quinta-feira, 9 de agosto de 2012

GOVERNO EXIGE DE BANCOS NOVA REDUÇÃO DOS JUROS


Em nova rodada de reuniões com representantes dos principais bancos do país, o ministro Guido Mantega (Fazenda) cobrou ontem reduções adicionais nas taxas de juros, até como forma de reduzir o calote.
Segundo a Folha apurou, o governo admitiu que o setor financeiro repassou aos consumidores um pouco mais do que os 4,5 pontos percentuais de queda da taxa básica, a Selic, de agosto de 2011 para cá, mas deixou claro que isso não é suficiente.
Em outras palavras, a avaliação é que ainda há gordura para queimar.
Novas quedas nas taxas de juros, afirmou Mantega aos executivos, além de aumentar o acesso a financiamentos, permitiriam reduzir a inadimplência, que em julho parou de subir, mas ainda está no segundo maior nível da série histórica, de 2000.
A reunião teve a participação de executivos de nove instituições financeiras, além do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.
"A economia vai retomar e vamos ter um segundo semestre muito melhor do que o primeiro", disse Jorge Hereda, presidente da Caixa.
"Esse é o pensamento de todos que estiveram na reunião."

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

POLICIAIS PAULISTAS PARTICIPAM DE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA A COPA DO MUNDO


Policiais civis do Estado de São Paulo participam desde terça-feira (07.08), do curso "O policial civil e a diversidade humana nos grandes eventos internacionais".
Considerando o número de turistas que estará no país durante o evento, o curso terá como objetivo capacitar delegados e agentes de segurança pública para conciliar as diversidades culturais, raciais e religiosas dos visitantes, respeitando as diferenças. Entre os assuntos tratados estão a visão atual das relações raciais no mundo, as facetas da cidadania e a atuação do governo paulista na proteção de segmentos vulneráveis e a liberdade religiosa.

(Fonte : Governo do Estado de SP )

AUTO-ATENDIMENTO DA GOL CRESCE NO PRIMEIRO SEMESTRE


De acordo com dados divulgados pela Gol, 45% dos passageiros da empresa já realizam o próprio check-in pelos totens de auto-atendimento, internet, celulares, iPhone e wap. Em janeiro do ano passado, este universo era de cerca de 27% dos clientes. Um ano depois, chegou a 36%, um crescimento de nove pontos percentuais em 12 meses, aumento equivalente ao observado nos primeiros seis meses de 2012.

(Fonte : Panrotas)

SICONV ESTÁ ABERTO PARA CADASTRAMENTO DE PROPOSTAS


O Siconv já está aberto para cadastramento de propostas que tenham como objetivo atender, em três importantes programas da atividade turística, às cidades-sede da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo da FIFA 2014, entorno e destinos consolidados com fluxo turístico nacional e internacional.

O prazo para cadastramento vai até 06/09. Os programas são os seguintes:

- Desenvolvimento e Integração da Produção Associada ao Turismo

- Fomento ao Turismo de Base Local

- Qualificação Profissional dos Serviços Turísticos

São elegíveis propostas apresentadas por entidades da Administração Pública Municipal, Administração Pública Estadual ou do Distrito Federal, empresa pública/sociedade de economia mista, desde que atendam aos critérios estabelecidos para os programas. As exigências estão listadas na página do SICONV.

(Fonte : MTur)

DECRETO PREVÊ 2% DOS INGRESSOS NA COPA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


Decreto da presidente Dilma Rousseff publicado nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial reserva pelo menos 2% dos ingressos da Copa do Mundo de 2014 para serem vendidos a pessoas com deficiência e acompanhantes. A Fifa passa a ser obrigada a oferecer 1% dos bilhetes para as pessoas com deficiência e garantir mais 1% para que cada um possa levar pelo menos um acompanhante. As mesmas regras valem para a Copa das Confederações de 2013.
A medida é um avanço em relação à Lei Geral da Copa que previa apenas a possibilidade de um acordo entre o governo e a Fifa para a oferta dos bilhetes para pessoas com deficiência e não estabelecia regras para os acompanhantes. Agora, a reserva passa a ser obrigatória. A Fifa só poderá vender estes bilhetes a outras pessoas se comprovar a falta de demanda.
O decreto da presidente ainda determina que os estádios em construção ou reforma para as competições da Fifa deverão observar a destinação de 1% da sua capacidade para atender a pessoas com deficiência, garantindo espaço para pelo menos um acompanhante para cada uma. A aprovação de financiamentos para estes estádios fica condicionada ao cumprimento dessa exigência.
No mesmo instrumento, a presidente edita ainda normas para emissão de vistos de trabalho para pessoas ligadas à Fifa e a seus parceiros. Prevê ainda que qualquer controvérsia entre o governo e a entidade do futebol poderá ser resolvida de forma conciliatória dentro de um órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).
Outro decreto publicado no Diário Oficial altera a estrutura do Ministério do Esporte. O destaque é a criação de uma assessoria extraordinária de coordenação dos grandes eventos esportivos vinculada diretamente ao gabinete de Aldo Rebelo. Outra assessoria, internacional, passa a fazer parte da estrutura fixa da pasta, também vinculada ao ministro.

(Fonte: Agência Estado / imagem divulgação)

RESORT MUDA FOCO E RECEITA SOBE


Os resorts brasileiros deverão registrar, em 2012, a maior taxa média de ocupação em oito anos, de 54%. Esse foi o desempenho verificado em 2004, quando esses complexos turísticos contavam com grande frequência de turistas europeus, animados com o dólar bem valorizado em relação ao real. A estimativa é do diretor-executivo da Associação Brasileira dos Resorts (Resorts Brasil), Ricardo Domingues.

(Fonte : Jornal Valor)

IBEROSTAR INCORPORA DEZ NOVOS HOTÉIS A SEU PORTFÓLIO


O Grupo Iberostar anunciou a incorporação de dez novos empreendimentos ao portfólio da rede, graças a uma aliança com o Corbis Group. Com o acordo, a rede espanhola passa a contar com mais 1,4 mil apartamentos em novos destinos na Tailândia e Espanha. A informação foi dada pelo diretor comercial e de Marketing Brasil do Iberostar Hotels & Resorts, Orlando Giglio, que aproveitou a ocasião para apresentar algumas novidades da rede.
Dos dez hotéis adquiridos, dois estão na Tailândia. Os outros empreendimentos estão situados na Espanha, sendo dois em Fuerteventura e dois em Sevilha, e outros em Menorca, Córdoba, Hornachuelos e Granada. “Esses hotéis vão ampliar nossa presença na Europa e contribuir para o nosso crescimento”, disse Giglio. No início de 2012, a Iberostar havia anunciado a incorporação da britânica Thomas Cook, composta por cinco hotéis e um clube de golfe na Espanha. Na ocasião, a rede investiu 72 milhões de euros.
Especificamente no que diz respeito ao mercado brasileiro, o executivo ainda destacou as novas nomenclaturas dos hotéis e o novo site, reformulado especificamente para melhorar o atendimento do B2C e B2B. “Com o novo portal, mais fácil e interativo, conseguimos triplicar o número de visitantes. Ele deverá contribuir também para a nossa meta de crescimento global, que é de 3 a 5%”, afirmou.

(Fonte : Panrotas / imagem M. Tuna)

CARA NOVA


A rede de hotéis Estanplaza terminará de renovar todos os seus 1.100 apartamentos até o final do ano que vem.
A companhia, que tem sete hotéis em São Paulo, fará um investimento de cerca de R$ 20 milhões.
Nos próximos meses, a rede anunciará seu primeiro projeto fora da capital, na cidade de Santos.
O empreendimento terá 224 apartamentos.
"A ideia é que o hotel funcione como residência para executivos", diz João Paulo de Andrade, da Estanplaza.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

PRIVALIA LANÇA SERVIÇO DE VIAGENS ONLINE


A Privalia lança a categoria de viagens virtual em seu site. O clube de compras online vai comercializar pacotes, cruzeiros, hotéis e passagens com descontos de até 70%. A Privalia é o primeiro clube de compras que lança esse tipo de serviço focado no turismo. Semanalmente, serão selecionadas as melhores ofertas de viagens para diferentes regiões do Brasil e do mundo que ficarão no ar por até cinco dias.
Segundo José Manuel Villanueva, um dos fundadores do Grupo Privalia, que tem operação no Brasil há três anos, a decisão de investir na área de viagens veio da necessidade de complementar a oferta de produtos que a empresa oferece. “As pessoas desejam viajar, se vestir bem, ter acesso aos melhores produtos de beleza e para o lar, com o máximo de economia possível”, explica o executivo.

(Fonte : Mercado & Eventos)

AEROPORTOS MAIS MOVIMENTADOS DO PAÍS


Como já era de se esperar, Guarulhos, Galeão e Congonhas foram os três aeroportos mais movimentados do Brasil no primeiro semestre de 2012. Eles foram responsáveis pela circulação de 15,6 milhões, 8,4 milhões e 8 milhões de passageiros, respectivamente. Os dados foram divulgados no estudo Visão Setorial Sistema Aeroportuário Nacional, realizado pelo Snea.
Neste período, no que diz respeito à taxa de crescimento dos principais aeroportos nacionais, destacam-se Campinas/Viracopos (SP), Confins e Galeão como os mais relevantes, com taxas de 22,25%, 17,86% e 20,84% respectivamente, principalmente devido à disponibilidade de capacidade, o que não ocorre em outros aeroportos, tais como Guarulhos, Congonhas e Santos Dumont.
O aeroporto de Salvador registrou uma retração de 6,5% no movimento de passageiros, em relação ao ano passado.

OS DEZ AEROPORTOS MAIS MOVIMENTADOS (EM MILHÕES DE PASSAGEIROS):

Guarulhos – 15,608

Galeão – 8,451

Congonhas – 8,058

Brasília – 7,774

Confins – 5,113

Campinas – 4,2282

Santos Dumont – 4,262

Porto Alegre – 4,044

Salvador – 4,029

Curitiba – 3,33

(Fonte : Panrotas / imagem divulgação)

SISTEMA DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO EM FLORIANÓPOLIS É COMPARÁVEL AOS MELHORES DO MUNDO


Quem olha a bancada da torre de controle do aeroporto de Florianópolis pode pensar que está faltando alguma coisa, tamanho o espaço sobrando nas mesas dispostas em forma de U. Mero engano. Depois do investimento de R$ 2,5 milhões, até a cortina é automática. Mas a maior diferença são os computadores que fazem a função de várias máquinas e abriram espaço no ambiente. Este é o reflexo de uma das etapas de modernização do controle do espaço aéreo da Capital que igualou o sistema de segurança do terminal aos melhores do mundo.
A atualização começou em 2008, compreendeu cinco sistemas e consumiu R$ 19 milhões. A última fase é a substituição do ILS, equipamento usado em pousos por instrumentos. Ontem, uma equipe vinda do Rio de Janeiro terminou o serviço de inspeção do aparelho. Com um avião especial, oficiais da Aeronáutica fizeram 8 horas e 35 minutos de voo sobre Florianópolis para saber se as ondas de rádio emitidas estavam dentro dos padrões e fizeram os ajustes necessários.
Responsável pelos serviços, o presidente da comissão de controle do aéreo da Aeronáutica, major brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino, disse que a parte deles está concluída e só falta a instalação de um sensor na cabeceira da pista. Ele explica que o cimento deve demorar pelo menos dois dias para secar e a expectativa é que a última etapa da atualização do sistema de segurança passe a operar a partir da próxima semana.
O ILS servirá somente para aterrissagens pela cabeceira Oeste — aproximação sobrevoando o município de São José. Um estudo sobre as condições de operação do aeroporto mostra que a maioria dos voos chegam por esta rota, por isso a escolha do equipamento focar nestas aterrissagens. O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo informa que no ano passado o ILS tinha a mesma capacidade e o aeroporto de Florianópolis ficou fechado para pousos somente 15 horas e 17 minutos nos 365 dias de 2011.
O major brigadeiro Aquino ressalta que os novos equipamentos não farão o aeroporto se tornar mais seguro. O presidente da comissão declara que não há maneabilidade nos padrões de segurança. Conta que a modernização é feita para aumentar a confiabilidade do sistema, ou seja, para que a possibilidade de defeitos caia drasticamente.
Apesar do investimento de R$ 19 milhões, não houve uma melhora nas condições de pouso do aeroporto. O ILS continua a ser de categoria 1, o que significa auxílio na aproximação até 60 metros de altitude. Se até este ponto não houver visualização da pista o terminal é fechado. O major brigadeiro explica que somados todos os períodos de fechamento no ano passado não se chega a um dia por isso o investimento milionário não se justifica.

SEGURANÇA ATUALIZADA ESTRUTURA A SOBRECARREGADA

O sistema de segurança do Aeroporto Hercílio Luz pode estar igual aos melhores do mundo, mas a estrutura deixar a desejar. A reforma é planejada desde 2004 e até agora ainda falta muito. A burocracia fez que a licitação se arrastasse ao longo dos anos. Os prazos foram ampliados e agora, se novos atrasos não forem anunciados pela Infraero, as obras tem previsão de serem concluídas em fevereiro de 2015.
No momento, são realizadas as etapas iniciais do primeiro e terceiro lote da obra de ampliação do aeroporto. Elas correspondem a terraplanagem, pista de taxiamento, estacionamento e pátio de aeronaves. A segunda etapa, que corresponde ao novo terminal para 6,7 milhões de passageiros por ano, tem o leilão marcado para 30 de agosto. A automação predial, última fase, sequer tem prazo para o leilão que vai escolher a empresa responsável. Ela inclui sistemas automáticos de desligamento de esteiras de bagagem, ar-condicionado e outros equipamentos.
Joinville também vive seus problemas e há anos espera a instalação de um ILS. De acordo com o major brigadeiro, o equipamento chegará no Brasil em novembro e será igual ao de Florianópolis. Ele diz que depois das obras da Infraero o sistema será instalado em três meses.

(Fonte : Diário Catarinense / imagem divulgação)

POLICIAIS FEDERAIS FAZEM PROTESTO NO GALEÃO


O segundo dia da greve dos policiais federais foi marcado ontem pela adesão da categoria no Rio, onde cerca de 50 agentes fizeram operações-padrão no aeroporto Antônio Carlos Jobim, o Galeão.
Eles fizeram revistas de bagagens e documentos no embarque internacional. Apesar da operação, por causa do baixo número de voos ontem, não chegou a haver formação de filas.
O serviço de emissão de passaportes também foi prejudicado. Somente pedidos considerados de emergência foram liberados. Diariamente são emitidos cerca de 400 passaportes no aeroporto. Ontem à tarde, apenas dois foram registrados.
A mobilização prejudica a emissão de passaportes em pelo menos 15 Estados, entre eles Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Ceará e Santa Catarina.
Apenas casos emergenciais ou já agendados estão sendo atendidos. Em São Paulo, onde o serviço é terceirizado pela Polícia Federal, a emissão de passaportes não foi afetada.
Hoje, policiais federais prometem fazer operação-padrão no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), e no porto de Santos.
Amanhã, a categoria deve fazer uma assembléia para decidir pela continuidade ou não da greve.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

2ª. MAIOR FEIRA DE AVIAÇÃO EXECUTIVA DO MUNDO COMEÇA SEMANA QUE VEM EM SP


A Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition) começa na próxima quarta, dia 15 de agosto, em São Paulo, no Aeroporto de Congonhas. A feira já é a segunda maior do mundo na área de aviação executiva e este ano vai trazer mais de 70 aeronaves executivas, de fabricação nacional e estrangeira, e cerca de 190 expositores. São esperados 16 mil visitantes para os três dias de feira. A Labace vai até sexta, dia 17 de agosto, das 12h às 21h, exceto na própria sexta, quando os portões fecham às 20h. Os ingressos custam R$ 200,00.Todos os anos, a Labace reúne em São Paulo os maiores fabricantes mundiais de aeronaves executivas, empresa de manutenção, táxi aéreo e comercialização de equipamentos voltados para a aviação executiva. Por isso, o evento atrai compradores, pilotos e profissionais do setor. A expectativa para este ano é gerar negócios da ordem de US$ 700 milhões. Estarão presentes este ano grandes players do setor, entre eles, Embraer, que vai levar para a Labace pela primeira vez o Lineage 1000, o maior e mais luxuoso jato executivo da empresa, a Gulfstream, que está trazendo para a feira três modelos, o G150, o G450 com o novíssimo interior Elite, e o G550, a aeronave executiva de maior alcance do mercado, e mais Bombardier, Helibras, Jet Aviation, Líder Aviação e muitas outras.

Mais informações em www.abag.org.br  

(Fonte : Ascom Labace / imagem divulgação)

“AEROSHOPPING” É TENDÊNCIA NOS AEROPORTOS BRASILEIROS


A exploração de pontos comerciais e serviços nos aeroportos fornece hoje 35% dos recursos para o financiamento de projetos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra a maioria das instalações deste tipo no País. De janeiro a junho deste ano, a receita com aluguel desses espaços nos complexos aeroportuários para publicidade e locação de lojas já havia rendido à estatal perto de R$ 124,4 milhões, crescimento de 24,33% e 27,43%, respectivamente, em relação a igual período do ano passado. Com o advento da Copa de 2014 e da Olimpíada em 2016 a previsão é que essas áreas terão mais expressividade.
Os resultados comprovam como os aeroportos não podem mais se dar ao luxo de ser meros espaços para pouso e decolagem de aviões. "O conceito de aeroshopping nasceu em 2002, a partir de estudos de tendências, mas ficou adormecido e agora o estamos resgatando", afirma Claiton Resende Faria, superintendente de Negócios Comerciais da Infraero.
Faria diz que os aeroportos administrados pela Infraero são, hoje, grandes canteiros de obras. "Estamos aumentando e modernizando as instalações. As receitas, para tanto, podem vir, em grande medida, do varejo e atividades correlatas". No Brasil e em toda a América Latina, porém, essa atividade aeroportuária ainda é tímida. Na Europa, 49% do faturamento dos aeroportos vem das receitas de não-aviação. Mas nem sempre foi assim: "Em 2000, na Europa, apenas 30% das receitas dos terminais aéreos vinham de fontes não ligadas à aviação. Tivemos de trabalhar e evoluir para chegar à atual porcentagem", afirma Paula Santos, executiva portuguesa da empresa IB2G Airport Consulting.
Maior margem operacional e menor regulação são algumas das vantagens das receitas não obtidas da aviação para os aeroportos e para as empresas que os administram. Tais atividades contribuem para a satisfação dos passageiros, tornando o local mais acolhedor aos usuários.

FREE SHOPS

Os tipos de lojas que podem ser encontradas nos modernos aeroportos envolvem, por exemplo, food service. Lanchonetes e restaurantes são uma das fontes mais frequentes e expressivas de receitas não-aéreas para os aeroportos, em especial nos terminais menores e sem conexão internacional. Nos maiores, como Cumbica, em Guarulhos (SP) e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, as lojas de compras livres de impostos (conhecidas como free shops) contribuem com grande parte dos recursos.
Recentemente, a Infraero anunciou que pretende inaugurar até o final de 2012 lanchonetes com preços populares. A estatal quer introduzi-las ao menos nos terminais das cidades-sede da Copa de 2014 que administra. A empresa também levou a proposta aos concessionários dos aeroportos privatizados - Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas) e Brasília -, mas as empresas têm liberdade de aderir, ou não, ao projeto.

PUBLICIDADE

Os ganhos com publicidade nos terminais são outra grande fonte de renda. Júlio César Giovannetti Netto, executivo da Via Mais, empresa que comercializa mídia em aeroportos, vê este setor como promissor no Brasil, mas alerta para alguns entraves que ele enfrenta: "As licitações usadas nos aeroportos brasileiros para a venda de espaço de publicidade em suas instalações são inadequadas. A publicidade tem uma dinâmica e uma agilidade que não são atendidas pelo processo licitatório". Giovannetti conta que o faturamento bruto total da mídia externa no Brasil - categoria na qual a publicidade em aeroportos está inclusa - corresponde a 3% de tudo que se gasta com publicidade no País. Em 2012, isto deve corresponder, segundo ele, a mais de R$ 1 bilhão.
As informações apuradas pelo DCI foram levantadas durante o evento Aeroinvest 2012 - 3º Fórum Internacional de Investidores em Infraestrutura Aeroportuária, em São Paulo.
Nuno Moreira, da operadora aeroportuária portuguesa ANA, afirmou no encontro que a empresa deve ser privatizada ainda este ano, a exemplo da companhia aérea TAP. O diretor de Projetos da Fraport, Felix Von Berg, que também estava no evento, revelou que a companhia alemã deve participar da disputa pela ANA.

(Fonte : DCI)

FRANKFURT TERÁ FEIRA NO BRASIL


Durante dois anos, a Frankfurter Buchmesse, empresa responsável pela organização da maior feira de livros do mundo - a de Frankfurt - e de conferências em diversos países, estudou o mercado brasileiro para ver se seria viável a realização de uma feira aqui. A ideia não era repetir o modelo alemão, já que o evento, lá, é exclusivamente voltado a profissionais do mercado editorial internacional e aborda todos os aspectos da indústria do livro. Tampouco queria fazer algo como as bienais, cujos objetivos são, basicamente, venda de livros e apresentação do mundo literário para crianças e jovens.
O objetivo era promover o debate entre profissionais da educação, do mercado editorial e de empresas de tecnologia. Foi criada, então, a Contec Brasil - Conferência Internacional de Tecnologia, Cultura e Alfabetização, realizada gratuitamente entre terça-feira e ontem, no Auditório do Ibirapuera.
O projeto será ampliado em 2013 e o modelo estará mais próximo do idealizado pelos alemães. A Contec continua no programa, e será realizada paralelamente a uma sonhada feira, que, assim como as conferências, será focada no livro e na educação. São esperados expositores brasileiros e estrangeiros nas áreas educacional e editorial - sobretudo de livros infantis e juvenis, desenvolvedores de jogos, fornecedores na área de tecnologia, empresas especializadas em crossmedia e em licenciamento de produtos, entre outros. O anúncio da nova feira foi feito ontem, em São Paulo, por Jurgen Boos, presidente, e Marifé Boix García, vice-presidente da Feira de Frankfurt.
Os dois alertam que não se trata de fazer uma versão menor da tradicional feira alemã - a edição deste ano será entre os dias 10 e 14 de outubro. "Não se pode copiar ou fazer uma mini-Frankfurt por causa de seu tamanho e de sua abrangência", diz Boos. A feira ocupa uma área equivalente a 14 campos de futebol, recebe 280 mil profissionais de 129 países e chega a ter pavilhões inteiros dedicados a livros de artes, de gastronomia, de turismo, etc. É lá que as editoras vendem e compram os direitos dos livros que serão publicados internacionalmente nos meses seguintes.
De acordo com Marifé García, são esperados no evento brasileiro editores, professores, bibliotecários, livreiros, funcionários do governo e quem mais se interessar pela causa. Assim como em Frankfurt, haverá os chamados Hot Spots, espaço oferecido para que os expositores debatam assuntos relacionados a seus produtos.
Leitura digital, edição de livros, aparelhos de leitura e ensino a distância são alguns dos temas em pauta no evento programado para 12 a 16 de junho, no prédio da Bienal, no Parque Ibirapuera. "Aprender deve ser divertido e interativo, mas sem conteúdo isso não é nada", comenta Boos. É essa a linha que o evento deve seguir. Para dar conta de tudo, a empresa, que já tem escritórios em Nova York, Nova Deli, Moscou e Pequim, abrirá um em São Paulo.
Alemanha e Brasil. A aproximação dos dois países se intensificou com a escolha do Brasil como convidado de honra da edição de 2013 da Feira de Frankfurt. Enquanto os brasileiros se organizam por aqui, os alemães se organizam por lá. No ano que vem, eles também serão homenageados na Rússia, na Romênia e aqui. Quem visitar a Bienal do Rio terá a oportunidade de conhecer a produção editorial alemã e conversar com escritores do país.
Antes disso, em outubro, o Brasil começa a aquecer para Frankfurt 2013. Na edição deste ano, representantes do País participarão de três eventos oficiais: a abertura, coletiva de imprensa para a apresentação do logo, slogan e novidades já fechadas e encerramento, quando um escritor brasileiro fará palestra. Nove autores estarão lá este ano. Entre eles, Luiz Ruffato, Cristóvão Tezza, Michel Laub e Andréa Del Fuego. No ano da homenagem, além de escritores irão cantores e artistas.

(Fonte : Jornal O Estado de S. Paulo)

OKTOBERFEST CHEGA A SÃO PAULO


Já mais do que tradicional na cidade de Munique (Alemanha), onde ocorre desde 1810, a Oktoberfest também já consagrada em Blumenau (SC), e outras cidades brasileiras - Santa Cruz do Sul (RS), Ponta Grossa (PR) e Rio de Janeiro (RJ) -, será realizada pela primeira vez na maior metrópole do Brasil, a capital paulista recebe nos dias 23, 24 e 25 de novembro sua primeira edição do evento. O anúncio foi feito hoje, dia 8, em tradicional ponto turístico de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão.
A festa cultural tão popularmente conhecida espera reunir no evento paulista cerca de 100 mil pessoas. Idealizadora e executora da 1ª Oktoberfest de São Paulo, a Tedesco Comunicação investe no projeto cerca de R$ 8 milhões somente na infraestrutura do evento que será realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
De acordo com a diretora de operações da Oktoberfest São Paulo, Madelon Tedesco, a ideia surgiu com o intuito de cobrir uma lacuna que era a falta de uma Oktober na maior cidade do País. "Depois dos catarinenses o paulista é o maior consumidor da Oktoberfest de Blumenau, por isso um evento aqui já dá índicios que será um sucesso", disse.
A certeza do sucesso da primeira edição já está no fato que para os próximos dois anos já estão garantidas novas edições. "Nossa ideia é de que a de São Paulo seja sempre o último evento a ser realizado, por isso em novembro, para que possamos reunir todas as colônias numa só Oktoberfest. Para 2013 já desenvolvemos até um tema, vamos celebrar o Ano do Brasil na Alemanha", antecipou Madelon.
Além de muitos litros de cerveja, uma previsão de até 700 mil litros, a Oktoberfest São Paulo também será de muita música. "Todo o visitante ganhará sua caneca de chope e os dias serão bem voltados a família, já as noites serão mais com foco no público jovem, tanto é que teremos uma homenagem a Berlim com Djs, vindos direto da capital alemã para animar as noites de evento", comentou. A gastronomia também será destaque, com pratos exclusivos 100% germânicos.
Para a realização da Oktoberfest São Paulo, foi fechado um acordo com a TAM Viagens, que será a operadora oficial. O hotel Holiday Inn Anhembi será parceiro também. E a São Paulo Turismo apoiadora, assim como o Centro de Turismo Alemão (DZT), representado no evento pela diretora da Representação de Marketing Brasil, Margaret Grantham.

Blumenau com novidades

Marcada para os dias 10 a 28 de outubro, a tradicional Oktoberfest de Blumenau este ano, servirá de base para a primeira edição do evento em São Paulo. Tanto é que o presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette, está servindo de curador do evento paulista. "É uma aproximação, apoio mesmo, uma ação de intercâmbio, pois em nada atrapalho nosso evento em Blumenau, pelo contrário, quem participar aqui pode ficar ainda mais curioso para conhecer o evento de lá", explanou.
Norberto Mette aproveitou para antecipar umas novidades da edição deste ano do evento de Blumenau, que segundo ele teve forte crescimento desde 2005. "A área física será ampliada, teremos mais 5 mil m² de espaço, somando um total de 44 mil m². Além de novas cervejas e bandas, também vamos ter este ano uma arena multiuso, com atividades de lazer para as crianças", disse.

(Fonte : Brasilturis Jornal / imagem divulgação)

JUSTIÇA DETERMINA FIM DE COBRANÇA PARA ENTRADA EM MORRO DE SÃO PAULO


O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) determinou o fim da cobrança da Taxa de Turismo de R$ 12 para entrada em Morro de São Paulo, Cairu, no Baixo Sul do estado.
De acordo com o TJ, a cobrança é inconstitucional. “Se couber, vamos recorrer. A constitucionalidade está no serviço que prestamos ao turista, que envolve receptivo, mapa da cidade, guias bilingues”, defende o prefeito de Cairu, Hildécio Meireles.
A lei que instituiu a cobrança é de 2006, chegou a ser suspensa no início do segundo semestre do ano passado, mas voltou a valer em janeiro deste ano após reformulação.

(Fonte : Correio da Bahia)

NORMA ABNT DE GESTÃO DE EVENTOS SUSTENTÁVEIS SERÁ LANÇADA EM S. PAULO


Acontecerá no próximo dia 13 de agosto, a partir das 19h00, o lançamento da ABNT NBR ISO 20121:2012, norma de gestão que visa privilegiar o uso de práticas sustentáveis na organização de eventos de qualquer natureza. Seu lançamento, seguido de coquetel, será no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento contará com a presença de associações do setor de eventos e turismo e de autoridades públicas. A norma internacional ISO 20121, que teve a participação de 35 países, tendo a Inglaterra na coordenação e o Brasil, através da ABNT, na secretaria geral, foi utilizada para que a Olimpíada de Londres fosse organizada de maneira sustentável.
Graças aos esforços de diversas associações, entidades e órgãos governamentais brasileiros ligados direta ou indiretamente à área de eventos, e que tiveram participação ativa em sua elaboração, a norma foi traduzida e publicada. Prevê-se que ela seja utilizada para a organização da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, ambas sediadas no Brasil. Descomplicada de ser implementada, a norma auxiliará as empresas nas tomadas de decisões, no que diz respeito ao uso da sustentabilidade em suas atividades relacionadas a eventos. Ela se adéqua aos diversos tipos e tamanhos de organizações envolvidas no projeto e execução de eventos, e acomoda diferentes condições geográficas, culturais e sociais.
As empresas que têm o interesse de promover eventos em conformidade com a ISO precisam, em primeiro lugar, definir as questões internas e externas relevantes à sustentabilidade e à finalidade de seu evento. Nesse contexto, a organização deve identificar quais os públicos de interesse com relação a seus eventos e, a partir daí, adotar procedimentos para avaliar os impactos nos âmbitos ambiental, social e econômico gerados de/para esses públicos.
O lançamento tem o apoio e participação das seguintes entidades: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Associação Brasileira de Empresas e Eventos (ABEOC); Academia Brasileira de Eventos e Turismo (ABEVT); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); Associação Brasileira dos Centros de Convenções e Feiras (ABRACCEF); Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais (ABRAFESTA); Associação de Marketing Promocional (AMPRO); Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA); Instituto Brasileiro de Eventos (IBEV); Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO); Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras (SINDIPROM/SP); União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE) e Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência/SP.

O site www.eventosustentavel.org  oferece mais informações sobre a Gestão da Sustentabilidade em Eventos.

(Fonte : Business Travel Magazine)

O GOVERNO CRIA A ETAV, EMPRESA RESPONSÁVEL PELO TREM DE ALTA VELOCIDADE


Desde ontem está oficialmente criada a empresa pública responsável pela construção do trem de alta velocidade (TAV), o trem-bala, que ligará as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Durante a assembléia-geral de constituição da Etav - Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade foram definidos os nomes dos integrantes dos conselhos Administrativo e Fiscal, e confirmado, como diretor presidente, o nome de Bernardo Figueiredo, ex-diretor da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A empresa terá a incumbência de planejar e promover o desenvolvimento do transporte ferroviário de alta velocidade no país. A obra tem um orçamento total superior a R$ 33 bilhões.

(Fonte : Business Travel Magazine)

ROTA PARA O SERTÃO DA BOCAINA SERÁ REABERTA


Turistas terão mais facilidade para ir a um dos mais belos cartões-postais do turismo brasileiro: o Sertão da Bocaina, perto da divisa com o Rio. Uma parceria entre a prefeitura de Bananal e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) vai recuperar os 35 km da rodovia SP-247, destruídos pelas chuvas do verão passado.
A licitação será aberta em setembro e os serviços devem ser iniciados ainda neste ano. O sertão compreende uma região com altitude de até 1,9 mil metros, com rios e cachoeiras.

(Fonte : Jornal O Estado de S. Paulo / imagem M. Tuna)