sexta-feira, 30 de abril de 2010

MINISTÉRIO DO TURISMO LANÇA PROGRAMA PARA CAPACITAR 306 MIL PROFISSIONAIS


Bem Receber Copa pretende qualificar profissionais que estarão em contato direto com os turistas da Copa de 2014, no Brasil

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, apresentou nessa quinta-feira (29), em São Paulo (SP), o programa Bem Receber Copa.
A ação pretende capacitar 306 mil profissionais que terão contato direto com os turistas que vierem para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A qualificação de mão de obra é um dos quatro eixos estratégicos do Ministério do Turismo (MTur), juntamente com a promoção e imagem, requalificação do parque hoteleiro e infraestrutura turística.
O programa será realizado por meio de parcerias com as entidades de classe integrantes do Conselho Nacional de Turismo (CNT). Desde janeiro, cinco entidades já iniciaram a etapa planejamento e o programa piloto, com a qualificação de 24.860 profissionais da área de alimentação, meio de hospedagem, entretenimento, transporte aéreo regional e locadoras de automóveis.
Os participantes terão à disposição mecanismos de ouvidoria que permitirão opinar sobre os processos de qualificação para aprimorar o programa. Os empresários serão responsáveis por estimular os profissionais a se qualificarem, e as entidades de classe serão responsáveis pela execução das ações.

(Fonte : Ministério do Turismo)

CIDADES-SEDE RECEBEM KIT PROMOCIONAL DA EMBRATUR


Ação pretende unificar estratégias de comunicação das cidades para a Copa 2014

As cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 serão foco da atenção e da divulgação de todo o mundo nos próximos quatro anos. Para aproveitar essa oportunidade única de mostrar a diversidade natural e cultural do Brasil, o Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), apresentou, na manhã desta terça-feira (27), em Brasília, um kit promocional para cada uma das 12 cidades-sede. O kit contém imagens e vídeos de cada cidade, manual de comunicação unificada para a Copa 2014, pendrive com a Marca Brasil em vários idiomas com o manual de uso da marca, ficha de mercado de cada estado com informações estratégicas do Plano Aquarela e materiais publicitários.
O ministro do turismo, Luiz Barretto, celebrou a iniciativa. “Com as ações de unificação de comunicação, promovidas pela Embratur, teremos um grupo de cidades-sede ainda mais coeso, sinergético e falando a mesma língua. Estaremos sob os holofotes do mundo, nos próximos anos, e não podemos nos dar o direito de decepcionar. Esse trabalho, portanto, só reforça o comprometimento do MTur e da Embratur com a realização da melhor copa do mundo em 2014”.
O kit está alinhado com a nova campanha de publicidade da Embratur, que estreia logo após o fim da Copa da África. “Esse material é para unificar as nossas ações de comunicação. Por isso, a Embratur divide alguns pontos-chave da comunicação para o público internacional, que ficam como sugestões para alinhar o trabalho das cidades, estados e do país”, explicou a presidente da Embratur, Jeanine Pires.Depois da entrega dos kits para as cidades, o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos, apresentou as ações para promover o Brasil como destino turístico durante a Copa da África. Os representantes das cidades puderam tirar dúvidas sobre as ações e também contribuir com sugestões e possíveis parcerias. Já o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, apresentou o calendário de participação do Instituto durante a Copa 2010 para que as cidades possam se planejar.Desde a escolha do Brasil como sede da Copa de 2014, a Embratur procura aprender com as experiências de outros países que sediaram grandes eventos esportivos. O planejamento do Instituto busca repetir ações de sucesso, como foi o caso da Alemanha, que fez uma comunicação unificada durante a Copa em 2006 e evoluiu em termos de imagem e de número de turistas.

(Fonte : Ministério do Turismo)

RIO DE JANEIRO É O PRÓXIMO DESTINO DO PROJETO CARAVANA BRASIL

O objetivo da ação do MTur é incentivar a comercialização de novos produtos turísticos brasileiros. As inscrições para as próximas caravanas estão abertas

O Rio de Janeiro (RJ) é próximo destino do projeto Caravana Brasil Nacional 2010. Entre os dias 1º e 5 de maio, dez agentes de viagem - das cinco regiões do país - e dois operadores de turismo vão conhecer os principais atrativos turísticos e fazer visitas técnicas a hotéis e pousadas da região. Na oportunidade, os profissionais também visitarão as cidades de Angra dos Reis e Paraty, no litoral sul do Estado.
Este ano, o projeto promoverá 12 viagens com agentes e operadores. O objetivo é incentivar a comercialização de novos produtos turísticos brasileiros. As inscrições para as próximas caravanas ainda estão abertas. Para participar, é necessário ter registro no cadastro oficial do MTur (Cadastur). Se você ainda não possui o registro, acesse: www.cadastur.turismo.gov.br.
As inscrições para operadores e agentes para as outras viagens do projeto devem ser feitas pelo site www.braztoa.com.br, onde é possível visualizar as datas e prazos de inscrições de todas as viagens.

(Fonte : Ministério do Turismo)

OLÁ, TURISTA! ABRE VAGAS PARA PESSOAS FÍSICAS DO SETOR DE TURISMO


Trabalhadores e estudantes poderão fazer cursos on-line gratuitos de inglês e espanhol. Os alunos têm até um ano para concluir o curso e, ao final, receberão certificado

Além dos profissionais ligados aos sindicatos, associações e cooperativas do setor, a partir de agora, autônomos, estudantes de turismo e funcionários de empresas do ramo turístico também poderão participar do Olá, Turista!. O programa, uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, qualificará, em inglês e espanhol, 80 mil profissionais do setor em seis cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
Para se inscrever, basta acessar o portal http://www.olaturista.org.br%20/e preencher a ficha de cadastro. O prazo para inscrições vai até o dia 30 de junho ou até o preenchimento das vagas. Poderão participar profissionais e estudantes das cidades fluminenses do Rio de Janeiro, Paraty, Búzios, Angra dos Reis e Petrópolis; das cidades baianas de Salvador, Maraú, Porto Seguro, Mata de São João e Lençóis. No Amazonas, profissionais e estudantes dos municípios de Manaus, Barcelos e Parintins. São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Recife (PE) também serão beneficiados.
Os profissionais deverão informar, no ato do cadastro, o nome do estabelecimento ligado ao setor turístico em que trabalham. Os autônomos deverão possuir o Número de Identificação do Trabalhador (NIT), junto à Previdência Social. Já os estudantes precisam fornecer a matrícula e o nome da instituição de ensino. Antes, somente profissionais ligados a entidades do setor podiam participar do programa.
O curso - Os trabalhadores farão, ao longo do ano, cursos on-line gratuitos de inglês e espanhol, compostos pelos módulos Básico, Profissional e Regional. Os alunos têm até um ano para concluir o curso e, ao final, receberão certificado.
Público do programa - Os beneficiados pelo programa serão os profissionais da cadeia do turismo que trabalham em contato direto com o público como recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, atendentes, artesãos.

Mais informações

O Olá, Turista! possui parceria com telecentros locais para facilitar aos participantes o acesso à internet. No site do programa, esses parceiros estão mapeados como colaboradores e têm a logomarca da empresa visível no portal. Nos telecentros parceiros, chamados Salas de Conexão, os alunos que desejarem terão ainda suporte técnico de monitores para acessar a escola virtual.

(Fonte : Ministério do Turismo)

GOVERNO LANÇA PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PARA A COPA


O Ministério do Turismo lançou o Bem Receber Copa, programa que pretende qualificar 306 mil profissionais que atuaram na recepção de turistas na Copa do Mundo de 2014 e que terá investimentos de R$ 440 milhões.
Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barreto, o evento esportivo cria uma situação propícia para melhorar a formação dos profissionais que atuam no setor. "A Copa do Mundo e as Olimpíadas (de 2016) vêm a calhar, porque significa a que a gente tem uma oportunidade de treinar um número enorme de trabalhadores".
O programa terá formação em línguas, turismo no Brasil, e habilidades específicas, como a segurança dos alimentos para trabalhares do setor de bares e restaurantes.
O projeto será realizado em parceria com entidades representativas dos setores envolvidos, que, de acordo com o ministro, conhecem melhor as especificações de cada ramo. No setor de bares e restaurantes serão capacitados 150 mil profissionais, além de 30 mil camelôs de gêneros alimentícios.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Júnior, ressaltou que será oferecido treinamento inclusive a vendedores ambulantes.
Na aviação regional, a formação deverá atingir 1,5 mil trabalhadores, cerca de 35% dos profissionais do setor. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Chyssafidis, a melhor preparação dos funcionários vai ajudar a promover destinos turísticos pouco conhecidos.
"Tem outro Brasil que os brasileiros não conhecem e os estrangeiros também não. É um Brasil que se transforma dia a dia, pujante", disse Chyssafidis.

(Fonte : Monitor Mercantil)

OS NOVOS PASSOS DO TURISMO NO BRASIL

Documento que consolida reflexão sobre o setor para os próximos quatro anos e que subsidiará o novo Plano Nacional foi apresentado ao Conselho Nacional do Turismo

Tendo em vista a necessidade de atualização periódica do planejamento das políticas públicas para o setor, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT) e o Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), elaborou o Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014. O documento, que subsidiará a revisão do Plano Nacional do Turismo 2011-2014, foi apresentado, nesta terça-feira (27/04), em Brasília (DF), aos membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT), durante reunião do colegiado, formado por representantes do poder público e da iniciativa privada.
O documento, construído de forma democrática e participativa, é composto por diagnóstico detalhado da atividade turística no Brasil e no mundo, cenários e projeções para o setor no período de 2011 a 2014. E ainda traz propostas para atuação do MTur e demais parceiros do poder público e da iniciativa privada no desenvolvimento do turismo brasileiro.
“O documento transforma políticas públicas em políticas de estado, que independem de quem ocupa o governo. Mais que referência para o setor, é um passo além na formulação de políticas de desenvolvimento do turismo brasileiro”, destacou o ministro do Turismo, Luiz Barretto.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e membro do CNT, Paulo Solmucci, o documento reflete os interesses da cadeia produtiva do turismo, não só do governo. “Estamos muito satisfeitos com o resultado do trabalho construído de forma democrática. Sem dúvida, esse é um belo exemplo de consenso e exercício da democracia”, finalizou.
A elaboração do documento contou com assessoria da Fundação Getúlio Vargas e foi coordenada por comitê gestor composto por membros do CNT, representantes do MTur e do Fornatur.

(Fonte : Ministério do Turismo)

RIO TENTA CONTER CAOS NOS TRANSPORTES


A seis anos de sediar uma Olimpíada, o Rio inicia a implantação do bilhete único municipal e tenta conter o potencial de piora nos engarrafamentos, que supera o prognóstico de São Paulo. A falta de integração e qualidade no transporte público soma-se ao aumento na frota de carros e motos, superior à capital paulista.
O metrô carioca tem frequência de trens do subúrbio paulistano, a ferrovia urbana aguarda investimentos atrasados em 12 anos, e ônibus circulam em excesso e mal distribuídos pela cidade.
Sentada num ponto de Copacabana (zona sul), a doméstica Maria Inês da Silva, 53, assiste toda noite ao desfile de ônibus na avenida Princesa Isabel.
Num intervalo de dez minutos na noite do último dia 12, segunda-feira, passaram 34 ônibus. Nenhum lhe serviu: 27 atravessaram a zona sul em direção ao centro ou, no máximo, à área de classe média da zona norte - até Vila Isabel. Coletivos da mesma linha passaram ao mesmo tempo no local.
Moradora de Bonsucesso, subúrbio da zona norte, a doméstica precisa aguardar mais de meia hora por sua condução. Ela opta por esperar ainda mais para conseguir viajar sentada.
"Não tenho mais idade para me empurrar e tentar entrar num ônibus", diz ela. Pela manhã, ela diz não poder se dar a "esse luxo" e entra no coletivo lotado para não atrasar a chegada ao trabalho. "Passam três ou quatro tão entupidos que nem param", afirma.
A abundância de ônibus em alguns trajetos não significa ordem. Para parar os coletivos, passageiros entram na pista para chamar os ônibus que trafegam distantes do ponto onde deveriam parar. Enquanto a reportagem conversava com Maria Inês, dois rapazes quase foram atropelados ao tentar entrar num veículo distante do meio-fio.
De acordo com especialistas, a atuação do poder público no planejamento e no investimento do setor é tímida.
A capital possui mais de 900 itinerários para cerca de 8.000 ônibus que circulam mal distribuídos pela cidade -25% de excesso na frota, diz a Secretaria Municipal de Transporte. Empresas incham áreas mais ricas, como a zona sul, enquanto faltam veículos nas mais pobres e distantes.
O gasto excessivo com a disputa faz com que 16 das 41 empresas de ônibus ofereçam serviço de baixa qualidade, segundo dados da secretaria. Atendem a população com veículos quebrados, transitando em alta velocidade e até deixando de recolher passageiros.
O uso do transporte público (74% das viagens) é considerada alto por especialistas. Mas o que para as autoridades mostra "confiança" da população no setor é, para eles, reflexo da condição econômica. Com a melhoria da renda, inicia-se a fuga para o transporte individual.
Entre 2001 e 2010, a frota de automóveis no Rio subiu 34% -contra 24% em São Paulo. No caso das motos, houve uma explosão de 151%.
"O usuário de moto é o antigo usuário de transporte público. O crescimento dele é perigoso", diz Eleonora Pazos, representante da Associação Internacional para o Transporte Público na América Latina.
De acordo com estudo da Firjan (Federação das Indústrias do RJ), os engarrafamentos em horário de pico já somam 94 km, contra 55 km em 2003. Sem investimentos, chegariam a 184 km em 2016, ano da Olimpíada na cidade.
Na avaliação de especialistas, o cenário atual é fruto da ausência do poder público em planejar e fiscalizar o setor.


Falta de dados

Apenas 60 funcionários fiscalizam o serviço dos ônibus, responsável por 77,5% das viagens na região metropolitana.
A prefeitura pretende, neste ano, licitar e reorganizar as linhas de coletivos, mas reconhece a completa falta de dados para planejar o transporte.
"Não havia um banco de dados de qualidade para apoiar o planejamento", diz o secretário de Transportes, Alexandre Sansão, que lança amanhã o edital para a disputa.
Apontados como a melhor opção para o transporte nas grandes cidades, metrô e trem respondem só por 8,6% das viagens e sofrem com o atraso de 12 anos de investimentos.
O Estado exige que o metrô circule com intervalos de cinco minutos e 30 segundos, semelhante ao praticado por trens em SP. A frota é a mesma desde 1998, mesmo com expansão de 27,5 km para 36,9 km da malha.
"O Estado não deixou a gente praticar cinco minutos e meio porque é bonzinho.
É porque cresceu a linha, mas não o número de trens", diz Joubert Flores, relações-públicas do Metrô.
A Supervia, por sua vez, opera com quase um terço dos trens (30%) inadequados, o que torna o sistema pouco confiável. A empresa se ofereceu para participar de um plano de investimento, pela renovação da concessão.Para o engenheiro Cláudio de Senna Frederico, a maior deficiência no Estado é a "ação medíocre" do poder público.
"O transporte público no Rio é quase todo privado. No fundo, falta uma coordenação."

JOGOS EXPÕEM DISPUTA EMPRESARIAL NO SETOR


A disputa pelo controle dos três novos corredores exclusivos de ônibus deve expor o embate de duas gerações empresariais do setor. Companhias de ônibus que atuam há décadas na cidade vão se juntar para obter a operação do sistema BRT (Bus Rapid Transit, ônibus de trânsito rápido). Eles terão como concorrente a Invepar, que controla o metrô. Oficialmente, a Invepar afirma que não comenta a licitação por não estar em seu escopo.

Solução olímpica, Transcarioca deve começar saturada

Principal intervenção no setor de transportes para a olimpíada do Rio de Janeiro, o Transcarioca -corredor expresso de ônibus que ligará a Barra à zona norte- pode começar sua operação saturado.
De acordo com a proposta olímpica do Rio, o corredor pode transportar "confortavelmente" 22 mil passageiros por hora. O mesmo documento indica que o uso médio dos corredores superará esse valor.
Foram garantidos ao COI (Comitê Olímpico Internacional) três corredores expressos para ônibus na cidade -um quarto já está sendo planejado.
A ligação Barra-Penha, que deve ser estendida até o aeroporto internacional, é a que tem a maior demanda.
O secretário municipal de Transporte, Alexandre Sansão, reconhece que a demanda será atendida "no limite" neste trajeto. Mas afirma que a redução de 96 para 41 minutos de viagem será o principal legado.
"Hoje essas pessoas se deslocam no mesmo percurso, mas sem corredor exclusivo. Eles lotam ônibus num congestionamento. É um sistema saturadíssimo hoje. Melhoramos o que tem hoje porque damos velocidade", afirma Sansão.
O sistema é inspirado em Curitiba, onde já apresenta sinais de saturação. Mas há experiências em que a capacidade do corredor foi ampliada, como em Bogotá, na Colômbia.

Projeto é o "factível", diz ex-secretário

Os investimentos e a reorganização do transporte melhorarão o tráfego e a mobilidade no Grande Rio, afirmam as secretarias Municipal e Estadual de Transportes. As obras previstas estão estimadas em R$ 11,35 bilhões, com recursos públicos e da iniciativa privada.
Na avaliação das autoridades, o projeto olímpico para o setor não é "dos sonhos", mas sim o "factível", em razão dos custos.
"Não era para realizar um projeto ideal, mas que fosse factível e realizável", afirma Júlio Lopes, secretário estadual de Transportes até o início de abril.
Após vencer a disputa pela Olimpíada de 2016, prefeitura e governo estadual ampliaram as promessas feitas ao Comitê Olímpico Internacional.
Adicionaram a extensão do metrô até a Barra (antes ia até a Gávea) e os corredores expressos de ônibus até Santa Cruz e por toda a avenida Brasil, que liga o centro à zona oeste.
Para Lopes, o problema que o Rio enfrenta no setor é fruto da falta de investimentos. O metrô não recebe novas composições desde 1998 e o Estado atrasou compromissos assumidos com a Supervia.
"Carros de 30 anos, tendo que trabalhar cada vez mais, com um número de passageiros cada vez maior, obviamente esse processo entra num esgotamento físico dos equipamentos. A incidência de falhas é muito maior", diz.Além das obras, a prefeitura aposta no reordenamento do sistema de ônibus. O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, afirma que pretende diminuir de cerca de 8.000 para 6.000 a quantidade de ônibus circulando pela cidade até 2012. O bilhete único municipal entre ônibus deve ser implantado neste ano.
Os investimentos prometidos preveem a participação da iniciativa privada. O Metrô Rio e a Supervia custearão, cada um, R$ 1,15 bilhão.
O Estado pretende também construir o corredor expresso da avenida Brasil em PPP (parceria público-privada), mas ainda não definiu como será o rateio dos R$ 800 milhões do projeto.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

VII PRÊMIO MTUR/EBAPE-FGV DE MONOGRAFIAS E REPORTAGENS NO SETOR DE TURISMO

A Fundação Getulio Vargas e o Ministério do Turismo divulgam o VII Prêmio MTur/EBAPE-FGV de monografias e reportagens no setor de turismo.
Este Prêmio, de âmbito nacional, é realizado anualmente e tem o objetivo de fomentar a reflexão teórica e as práticas concretas, de forma a monitorar as transformações, estimular o debate e elaborar propostas para o turismo brasileiro.
As inscrições estão abertas até o dia 16 de Julho de 2010, através do Núcleo de Turismo da Fundação Getulio Vargas. Podem participar alunos, ex-alunos e professores de todos os cursos de graduação, pós-graduação e doutorado do país e jornalistas, que tenham elaborado trabalhos relacionados ao turismo.
Os vencedores serão premiados de acordo com o regulamento, nas seguintes categorias:

Graduação – prêmio de R$ 4.000,00 (quatro mil reais)
Pós-graduação – prêmio de R$ 6.000,00 (seis mil reais)
Doutorado – prêmio de R$ 8.000,00 (oito mil reais)
Reportagem – prêmio de R$ 6.000,00 (seis mil reais)

Para atualizar o seu cadastro e obter a ficha de inscrição e o regulamento do Prêmio, acesse os sites www.fgv.br/ebape/premioturismo e www.turismo.gov.br ou entre em contato com o Núcleo de Turismo por e-mail (neath@fgv.br) ou pelo telefone (21) 3799-5476.

AÉREA


A Webjet vai operar novas rotas a partir de Congonhas.
Os voos, só nos finais de semana, serão para Porto Seguro, Porto Alegre e Rio de Janeiro (Galeão).


(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Foto Divulgação)

UNITED E CONTINENTAL PODEM SE UNIR NA 2ª


As americanas United Airlines e a Continental Air lines podem anunciar um acordo de fusão na próxima segunda-feira e criar a maior empresa aérea do mundo.

A United deverá ser a marca "sobrevivente" e a companhia resultante da fusão será baseada em Chicago.

A nova companhia deverá ultrapassar a Delta Air Lines como a maior do mundo em tráfego de passageiros.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Foto Divulgação)

CÂMARA ANALISA INDENIZAÇÃO POR ATRASO EM VOO NO BRASIL

Reparação, que inexiste hoje, pode ser de 50% da tarifa

A Câmara dos Deputados deve começar a analisar nos próximos dias projeto de lei do governo federal que cria uma indenização de 50% sobre o valor da passagem aérea quando houver cancelamento de voos, atraso da decolagem superior a duas horas ou recusa da companhia em embarcar o passageiro.
Hoje, a indenização por atrasos não tem previsão legal.
O projeto acaba de chegar à Comissão de Defesa do Consumidor, uma das quatro comissões da Casa por onde o projeto deverá tramitar antes de ir ao Senado (caso seja aprovada).
A proposta traz situações em que a indenização não se aplica, como cancelamento por "motivo de força maior, caso fortuito ou exercício regular de poder da polícia" e se a companhia embarcar o cliente em outro voo na data escolhida por ele.
A assistência ao passageiro -hotel, alimentação, reembolso da passagem e embarque em outro voo- só é exigível hoje das empresas após quatro horas de atraso. A partir de junho, porém, segundo uma resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), as companhias aéreas deverão oferecer alimentação nos casos de demora superior a duas horas, além de acesso a telefone e internet nos atrasos maiores que uma hora.
Os passageiros ainda terão direito a viajar no primeiro voo disponível da empresa quando o atraso superar 30 minutos.
(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

ZECA PAGODINHO GANHA R$ 30 MIL POR ATRASO EM VÔO


O cantor Zeca Pagodinho, 51, deverá receber uma indenização de R$ 30 mil fixada pela Justiça do Rio por sofrer atraso em voo e ser vítima de constrangimento causado por companhia aérea e agência de turismo no retorno de viagem de férias com a família, em julho de 2008, a Bariloche (Argentina).
Seu advogado, Sylvio Guerra, disse que o avião saiu com quatro horas de atraso e deixou passageiros esperando duas horas na escala em Buenos Aires, sem que pudessem descer da aeronave, que estava com o banheiro lacrado, a água do vaso sanitário transbordando e os fios à mostra sobre o carpete.
"Faltou tudo - água, comida, atenção", disse Zeca. Em tom de brincadeira, completou que não sentiu falta de ar ou pânico: "Senti falta foi de uma cerveja".
O relator da decisão, desembargador Roberto Guimarães, disse "ser inadmissível a ausência de comissários de bordo versados no idioma português".
A sentença, contra a Aerolineas Argentinas e a 1º Nível Operadora de Viagens, localizada na Barra da Tijuca (zona oeste), foi publicada anteontem no "Diário Oficial" do Rio. Os réus, se quiserem recorrer, deverão procurar o Superior Tribunal de Justiça em 15 dias.
A decisão foi em segunda instância. Em 2009, as empresas haviam sido condenadas a pagar R$ 10 mil ao cantor, que recorreu, contestando o valor.
A Folha procurou a Aerolineas Argentinas e a 1º Nível, mas ninguém ligou de volta para comentar a decisão até a conclusão desta edição.
Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, 3.990 pedidos de indenização a companhias aéreas tramitam no Estado. A maioria (1.708) reclama de voos atrasados. Outras 886 pedem indenização por cancelamento do voo; 817 ações se referem a extravio de bagagem; 302 ações são motivadas por acidentes aéreos e 277, por overbooking (venda de passagens em número superior ao de vagas).
No Brasil, o governo tem adotado medidas para punir com mais rigor problemas como atraso em voos.
A partir de junho, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) passará a adotar regras mais rígidas em relação ao atraso de voos. Quando as novas regras entrarem em vigor, a partir de uma hora de atraso, o passageiro terá direito a comunicação, acesso a telefone celular ou internet. Com duas horas de atraso, terá direito a alimentação. O atraso pode ser contabilizado antes ou depois do embarque. As regras atuais só preveem compensação a partir de quatro horas de atraso.
Em 2009, a Anac aplicou 4.918 multas a companhias aéreas, 24% a mais que em 2008.

Tem gente que gosta de sacanear brasileiro, diz Zeca

Zeca Pagodinho diz que faltou de água e comida à atenção durante o voo. "Que todos que se sentirem assim corram atrás porque só assim vão ver que as coisas não ficam mal resolvidas. Tem gente que gosta de sacanear brasileiro em tudo quanto é lugar. Por isso não gosto de viajar para fora do país."
FOLHA - Feliz com a decisão?
ZECA PAGODINHO - É claro que fiquei feliz. Principalmente a gente que é do samba e tem aquela coisa do preto, pobre, favelado. Minha preocupação é fazer valer os meus direitos de cidadão e consumidor - já que paguei por isso.

FOLHA - O que pretende fazer com o dinheiro?
ZECA PAGODINHO - Essa graninha aí é bem-vinda porque, de vez em quando, a gente compra umas cestas básicas ou uns ovos de Páscoa para as crianças de Xerém e da Barra da Tijuca. Vai ajudando nas despesas. Mas a gente sempre faz esse movimento ganhando indenização ou não. Tem que ajudar com o que Deus dá para gente.

FOLHA - O que mais o constrangeu no episódio?
ZECA - Simplesmente eles não atenderam ninguém.
Faltou tudo -água, comida, atenção. Eu não sei nem de quem eu ganhei a indenização, se foi da agência de viagens ou da Aerolineas.

FOLHA - Você se sentiu incomodado preso no avião?
ZECA - Incomodou. Isso porque o avião estava em péssimo estado e ninguém falava com ninguém. Estavam com má vontade. É o que acontece às vezes: você chama e a pessoa não responde. Isso eu não faço nem com um mendigo na rua. Se me chamar, eu paro e pergunto: "O que houve? Chamou por quê?"

FOLHA - Sentiu preconceito por ser sambista?
ZECA - Não teve porque eles nem me conheciam. Só quando um cara falou "tem um famoso aí", é que eles começaram a olhar assustados.Aí eu falei: "Vou entrar pelo rádio e detonar esse bagulho..." Tem gente que gosta de sacanear brasileiro em tudo quanto é lugar. Por isso não gosto de viajar para fora do país. Quando fala que é brasileiro, parece que é um bando de sei lá... doente.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)