sexta-feira, 5 de outubro de 2012

TURISMO EM ESTUDO


O Brasil é responsável por apenas de 0,55% das chegadas de turistas no mundo, mas esse número pode dobrar com investimentos no setor, segundo o pesquisador Wilson Rabahy.
Os dados fazem parte de um levantamento do Corecon-SP (Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo) que mapeia a situação do Brasil no turismo mundial. A pesquisa será apresentada em São Paulo.
(Fonte : Col. Mercado Aberto - Jornal Folha de São Paulo / imagem divulgação)

MAIS DE 6 MIL HOTELEIROS DEVEM RENOVAR REGISTRO NO CADASTUR


Outubro chegou e é hora de começar a preparar as próximas férias. Pensando em oferecer ao turista uma fonte de consulta digital de serviços, o Ministério do Turismo realiza campanha online e offline para sensibilizar empresários brasileiros do setor a efetivarem ou renovarem o cadastro no Cadastur. O sistema reúne empresas turísticas regularizadas no mercado e em dia com obrigações legais. Além de oferecer segurança ao consumidor, o Cadastur é uma ferramenta prática e segura para internautas que usam a internet para planejar a própria viagem.
Nesta semana, o MTur iniciou o contato com 6 mil empreendimentos hoteleiros participantes do Cadastur. Os empresários serão comunicados sobre o prazo de validade do cadastro e poderão atualizar o registro, garantindo a manutenção do nome da empresa no mapa formal do turismo brasileiro.

IMPACTO DA INTERNET

Segundo o último Estudo da Demanda Internacional no Brasil, a internet é a principal fonte de informações sobre turismo para um em cada três dos viajantes pesquisados (30,9%). Nas mídias sociais, turistas consultam outros turistas e é assim que a troca de informações sobre meios de hospedagem, passeios e atrações dos destinos se transformam em serviço de “utilidade pública” na web.
Se você é empresário, aproveite a temporada de planejamento de viagens de verão e cadastre-se: as empresas que participam do Cadastur são incluídas em ações promocionais do MTur, podem participar de eventos, feiras, ações e iniciativas promocionais no Brasil e no exterior e têm acesso a linhas de crédito dos bancos públicos.
Além disso, o cadastro regular é pré-requisito para participar do aplicativo Trip Planner, recém-lançado pela Embratur no Facebook. A ferramenta oferece informações sobre aspectos práticos de viagem e permite que o turista tenha acesso online aos serviços oferecidos pelo setor turístico brasileiro, o que amplia a visibilidade do negócio.
Se você planeja começar a pesquisa de informações para a próxima viagem na internet, acompanhe durante o dia de hoje os perfis do Ministério do Turismo no Facebook, Twitter e Instagram. Visite também a página do Cadastur. Se você já começou a preparar a viagem das férias ou do próximo feriado, não deixe de acessar também o site promocional do Ministério do Turismo, que traz informações sobre destinos, roteiros e as principais atrações turísticas do Brasil.

LEGISLAÇÃO

O cadastro dos prestadores de serviços que atuam no mercado turístico nacional é regulamentado pela Lei 11.771/2008, decreto 7.381/2010 e Portaria 130/2011. As empresas que atuam como agência de turismo, meio de hospedagem, transportadora turística, organizadora de eventos, parque temático, acampamento turístico e guias de turismo têm a obrigação legal de se cadastrar e renovar o cadastro de dois em dois anos.
Para regularizar o cadastro, o empresário deve entrar em contato diretamente com o órgão oficial de turismo em seu estado, apresentando a documentação atualizada do estabelecimento e o formulário de oferta de serviços.
Se preferir, entre em contato com o Ministério do Turismo pelo telefone 0800 606 8484 ou pelo email atendimento.cgst@turismo.gov.br

(Fonte : MTur)

BRASIL E EUA TERÃO REUNIÃO SOBRE VISTOS NO PRÓXIMO DIA 22 EM WASHINGTON


Diplomatas do Brasil e dos EUA estiveram em reunião, em Brasília, discutindo uma série de ações comuns sobre Previdência Social, transferência de presos, sentenças criminais e assistência consular durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A delegação brasileira é coordenada pelo subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, embaixador Sérgio França Danese, e a comitiva norte-americana, pela secretária de Estado Assistente para Assuntos Consulares do Departamento de Estado, a embaixadora Janice Jacobs.
O eventual acordo sobre o fim da necessidade de vistos para os Estados Unidos será tema de uma reunião à parte, apenas no próximo dia 22, em Washington. Há seis meses – quando o presidente norte-americano, Barack Obama, e a presidenta Dilma Rousseff conversaram sobre o assunto –, eles demonstraram interesse mútuo em acabar com o visto obrigatório, mas não definiram uma data para eliminá-lo.

(Fonte : Agência Brasil – imagem divulgação)

NOVO EMPREENDEDOR MUDA FOCO DO SEBRAE


Se no passado a redução de impostos e a burocracia apareciam como os maiores entraves para os empreendedores de menor porte, hoje é a capacitação do dono do negócio e o treinamento dos empregados que ocupam espaço na lista de itens mais importantes para crescer nos próximos dez anos.
O presidente do Sebrae nacional, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, fala do novo perfil do empreendedor. Leia trechos da entrevista.

Folha - O que mudou no perfil do empreendedor no Brasil?
Luiz Barretto Filho - Empreender era um fenômeno por necessidade. Não havia outra alternativa no mercado de trabalho para gerar renda para a família. Uma pesquisa encerrada no mês passado mostra que somente 18% dos empreendedores o fazem como alternativa de renda. Sete em cada dez novos empreendimentos são feitos por oportunidade, por vocação ou para ter qualidade de vida.

Antes o foco do Sebrae era ajudar o microempresário a sobreviver. Qual é agora?
É preciso ter capacitações para atender diferentes níveis de empreendedores. No total são 6,9 milhões de empreendimentos que optaram pelo Super Simples, segundo dados da Receita Federal de setembro. Desses, 2,9 milhões são microempreendedores individuais, que se formalizaram nos últimos três anos incentivados pela legislação. O esforço agora é ter trabalho de segmentação para cada tipo de público, entender as demandas. Serão investidos R$ 800 milhões em projetos de inovação nos próximos três anos.

Qual o desafio para os empreendedores que já passaram do estágio inicial?
Empreendedores entre três e nove anos de vida têm como maiores preocupações o pagamento de tributos, a concorrência, e não mais o acesso a crédito e capital de giro.
A agenda é da inovação, da internacionalização, de como competir com produtos estrangeiros. A busca da produtividade tem de ser com inovação, design, economia criativa.
Somente cerca de 2% das microempresas exportam. E o setor como um todo responde por 25% do PIB. A média em outros países é de 35% a 45%.

A lei federal ajudou as empresas a se formalizarem, mas as barreiras municipais e estaduais ainda são muitas, segundo pequenos empresários. Como o Sebrae encara essa questão?
Não se pode tratar um empresário de Heliópolis, do Capão Redondo ou da Rocinha como se trata um já estabelecido na avenida Paulista ou na Berrini [em São Paulo]. A maior parte das pequenas empresas começa a desenvolver negócios em casa. Não dá para exigir que paguem, por exemplo, IPTU comercial.

A legislação estadual favorece o setor?
Há um tema em pauta que é o da substituição tributária [regime em que um estabelecimento da cadeia recolhe ICMS antecipado por outros contribuintes envolvidos na operação para evitar sonegação de impostos]. Não questiono que tenha efeitos para os governos estaduais. Mas tem de haver legislação diferenciada, por porte, por produto, para não punir os pequenos. No âmbito federal, também queremos ampliar a legislação do Super Simples para a área de serviços

Na pesquisa feita com empreendedores, 43,5% não se consideram empresários. Por que isso ocorre?
É cultural. No passado, o empreendedorismo era visto como uma posição transitória, como um bico. A figura do microempresário tem de ser mais valorizada.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

ACCOR É ELEITA EMPRESA MAIS ADMIRADA DO SETOR HOTELEIRO


A Accor foi condecorada pelo 12º ano como a empresa mais admirada no Brasil em 2012 no segmento “rede de hotéis”, em cerimônia de premiação realizada na noite do dia 2, deste mês pela revista de economia, política e cultura Carta Capital, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo.
Para o grupo, que é líder de mercado na Europa e está presente em 92 países com cerca de 3,5 mil hotéis e 440 mil quartos, a conquista desde prêmio reflete os importantes do grupo na região, mais especificamente, no Brasil.
“Estar entre as empresas mais admiradas do Brasil é uma grande satisfação para nós da Accor e prêmios como este nos motivam a evoluir constantemente. Em nome dos oito mil colaboradores de nossa empresa, agradeço ao empresariado brasileiro e aos nossos pares da hotelaria. Estamos muito honrados por termos sido eleitos mais uma vez como a empresa mais admirada do Brasil na categoria Rede de Hotéis”, ressalta o COO da Accor para América Latina, Roland de Bonadona.
A Accor foi destaque como referência em 13 critérios, dentre eles qualidade de produtos e serviços, inovação, ética, respeito pelo consumidor, compromisso com RH entre outros.
O prêmio “As Empresas Mais Admiradas no Brasil 2012” é promovido pela revista CartaCapital, uma das mais importantes publicações no Brasil, em parceria com a consultoria Officina Sophia Conhecimento Aplicado, de Paulo Secches, que aplica um questionário junto a mais de 1000 executivos das empresas que compõem os 49 segmentos pesquisados.

(Fonte : Brasilturis Jornal)

BRASÍLIA É UM DOS DESTINOS PRINCIPAIS PARA EVENTOS


Vários fatores fazem do turismo uma vocação natural de Brasília. Atualmente, a cidade é um dos principais pontos de desembarque de participantes, ouvintes ou palestrantes em congressos, convenções, assembleias, simpósios, seminários, reuniões corporativas, workshops, conferências, encontros culturais e mais uma dezena de outros tipos de eventos.
O Governo do Distrito Federal procura participar efetivamente da captação de eventos para o DF. Recentemente, autoridades brasilienses receberam a comissão organizadora do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), que busca local para realizar a 31ª edição de seu congresso, que deverá reunir, em 2015, mais de quatro mil profissionais.
Dados da Associação Internacional de Congressos e Convenções (AICC) revelam que a capital federal ocupa o quarto lugar entre as cidades brasileiras que mais realizaram eventos em 2011, ficando atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Se em 2007 a cidade teve apenas um evento internacional, em 2011 sediou 13. "A captação desses grandes eventos é uma das prioridades da Secretaria de Turismo", afirma o secretário Luis Otávio Neves.
Muitas dessas convenções são encontros científicos, como o 40º Congresso Brasileiro de Radiologia (de 4 a 9 de setembro) e o de Enfermagem (de 27 a 29 de setembro). Segundo a Secretaria de Turismo (Setur), esses eventos são o principal motivo do impacto positivo na economia local. De acordo com dados do Ministério do Turismo (Mtur), quem vem a trabalho tem gasto diário médio mais elevado - R$ 212,28 contra R$ 126,52 do turista de lazer. "Esse visitante movimenta a cadeia produtiva da cidade, direta ou indiretamente", analisa o secretário.
Dados do Estudo do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) apontam que a média de ocupação hoteleira em Brasília de segunda a quinta-feira é de 76%, índice que cai para 58% nos fins de semana. "Por isso a Secretaria de Turismo do DF tem investido na captação de eventos, acreditando ser essa uma importante política que ajuda a gerar benefícios econômicos e sociais para a cidade", observa o secretário.
Os turistas que vêm para os encontros técnico-científicos usufruem dos mesmos serviços usados pelos visitantes de lazer, porém, o secretário da Setur aponta duas distinções. "O turista que vem a trabalho preocupa-se menos com o preço, uma vez que as despesas serão arcadas pela empresa, e é mais atento quanto à localização e ao conforto dos serviços oferecidos", explica.
Números da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e do Sistema de Informações Hoteleiras para o Turismo (SIHTUR) evidenciam que 49% dos turistas que visitam a capital o fazem por motivos de negócios e convenções. Segundo dados do Mtur, desses turistas, 39% chegam antes ou permanecem na cidade após o evento.

OUTROS ENCONTROS

O secretário Luis Otávio Neves destaca o Congresso Brasileiro de Cardiologia, em setembro de 2014, como a menina dos olhos. "Esse encontro reunirá cerca de 14 mil pessoas. Será o maior evento em Brasília depois da Copa do Mundo de 2014", ressalta.
Além disso, ainda estão previstos o 56º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, em novembro de 2015; o 63º Congresso Brasileiro de Anestesiologia, em novembro de 2016; o Congresso Internacional de Neurocirurgia, em setembro de 2016; e o 30º Congresso Internacional de Horticultura (IHC), em agosto de 2018. Todos com estimativa de público igual ou superior a 3 mil pessoas.
Dados do Mtur revelam que a maioria dos turistas que chegam a Brasília são procedentes dos Estados Unidos, Argentina, Alemanha, França, Chile, Paraguai, Inglaterra, China, México e Espanha, e que 36,8% deles vêm por motivo de negócios e eventos. A Europa é hoje o continente que mais envia turistas à cidade. Em âmbito nacional, Minas Gerais e São Paulo encabeçam a relação de estados de origem dos visitantes a capital federal

(Fonte : Jornal de Turismo / imagem divulgação)

PARA ABORDAR COMERCIANTE E AJUDAR TURISTAS, GCM TEM AULA DE CHINÊS


Oitenta guardas-civis metropolitanos de SP estão numa difícil missão: aprender chinês.
Nesta semana, eles começaram o curso de três semestres. A ideia é que possam abordar melhor os comerciantes chineses na cidade e que haja melhor desempenho em operações como combate à pirataria, ao contrabando e à sonegação fiscal.
E também atender aos turistas que vêm à capital paulista, que devem aumentar com a Copa.
"Muitas vezes, o guarda não consegue explicar por que o comerciante está irregular. Se a comunicação melhorar, evitamos atrito", disse o superintendente de operações da Guarda Civil Metropolitana, Marcus Moreira.
Os GCMs que estão aprendendo chinês atuam em diversas áreas da corporação.
Assim, diz Moreira, aumenta a capilaridade do atendimento -um guarda que não conhece o idioma pode pedir auxílio a outro, até pelo sistema de comunicação.
O curso é dado por meio de parceria entre a Secretaria de Segurança Urbana, a Fundação Editora da Unesp e o Instituto Confúcio. É considerado pioneiro no setor público municipal paulistano.
São três módulos com cem horas-aula cada um. Os alunos que se destacarem poderão fazer curso na China.
"Felizmente, a professora disse que é mais fácil a gente entender o chinês do que o contrário. Sorte nossa", afirmou Moreira.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

EM RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO, PASSAREDO É A MELHOR EMPRESA PARA VOAR


A companhia aérea Passaredo é considerada a melhor empresa no quesito relação custo-benefício na avaliação dos passageiros, segundo dados no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A empresa teve média de 8,48 e foi a única companhia nacional com nota acima de oito. Em seguida vem a Puma Air, com 7,90 e a Sol Linhas Aéreas, 7,46. Já a NHT Linha Aéreas e a Gol ficaram com 7,19 e 7,13 de média, respectivamente.
Na avaliação sobre custo-benefício é observado se o preço da passagem corresponde ao tipo de serviço e atendimento realizado pela companhia.
A TAM ficou com média de 4,77 no quesito.

Índice geral

O “Espaço do Passageiro” é uma área no site da Anac destinada aos consumidores que desejam avaliar as empresas aéreas. A avaliação pode ser feita sobre companhias nacionais e internacionais, além de por estado e por quesito. Os quesitos abordados são atendimentos a necessidades especiais, de reclamações, na sala de espera, na venda de passagens, no chek-in e pela internet, além do conforto das aeronaves, cuidado com a bagagem, pontualidade, relação custo benefício e serviço de bordo.
A Passaredo também foi considerada a melhor empresa no índice geral, com 8,56 de média. Em segundo lugar ficou a Puma Air (7,76), seguida pela Sol Linhas Aéreas (7,54), NHT (7,45) e Trip (7,23).

Internacional

O sistema da Anac também avalia as empresas internacionais. A KLM – Royal Dutch Airlines foi a mais bem avaliada em custo-benefício, com 9,87 de média.
No índice geral a KLM se manteve em primeiro lugar, com 9,87 de média, seguida pela Air France e pela Alitalia (9,42 cada), Aeroméxico (9,37) e Korean (9,31)

(Fonte : InfoMoney / imagem divulgação)

ANAC CONCEDE 14 FREQUÊNCIAS À TAM PARA O CHILE


A Agência Nacional de Aviação Civil concedeu à companhia aérea TAM 14 frequências semanais para voos regulares entre o Brasil e o Chile, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira.
Em meados de agosto, a agência alocou à TAM 14 frequências semanais para voos da companhia entre o Brasil e o Uruguai.
Já na semana passada, a Anac concedeu à rival Gol 14 frequências semanais para voos entre o país e os Estados Unidos, além de outras para República Dominicana e Bolívia.

(Fonte : Reuters)

AVIANCA ANUNCIA NOVOS VOOS PARA MACEIÓ


A Avianca anunciou que terá três voos diários para Maceió a partir deste mês. O primeiro a iniciar as operações na capital chegará no dia 15 de outubro, fazendo a rota São Paulo, Salvador e Maceió, com a aeronave A320. O anúncio foi feito pela companhia para o trade turístico de Alagoas na manhã desta quinta-feira (04) no Hotel Ritz Lagoa da Anta. Os outros dois voos começam a operar no dia 28 de outubro.
Rodrigo Napoli, diretor da companhia, apresentou indicadores e mostrou o quanto a Avianca tem crescido no mercado. “De 2009 para 2011 dobrou o número de passageiros, já de 2011 até 2013 somaremos mais 15 novas aeronaves, crescendo com sustentabilidade”, afirmou. O diretor ressaltou que os três voos diários da Avianca em Maceió será bom, tanto para o mercado local, como para a empresa.
Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, reforçou que, hoje, indiscutivelmente, um dos maiores problemas que Alagoas tem é malha aérea. “Um dos nossos desafios, esse ano, foi aumentar a oferta de assentos. Somos um destino emissor e receptor crescente e os novos voos trará desenvolvimento para o Estado”.
Já o presidente da Abav-AL, Afrânio Lages, reforçou a qualidade e credibilidade do grupo da companhia. “Os horários são bons, voar pela Avianca é bom e o grupo é forte, só chegam para somar com o nosso trabalho”, garantiu.

(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)

TAM FAZ PROMOÇÃO DE PASSAGENS PARA A AMÉRICA DO SUL


Os viajantes interessados em visitar a América do Sul neste fim de ano podem aproveitar uma promoção que a companhia aérea TAM está realizando nesta semana, com tarifas promocionais a partir de R$ 343,07 (Ida e volta).
Quem comprar bilhetes para trechos selecionados até a próxima terça-feira (09/10), em voos partindo de São Paulo (Guarulhos) ou Rio de Janeiro (Galeão), poderá conhecer cidades da Argentina, Colômbia, Chile, Peru ou Paraguai com valor de passagem reduzido.
Além disso, os passageiros também poderão parcelar o valor da compra em até cinco vezes sem juros, em qualquer cartão de crédito, ou em até 10 prestações no cartão TAM Itaucard (com parcela mínima de R$35,00).
A promoção é válida para viagens de ida e volta a serem realizadas de 8 de outubro a 31 de maio de 2013, exceto em feriados e na alta temporada (de 16/12 a 24/01), com permanência mínima de três dias no destino. Mais detalhes, inclusive das restrições, estão disponíveis no site da TAM.

Confira os trechos promocionais:

São Paulo (Guarulhos) – Buenos Aires (Ezeiza) – R$ 383,67

Rio de Janeiro (Galeão) – Buenos Aires (Ezeiza) – R$ 485,17

São Paulo (Guarulhos) – Santiago – R$ 403,97

São Paulo (Guarulhos) – Bogotá – R$ 647,57

São Paulo (Guarulhos) – Cartagena – R$ 647,57

São Paulo (Guarulhos) – Lima – R$ 566,37

São Paulo (Guarulhos) – Cusco – 708,47

Rio de Janeiro (Galeão) – Lima – R$ 566,37

São Paulo (Guarulhos)- Assunção – R$ 343,07

(Fonte : Portal Guarulhos / imagem divulgação)

GOL LANÇA PROMOÇÃO PARA BUENOS AIRES E ASSUNÇÃO


A Gol está com tarifas especiais para Buenos Aires e Assunção. A ação, que é valida até o dia 15 de outubro, já esta no ar no site da companhia e os voos devem acontecer até o dia 31 de maio de 2013. De acordo com o gerente de Revenue Management da aérea, Renzo de Mello, trata-se de uma oportunidade para quem já está programando as férias.
A promoção inclui bilhetes que tem como ponto de origem as cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília.

Para mais informações: www.voegol.com.br

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

IBERIA REDUZ VOOS PARA O RIO NA TEMPORADA DE INVERNO QUE COMEÇA DIA 30


A companhia aérea espanhola Iberia está reorganizando a oferta de voos transatlânticos para a temporada de inverno, que começa no próximo dia 30 de outubro e vai até o final de março de 2013. A Iberia vai reduzir a oferta para alguns mercados e aumentá-la para outros, como é o caso do Chile e do México. Já destinos como o Rio de Janeiro, Montevidéu, Bogotá e Los Angeles (a rota será suspensa em janeiro e fevereiro), terão a oferta reduzida. No caso do Rio, a “Cidade Maravilhosa” perderá na temporada europeia de inverno um voo semanal. Hoje a companhia opera até 7 voos semanais e durante a temporada de inverno operará até 6 frequências semanais.

(Fonte : Business Travel Magazine)

KLM COMEÇA A OPERAR SEU 4º VOO SEMANAL PARA O RIO DE JANEIRO NO DIA 28


A companhia aérea holandesa KLM operará sua 4ª frequência semanal entre os aeroportos Schiphol de Amsterdam (AMS) e o Antônio Carlos Jobim/Galeão (GIG), no Rio de Janeiro, a partir do próximo dia 28 de outubro. Com isso, a KLM passa a oferecer voos entre as duas cidades às terças, quintas-feiras , sábados e domingos. Os voos são operados por aeronaves Boeing 777-200ER com capacidade para 318 passageiros, sendo 35 na Classe Executiva e 283 na Classe Econômica. Os voos partem do Rio de Janeiro às 21h45 e chegam a Amsterdam às 12h15 do dia seguinte. No sentido inverso, os voos partem do AMS às 10h40 e chegam ao GIG às 19h35 do mesmo dia

(Fonte : Business Travel Magazine)

BRITISH AIRWAYS TESTA UM NOVO SISTEMA QUE PODE ELIMINAR O CHECK-IN ONLINE


O check-in online, que se tornou uma rotina para os viajantes frequentes nas 24 horas que antecedem seus voos e que eliminou a desconfortável e demorada fila nos tradicionais balcões de check-in dos aeroportos, também pode estar com seus dias contados. A British Airways está testando um novo serviço que vai fazer automaticamente o check-in dos passageiros antes de seus voos. Passageiros selecionados, que embarcam em aeroportos na França neste mês estão tendo a opção de ser checados automaticamente um dia antes da partida do voo, ter assento marcado e receber um passe eletrônico de embarque.
“Os clientes têm tanta coisa para pensar antes de uma viagem, que esperamos dar-lhes um item a menos para fazer”, disse Frank van der Post, diretor de Marcas e Experiência do Cliente da companhia em um comunicado. “Eles só precisarão deixar suas malas em um balcão especial e dirigir-se para o portão de embarque”. A companhia assegura que o passageiro sempre poderá escolher utilizar ou não o sistema de check-in automático e ter a opção de mudar o assento marcado, caso aquele que lhe foi atribuído no processo não seja de seu agrado. Os viajantes poderão até mesmo cadastrar suas preferências de assentos no sistema, para aumentar a chance de sentar onde eles gostam.
Entretanto, alguns experts e analistas da indústria estão céticos em relação às vantagens do sistema, desenvolvido com o objetivo de reduzir tempo no processo de embarque. Rick Seaney, CEO do FareCompare.com, por exemplo, argumenta que muitas companhias aéreas recentemente começaram a cobrar um fee para confirmar assentos no momento da compra do bilhete. Consequentemente, atribuir assento gratuitamente no check-in 24 horas antes do embarque, causará uma redução de receitas e uma avalanche de reclamações de clientes que procuram viajar em assentos no corredor ou na janela.
A British Airways pretende expandir o teste do check-in automático para um grupo maior de viajantes na primavera. Se forem bem sucedidos, a companhia pretende torná-la uma opção para todos seus passageiros.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)