a Confederação Nacional do Comércio também participam do evento.
A publicação reúne os debates do Cbratur sobre a proposta de uma Copa do Mundo sustentável; os projetos de lei considerados prioritario pelo setor; os investimentos públicos e privados necessários para a realização da Copa; entre outros.
Segundo a presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), o documento retrata os enormes desafios que o Brasil tem pela frente para transformar a Copa de 2014 em um evento que valorize o Brasil e permita o aumento do fluxos de turistas internacionais.
O evento está marcado para as 18 horas, no Salão Nobre.

(Fonte – Ag. Câmara de Notícias)

REFÚGIOS DE CHARME PROJETA AUMENTO NA RECEITA COM NOVO SITE


A Refúgios de Charme (RDC), empresa de representação hoteleira acaba de lançar um novo canal de comunicação. Trata-se da sua nova home page que passa a oferecer aos associados e clientes serviços voltados a viagens de lazer, negócios e luxo.
Segundo Frederico Hahn, diretor da empresa, a expectativa é que com a nova ferramenta a empresa tenha um aumento de 20% na receita. "O novo site oferece aos nossos clientes do mercado corporativo e de lazer na capital paulista e grande Campinas, no interior paulista, a oportunidade de conhecer em poucos minutos as diversas opções de novos serviços que são voltados ao segmento de eventos", declara.
E acrescenta, "a nossa meta é atuar diretamente com agentes de viagens e operadores, fazendo com que cada um deles tenha novas ofertas de meios de hospedagem", finaliza Hahn.

(Fonte – Hotelier News)

SECRETARIO DIZ QUE INFRAERO É INTRANSIGENTE


A Infraero age de maneira intransigente ao não restringir as operações em Congonhas, afirma o secretário Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente). Ele atribui a resistência da estatal à pressão das companhias aéreas. "É a minha hipótese", diz.
As empresas têm interesse em manter o aeroporto em pleno funcionamento para não perder faturamento e não ter de remanejar voos.
A prefeitura havia dado prazo até o dia 2 para Congonhas reduzir em uma hora de manhã e outra à noite o horário de pousos e decolagens -12% do movimento-, mas uma liminar autorizou a Infraero a manter tudo do jeito que está. A decisão vale até o próximo sábado. Por conta da sentença, a prefeitura não pôde multar a estatal em R$ 1 milhão.
Restringir a operação no segundo aeroporto mais movimentado do país foi uma das cem exigências da prefeitura para dar o licenciamento ambiental, em dezembro. A Infraero não cumpriu outras 12 -as 87 restantes ou estão sob análise da gestão Gilberto Kassab (DEM) ou ainda dentro do prazo de cumprimento.
Segundo Jorge, após o dia 10, a prefeitura intensificará a fiscalização no aeroporto. Ele acenou com a possibilidade de elevar a multa -que pode chegar a R$ 10 milhões- em caso de novo descumprimento.
Para ele, os moradores do entorno não podem conviver com o nível de ruído em Congonhas. "Imagina um idoso ou uma criança acordando toda madrugada com um barulho infernal daqueles", disse. "Acho que a posição da Infraero está evoluindo para a intransigência. A prefeitura busca o equilíbrio."
O secretário afirmou que a prefeitura tem instrumentos para cassar a licença ambiental, mas manterá a intenção de dialogar. A questão de Congonhas, segundo ele, é de saúde pública e de uso de ocupação do solo -daí a necessidade de haver regulação municipal a respeito. A Infraero sustenta que o tema é regido por legislação aeronáutica, federal.
Procurada, a Infraero não se manifestou. A Folha não conseguiu falar com o Snea (sindicato das companhias aéreas).

LIMINAR OBRIGA INFRAERO A CUMPRIR 11 EXIGÊNCIAS EM CONGONHAS


Uma liminar da Justiça Federal obriga a Infraero a cumprir 11 das cem exigências sobre Congonhas. O prazo varia de ações imediatas (como cobrir uma caixa de óleo) a até três meses, sob pena de multa diária de até R$ 50 mil. A Infraero terá, por exemplo, de apresentar alvará de funcionamento. A estatal analisa o que fazer. A ação foi proposta pela Abrapavaa (associação de parentes de vítimas de acidentes aéreos).


(Fonte – Jornal Folha de S. Paulo)

HOTÉIS IMPLANTAM COMUNICAÇÃO ONLINE ENTRE OS HÓSPEDES


A explosão de conteúdo online gerado pelos hóspedes está levando os hoteleiros a incluir mais uma entre suas tarefas diárias, a de se envolver opiniões online, comunidades e diálogos sobre a sua propriedade. O tradicional questionário entregue no check out ou mesmo o link enviado por e-mail, utilizados para medir a satisfação dos hóspedes estão com os dias contados.
Os comentários e avaliações de qualidade agora são online e abertos a qualquer pessoa que queira acessá-los. E mais que isso, já está comprovado por pesquisas que os viajantes estão considerando as opiniões virtuais como fator vital para a decisão de suas escolhas de viagens futuras.
A Trip Advisor afirma que mais de 50% dos consumidores estão reservando os empreendimentos somente após pesquisar os comentários e experiências de outros consumidores pela internet. Esta nova era está ajudando a tranqüilizar os viajantes em suas escolhas, mas para muitos hotéis essa troca de informações ainda assusta. Não necessariamente porque tenham maus comentários a respeito de sua propriedade, mas porque eles não entendem como gerir de maneira eficaz a sua reputação no conteúdo via internet.
Os hoteleiros em sua maioria ainda não tomam em conta a internet em suas estratégias ou pelo menos não a aproveitam em sua totalidade, analisando os comentários, números e interagindo com os clientes atuais e futuros.
Para entrar nessa nova era, existem empresas especializadas e ferramentas de monitoramento que podem ser contratadas para auxiliar na gestão online. Isso, porém gera investimentos muitas vezes inviáveis ou imprevistos para alguns meios de hospedagem, principalmente para os menores. Neste caso, há alternativas simples e aplicações gratuitas como Google Alerts e Minggl que ajudam em muito no monitoramento dos comentários e notícias.
Além de sua própria página devem monitorar periodicamente sites de avaliação como Google, Expedia e TripAdvisor e responder rápida e adequadamente aos comentários dos hóspedes, principalmente os negativos, de maneira a minimizar a má experiência e repercussão destes.

(Fonte – Hotelier News – Foto http://www.fotosearch.com.br )

CTUR DA CNC DEBATE OS GARGALOS DA INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA

O Conselho de Turismo (CTur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) promoveu, no dia 31 de março, no Rio de Janeiro, um debate sobre os principais gargalos da infraestrutura aeroportuária brasileira, visando à realização dos grandes eventos que o País sediará nos próximos anos, como o Rio + 20 – Fórum de Continuidade da ECO 92 no RJ, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos.
Para falar sobre o assunto, Oswaldo Trigueiros, presidente do CTur, e Eraldo Alves da Cruz, seu vice-presidente, receberam o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroportuárias (Snea), José Marcio Mollo, e o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero, Jaime Parreira.
A palestra começou com a apresentação do planejamento da Infraero para os próximos anos, que prevê investimentos da ordem de R$ 6,5 bilhões entre 2011 e 2014, dos quais R$ 5,3 bilhões serão alocados nas cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo, em 2014. Segundo Jaime Parreira, a iniciativa tem como objetivo estabilizar o setor aeroportuário para o período do mundial de futebol e, ainda, atender à demanda pós-evento. A estatal administra 67 aeroportos, 80 unidades de apoio à navegação aérea e 33 terminais de logística de carga em todo o país, concentrando 97% do movimento do transporte aéreo regular nacional – ou 2 milhões de pousos e decolagens e 113 milhões de passageiros. Além dos projetos de infraestrutura aeroportuária, a Infraero investirá também em serviços para os passageiros.
“Estamos agilizando procedimentos para melhorar a qualidade dos serviços prestados, como, por exemplo, a instalação de mais balcões de atendimento e a implementação de novas tecnologias”, disse Parreira. Segundo ele, se o PIB crescer algo em torno de 7% e o preço das passagens permanecer em decréscimo, o volume de passageiros aumentará em cerca de 51% em relação ao presente, o que totalizaria 71 milhões de pessoas utilizando os aeroportos nacionais.
O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aeroportuárias, José Márcio Mollo, afirmou estar preocupado com o crescimento da demanda de passageiros. “Diversos aeroportos já apresentam problemas em todo o Brasil”. Mollo trouxe à CNC o diretor técnico do Snea, Ronaldo Jenkins, que apresentou um estudo realizado pela Coope, em parceria com a UFRJ, sobre as perspectivas e soluções para os principais aeroportos do País. Jenkins enfocou principalmente a infraestrutura aeroportuária das cidades que serão sede para os jogos da Copa do Mundo, em 2014, e comparou os aeroportos nacionais a alguns dos maiores do mundo. Segundo o executivo, “para acompanhar o crescimento na demanda, a infraestrutura aeroportuária deverá crescer 41%. E, hoje, o crescimento é de 28%”, afirmou. Jenkins comparou o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com o de Gatwick, em Londres. “Nosso maior aeroporto ocupa o 62º lugar no ranking dos mais movimentados do mundo, mas poderíamos ter uma classificação melhor se os espaços fossem melhor ocupados”, afirmou. “A Copa do Mundo não é o nosso grande problema. Até lá, as medidas paliativas que vêm sendo adotadas pela Infraero serão suficiente para absorver a demanda. A questão é crítica na movimentação diária, até lá, e no pós-Copa, que certamente aumentará o fluxo de turistas. A estrutura está aquém da necessidade da população”, afirma.

(Fonte – Portal do Comercio / CNC)

EUA ANUNCIAM MEDIDAS DE SEGURANÇA CENTRADAS NO PERFIL DO PASSAGEIRO

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira que a partir de agora vai examinar o 'perfil' dos passageiros que desembarcam nos aeroportos do país vindos do exterior. Isso implica em uma mudança importante nos procedimentos de segurança do transporte aéreo.
A agência responsável pela segurança no transporte aéreo, a TSA, vai adotar 'novas medidas de segurança reforçadas para todas as companhias com voos para os Estados Unidos', disse a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano.
A inspeção avaliará se o aspecto e as características pessoais de cada passageiro correspondem ao que se espera de um potencial terrorista, anteciparam os jornais "Washington Post", "Wall Street Journal" e "New York Times".
Características como idade, nome, nacionalidade e países recentemente visitados serão, a partir de agora, sistematicamente levadas em consideração.
'Estas novas medidas usam informação em tempo real, baseada em ameaças precisas, ao mesmo tempo que múltiplos filtros de segurança, visíveis ou não, para reduzir a ameaça terrorista', disse Napolitano.
As novas medidas também serão aplicadas aos cidadãos americanos.
Até agora, o exame do perfil dos passageiros era sistemático e rígido apenas para os provenientes de 14 países, principalmente muçulmanos, em uma medida formalmente adotada depois da tentativa de atentado contra um voo com destino a Detroit durante o Natal do ano passado, atribuído à rede terrorista Al Qaeda

(Fonte – Ag.France Presse, em Washington)

OLA TURISTA ! PRORROGA INSCRIÇÕES

30 de junho é a data limite para que profissionais de entidades cadastradas solicitem o código de acesso para inscrição no portal do Ministério do Turismo. Aulas de inglês e espanhol são gratuitas

O prazo de inscrições do programa Olá, Turista! foi prorrogado até o dia 30 de junho. Os interessados devem solicitar diretamente à sua organização, sindicato, cooperativa ou associação, o código de acesso para realizar a inscrição aqui no portal do Ministério do Turismo (MTur). É importante observar, porém, que as matrículas valem apenas para profissionais de entidades já cadastradas.
As entidades ligadas ao turismo que ainda não fizeram o cadastro no Olá, turista! podem se cadastrar no pela Internet e solicitar vagas para os seus profissionais.
Os cursos online são compostos de três módulos – Básico, Regional e Profissional - que poderão ser concluídos até 31 de dezembro de 2010. O conteúdo foi desenvolvido especialmente para taxistas, recepcionistas, garçons, balconistas, mensageiros, guias e outros profissionais do turismo. Para fazer a sua matrícula, acesse: http://www.olaturista.org.br/.
Mais de 160 profissionais ligados à Associação das Operadoras de Turismo (Braztoa) já se inscreveram nos cursos do programa Olá, turista!, uma parceria do MTur e da Fundação Roberto Marinho.


OLÁ, TURISTA!

O Olá, Turista! oferece cursos de inglês e espanhol gratuitos e a distância para quem trabalha em atividades ligadas ao setor turístico. A Copa do Mundo de 2014 fará com que milhares de turistas estrangeiros venham ao Brasil. E quanto melhor for a comunicação com os visitantes, maiores serão as possibilidades de negócios.
Ao todo, o programa capacitará 80 mil atores da cadeia turística. O objetivo é oferecer atendimento de qualidade aos 600 mil turistas estrangeiros esperados para a Copa do Mundo de 2014.

(Fonte – Ministério do Turismo)

QUALTUR 2010: SEMINARIO DEBATE QUALIDADE NO TURISMO

Serão apresentadas práticas de excelência aplicadas por outros países e boas práticas de qualidade adotadas por setores do turismo no Brasil

Com o intuito de promover o debate sobre a qualidade no turismo, alinhando as ações existentes para qualificação dos serviços e equipamentos turísticos, o Ministério do Turismo (MTur) promove o seminário QUALTUR 2010 – Qualidade no Turismo, em 6 de abril, no Rio de Janeiro.
O seminário pretende definir os critérios para a criação de um Selo de Qualidade em turismo, de acordo com a regulamentação da Lei nº. 11.637/2007. Esse selo será um instrumento para garantir a segurança, ampliação e modernização dos equipamentos e serviços turísticos. Será uma ferramenta de uso federal, adaptada às exigências da demanda e às características ambientais e socioeconômicas brasileiras.
O evento contará com a participação de palestrantes internacionais, como Claudio Mauricio Loader, responsável pela unidade de Qualidade dos Serviços Turisticos do Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur), e Jesus Fernando Fraile, diretor do Instituto para a Qualidade Turística Espanhola (ICTE). Serão apresentadas práticas de excelência aplicadas por outros países, assim como as boas práticas de qualidade adotadas por diversos setores do turismo no Brasil para o fomento da qualidade e qualificação dos serviços e equipamentos turísticos.
“O mercado necessita de uma padronização e um referencial destinado aos serviços turísticos. Observar as experiências de outros países será enriquecedor para a criação de um selo de qualidade no Brasil”, afirmou Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur.
A criação do selo de qualidade é um dos itens do acordo de cooperação celebrado entre o MTur, o Instituto de Metrologia (Inmetro) e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM).

(Fonte – Ministério do Turismo)

AEREAS DE FORA JÁ MOSTRAM INTERESSE EM INVESTIR NO BRASIL, SEGUNDO SNEA

O aumento do limite de capital estrangeiro em empresa aérea brasileira dos atuais 20% para 49% só deverá ser autorizado pelo governo em 2011, por causa das eleições este ano, mas companhias aéreas de fora do país já demonstram interesse em investir por aqui. A informação é do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). Nomes, porém, não foram informados.
Recentemente, o fundador do grupo de turismo CVC, Guilherme Paulus, afirmou que vai voltar a negociar com a irlandesa Ryanair a venda de ações da sua controlada Webjet assim que a alteração na legislação aeronáutica for sancionada. Nos Estados Unidos, a presidente financeira da United Airlines, Kathryn Mikells, revelou, em fevereiro, que a empresa tem interesse em fusões, especialmente na América do Sul e no Brasil.
"Tem algumas empresas aéreas estrangeiras fazendo sondagens não só com companhias grandes, mas com as de médio e pequeno porte também", afirma o diretor técnico do Snea, Ronaldo Jenkins. Na avaliação do executivo, não há perspectiva de que o limite de capital estrangeiro no setor aéreo alcance 100%, embora seja esse um dos objetivos do Ministério da Defesa. "Para o país, é melhor manter a hegemonia de capital nacional numa empresa aérea", acrescenta.
Jenkins, porém, diz que as restrições de operações em aeroportos, que estão sendo implementadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), assim como os problemas de infraestrutura aeroportuária poderão reduzir o interesse de investidores estrangeiros.
Já na opinião de dois executivos do setor aéreo e do consultor aeronáutico Paulo Bittencourt Sampaio, a aprovação do aumento de capital estrangeiro no setor não deverá deflagrar uma "corrida" de empresas aéreas de fora do Brasil com apetite para comprar até 49% das ações com direito a voto de companhias aéreas brasileiras.
Para eles, a mudança na legislação do setor servirá mais como uma oportunidade adicional para as maiores do setor, TAM e Gol, captarem recursos no exterior. Entre as médias e pequenas companhias, acreditam que a mudança pode incentivar um movimento de abertura de capital para poder tirar proveito da nova realidade.
"No passado, as empresas aéreas brasileiras eram totalmente contrárias. Tinham administração muito antiquada. Elas não queriam a presença de capital estrangeiro no setor", afirma o consultor Sampaio.
A avaliação do diretor de Relações Institucionais da Azul, Adalberto Febeliano, é a de que o aumento do limite de capital estrangeiro pode ser inócua. "É mais importante do ponto de vista de uma sinalização do governo para o mercado. O limite, considerando-se o capital total, vai passar de 6,7% para 16,7%. Ou seja, não é relevante", afirma o executivo. Ele também não acredita que, no futuro, não haja limitação para a participação de capital estrangeiro nas empresas aéreas brasileiras.
"A nossa demanda de capital está equilibrada. Mas considero a mudança muito positiva, independentemente de a Trip ter necessidade, ou não, de obter capital externo", afirma o presidente da Trip, José Mário Caprioli. A maior empresa aérea regional brasileira concluiu, em março, a transferência de 20% de seu capital votante para a americana Skywest, que também opera linhas regionais no mercado americano.
A Webjet, que é integralmente controlada pela GJP Participações, empresa do grupo CVC, avalia que a mudança na legislação do setor aéreo vai gerar mais confiança entre os investidores estrangeiros. "Não há como prever a velocidade com que o mercado reagirá", afirma o presidente do conselho de administração da empresa, Gustavo Paulus.
Na opinião do executivo, filho de Guilherme Paulus, a aviação tem potencial para atrair interesse. "Porém, negociações desse tipo envolvem inúmeras variáveis e precisam ser avaliadas minuciosamente tanto pelo lado dos possíveis investidores como na realidade das empresas que estão em operação", diz ele.

(Fonte – Jornal Valor Econômico)

PROGRAMA DE MILHAGEM ALÇA VOO PARA OUTROS SETORES

Quando surgiram no início dos anos 80, os programas de milhagem das companhias aéreas eram uma cara estratégia de fidelização. Mas o tempo dos "passivos" de milhas aéreas ficou para trás. Hoje a fidelização se tornou um grande negócio, que faz entrar dinheiro no caixa não só das companhias aéreas mas também no de bancos, locadoras de automóveis, hotéis e redes de varejo.
Esses programas têm por trás uma engenharia financeira complexa que permite transmutar em dinheiro um dos bens mais caros para qualquer empresa: a retenção do cliente.
De todas as formas experimentadas para premiar clientes fiéis, a compra de passagens com pontos de fidelidade é a que mais deu certo. É onde o cliente mais percebe que ganhou uma coisa de verdade -diferentemente de um bem físico. É essa percepção de valor que permite às companhias aéreas transformar em receita um assento que, de outra forma, voaria vazio.
"O negócio da fidelidade é uma grande sacada. Levar o cliente a preferir o seu serviço ao de um concorrente é um desafio enorme em um mundo de comoditização", disse o consultor Boanerges Ramos Freire.
"Por que um Walmart entra nesse negócio? Ele vai fazer a conta: quanto eu preciso investir para reter meu cliente? Compara com o custo de mídia, de propaganda e se fizesse um desconto. Chega à conclusão de que é melhor reter e fidelizar. O negócio é novo, mas a lógica é simples", disse Líbano Barroso, presidente da TAM.
Os bancos são os maiores compradores dessa "capacidade ociosa" das companhias aéreas -que gira em torno de 35% dos assentos. Como compram lotes gigantescos de uma vez, conseguem um preço que equivale a um terço do valor médio do bilhete.
Por outro lado, os bancos ganham quando conseguem fazer o cliente gastar mais no cartão. Para cada R$ 100 gastos no cartão, os bancos recebem R$ 1,5. Soma-se a isso o fato de que de 5% a 30% dos pontos de fidelidade de qualquer programa não são usados -o que se traduz em ganhos para os bancos.
"Esse é um negócio de escala. Essa conta depende da capacidade do banco de comprar bem e barato esse benefício para o cliente", afirmou Carlos Zanvettor, diretor de cartões do Itaú Unibanco.
Hoje, há empresas especializadas em organizar programas do tipo, como a Multiplus, gestora de pontos que nasceu na TAM. Em fevereiro, a Multiplus ganhou vida própria, foi separada da TAM e levantou R$ 720 milhões em sua abertura de capital na Bolsa. Agora pretende organizar a "fidelidade" para diferentes parceiros, com exceção da Varig/Gol, dona do concorrente Smiles.
De subsidiária, a Multiplus se tornou a maior "cliente" individual da própria TAM, responsável por trazer cerca de R$ 425 milhões -6% das receitas no ano passado (até setembro). A Multiplus revende os pontos -conversíveis em passagens aéreas- para bancos, redes de varejo e hotéis distribuírem a seus melhores clientes.
Segundo a TAM, as passagens vendidas para a Multiplus custam só entre 10% e 15% menos do que a média das passagens vendidas aos passageiros. "Na TAM, não tem diferença se o passageiro comprou a passagem ou trocou por pontos", disse Barroso.

Custo alto faz banco oferecer produto alternativo ao cliente

Se por um lado o prêmio em viagens é o principal estímulo para o aumento da frequência no uso de cartões de crédito, as milhas também representam um dos maiores custos dos bancos no negócio de cartão.
Esse custo já é tão expressivo que os bancos tentam premiar com outros itens, como eletrodomésticos, diárias de hotel e desconto em restaurantes.
Segundo Carlos Zanvettor, diretor de cartões do Itaú Unibanco, há um departamento inteiro no banco que estuda os hábitos de consumo dos clientes para propor formas alternativas de premiação com um apelo tão chamativo quanto a passagem de avião para as próximas férias.
No Banco do Brasil, os clientes que não conseguem juntar pontos suficientes para voar podem trocar por produtos de menor valor ou até por créditos no celular. O Santander tem um programa de fidelidade em que o cliente pode trocar seus pontos por dinheiro na conta.
Nos EUA, bancos e emissores de cartão gastam algo como US$ 2,6 bilhões por ano na compra de bilhetes aéreos e outros produtos para seus programas de fidelidade. No mercado americano, em que o uso do cartão de débito é crescente e o de cartão de crédito está em baixa, os bancos estão oferecendo mais milhas por cada dólar gasto como forma de estimular o uso. No Brasil, não há dados consolidados.
Antigo parceiro do Smiles, o Bradesco assumiu o seu próprio programa de fidelidade quando a Varig passava por dificuldades. O cliente agora junta milhas no banco, podendo trocar por passagens tanto do Smiles quanto da TAM Fidelidade -ou outros produtos- no site do cartão. Se o cliente não tiver pontos suficientes, pode pagar em dinheiro o que falta.
"Esse produto não foi criado para competir com os programas das companhias aéreas. São complementares. Mas logo o cliente percebe que ele consegue trocar os pontos por mais aqui no Bradesco", disse Marcio Parizotto, diretor do banco.
Além de programas próprios de fidelização, o Bradesco e o Banco do Brasil possuem cartões co-branded com a Gol, e o Itaú, com a TAM. Segundo o diretor de marketing e cartões da Gol, Murilo Barbosa, os cartões co-branded são mais agressivos em termos de pontuação.
"Esse não é um mercado sem competição. Temos que ter criatividade", disse Barroso, que preside TAM e Multiplus.

Marca Smiles foi a principal herança da Varig

O grande potencial do mercado de fidelização explica por que a Gol, que comprou a Varig em 2007 e praticamente aposentou a marca adquirida, decidiu incorporar e investir na revitalização do programa Smiles.
"O Smiles faz parte de uma estratégia de fortalecimento no mercado de viagens a negócios", afirma o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior. "O Smiles é muito importante como ferramenta de fidelização para esse público."
Para Constantino, ter um programa de milhagem não compromete o conceito de empresa de baixo custo. ""A questão é como gerenciar o programa e seus custos."
Até outubro de 2008, antes da revitalização do Smiles, as chamadas receitas auxiliares (carga, Smiles e outras receitas) representavam de 6% a 8% do total da Gol.
No final do ano passado, a fatia das receitas auxiliares subiu para 14%, com o Smiles representando mais da metade desse segmento.
A Gol recebeu o Smiles com 5 milhões de usuários cadastrados e hoje já conta com 6,7 milhões.
Com a crise da Varig, a TAM passou a explorar sozinha esse mercado, até a revitalização do Smiles.
"Antes de a Gol começar a operar o Smiles, os bancos e outros parceiros compravam 3% da gente. Agora já temos 30% do mercado", diz o diretor da Gol Murilo Barbosa.



(Fonte – Jornal Folha de S. Paulo – Ed. Dinheiro)

ESPETO


A rede de churrascarias Barbacoa irá inaugurar a sua primeira filial na Europa nos próximos meses. O sócio Ademar Sguissardi do Carmo acaba de voltar de Milão, na Itália, onde escolheu terreno e cuidou de licenças para a abertura da loja.
"As obras irão começar no final deste mês, e dentro de quatro meses, no máximo, a unidade estará funcionando", diz Carmo.
O investimento é da ordem de 1 milhão, segundo o sócio. A cidade de Milão foi escolhida pela rede por ser considerada a capital dos negócios na Itália. "É uma cidade parecida com São Paulo, voltada para o turismo de negócios. A questão da importância econômica do local foi fundamental na escolha", diz.
Além disso, a carne brasileira é bem-aceita na Europa. "É possível encontrar nas prateleiras dos supermercados", diz Carmo. A abertura da unidade de Milão estava programada para ser realizada em 2009, mas, devido à crise na Europa e à burocracia, foi adiada para este ano. Paralelamente, a empresa planeja inaugurar outra churrascaria no Brasil.

(Fonte – Jornal Folha de S. Paulo)

MUDANÇAS NO ATENDIMENTO PARA VISTOS DE ENTRADA NOS EUA DEVEM REDUZIR FILAS


Brasília - A partir do dia 05/04, quem solicitar vistos para entrar nos Estados Unidos terá que apresentar o comprovante de preenchimento do novo formulário, o DS-160, que substituiu os anteriores (DS-156,157 e 158).
A nova versão deve ser preenchida eletronicamente no endereço: https://ceac.state.gov/genniv/. Apesar de as perguntas estarem em inglês, os solicitantes poderão obter a tradução para o português, bastando passar o cursor sobre o texto.
Ao se apresentar para a entrevista no consulado, o interessado deve ter em mãos a página impressa da parte que contém o código de barras. O DS-160 é um formulário inteligente, de múltipla escolha e está sendo adotado, segundo o consulado, como forma de reduzir o tempo de espera no dia da entrevista em pelo menos 45 minutos.
De acordo com o consulado americano em São Paulo, outra mudança visando à maior rapidez no atendimento ocorrerá a partir do próximo dia 19, quando haverá restrição da entrada de solicitantes com o porte de telefones celulares, ipods, pen drives e outros equipamentos eletrônicos. A unidade de atendimento na Rua Henri Dunant, 500, na Chácara Santo Antônio, é o posto que mais emite vistos dos EUA.
O consulado justificou que, atualmente, esses equipamentos são armazenados
após a entrada do solicitante no prédio, consumindo, portanto, mais tempo até a realização da entrevista. Para obter mais detalhes, os interessados podem consultar as páginas da instituição na internet: http://www.embaixadaamericana.org.br/?action=materia&id=8773&itemmenu= e http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR.

(Fonte – Ag. Brasil de Noticias)