sexta-feira, 16 de abril de 2010

HOTEL PROMETE REFEIÇÃO A HÓSPEDE QUE PEDALAR PARA GERAR ENERGIA

Um hotel na Dinamarca anunciou que passará a oferecer uma refeição grátis a hóspedes que produzirem eletricidade por meio de uma bicicleta ligada a um gerador.
O Crowne Plaza de Copenhague está instalando duas destas bicicletas e diz que o objetivo é, ao mesmo tempo em que promove a forma física dos hóspedes, reduzir suas "pegadas de carbono" (quantidade de dióxido de carbono que produzem como resultado direto ou indireto de uma atividade).
Hóspedes vão precisar produzir pelo menos 10 watts/hora de eletricidade, o equivalente a 15 minutos de pedalada de uma pessoa medianamente em forma para ter direito à refeição.
A administração afirma que isso será o suficiente para acender apenas poucas lâmpadas, mas a ideia principal é incentivar o debate sobre o consumo de energia.
O hotel já produz energia renovável com 2500 metros quadrados de painéis solares.
A Dinamarca possui uma das capitais do mundo mais adaptadas ao ciclismo e investe bastante em energias renováveis, incluindo fazendas eólicas, que geram um quinto da eletricidade que o país consome.

(Fonte : BBC Brasil)

AZUL PROMETE MAIS VOOS PARA O NORDESTE EM 2010



O presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, afirmou durante a Aviestur que o Nordeste será um dos focos da empresa em 2010. Ele disse que as próximas sete aeronaves da empresa, que encerrará o ano com 21 aviões, serão utilizadas principalmente em rotas para o Nordeste. "Reforçaremos a malha para algumas cidades e vamos abrir dois novos destinos, que podem ser Aracaju, João Pessoa ou Teresina", antecipa Janot.O diretor comercial da Azul, Antonio Américo, disse que Natal, com dois voos diários, tem sido o destino mais rentável da companhia no Nordeste, com aproveitamento médio de 92%. Por isso, a capital potiguar ganhará ainda neste ano uma terceira operação a partir de Congonhas e um voo com origem em Belo Horizonte (Confins).Outras novidades anunciadas pela Azul para o Nordeste são os voos de Confins para Salvador, Recife e Fortaleza a partir de julho, assim como Congonhas-Porto Seguro a partir de 1º de maio.

(Fonte : Panrotas / Foto Divulgação)

HOTELEIROS DE PE SÃO CONTRA CLASSIFICAÇÃO DO MTUR


O presidente da ABIH-PE, José Otávio de Meira Lins, ressaltou o inconformismo dos hoteleiros com a possível implementação das novas regras do MTur. “Não é moderno classificar as coisas, os países desenvolvidos não adotam esse tipo de conduta. Não entendo o porquê de classificar apenas a hotelaria e não estabelecimentos como hospitais, restaurantes, shoppings e navios”, diz.
"Posso adiantar que os setores hoteleiros, tanto de Pernambuco como de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de Espírito Santo e da Paraíba, acreditam que essas novas regras podem representar um retrocesso no sistema de modernização da hotelaria brasileira”, complementa.
Para Meira Lins, não existe uma possibilidade de se criar uma matriz que se adeque a um País continental como o Brasil. “Estamos há décadas sem a dita classificação e nenhum tragédia mercadológica ocorreu. Além do que, como poderemos padronizar a rede hoteleira de um País que possui tantos contrastes como o Brasil ? Sem falar que esta classificação gera no consumidor uma falsa expectativa que poderia ser inibida se ele usasse os meios modernos de informação e não uma matriz engessada”, avalia.
Meira Lins, preside a entidade que representa em Pernambuco 915 unidades de hospedagem com 58,8 mil leitos. Acreditando num possível movimento de ressuscitação da primeira matriz autoritária, o presidente da ABIH-PE disse que o MTur utiliza-se da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 como pretexto para implementar uma ditadura classificatória de caráter duvidoso.
“Não reconheço o item onde a Fifa e o COI exigem que os hotéis pertencentes ao país sede de um Mundial de Futebol obedeçam a tais classificações, já fechamos todos os contratos de hospedagem com os organizadores e em nenhuma hora se falou em classificação. Para mim, essa ação tem mero caráter arrecadador e fiscalizatório”, fala Meira Lins. “A defesa do consumidor é o Código do Consumidor e não as especificações do MTur”, finaliza.

(Fonte : Panrotas / Foto Divulgação)

SELEÇÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS SUPERA EXPECTATIVAS DO MTUR


Durante um mês, o Ministério do Turismo (MTur) recebeu a inscrição de 130 artigos acadêmicos para serem apresentados no 5° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. Oito trabalhos serão escolhidos para fazer parte de uma publicação eletrônica lançada pelo ministério, que será disponibilizada no Portal do MTur (http://www.turismo.gov.br/). Além disso, o autor de cada um deles terá a oportunidade de compor as mesas de debates que serão constituídas no módulo Núcleo de Conhecimento.
Os artigos deviam tratar de assuntos referentes a segmentação do turismo. E os profissionais responsáveis pela seleção estão reunidos durante os dias 15 e 16 de abril para escolher os textos que serão publicados. Sáskia Lima, coordenadora geral de Segmentação e responsável pela chamada, disse ter ficado surpresa com a quantidade de artigos recebidos. “Nós não esperávamos receber essa quantidade de artigos. A escolha será difícil, pois há trabalhos muito bons. Isso mostra a qualidade da produção acadêmica que dispomos no Brasil”.
Artigos de 24 das 27 unidades da Federação foram enviados. São Paulo teve o maior número, com 39 trabalhos, seguido dos estados do Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, de Minas Gerais e Santa Catarina.
Entre os segmentos abordados, o Turismo Cultural se destacou e foi tema de 31 artigos. Ecoturismo foi o segundo segmento mais debatido, aparecendo em 19 trabalhos. Turismo Social, de Sol e Praia, Rural e de negócios e Eventos também foram amplamente citados.
Serão considerados na classificação dos artigos, critérios como originalidade e relevância prática, além do alinhamento com a Política Nacional de Turismo, o enquadramento formal, a sequência lógica do texto e o embasamento teórico.
Os resultados desta seleção estarão disponíveis para consulta na próxima semana, no Portal do Ministério do Turismo (http://www.turismo.gov.br%20%20/ e do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil (http://www.salao.turismo.gov.br/

(Fonte : Ministério do Turismo / Foto Divulgação)

FOHB TEM NOVO PORTAL

Fácil navegação, e atualidades estão no novo site do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). O novo layout, prático e funcional, traz pesquisas, estudos e estatísticas. As redes hoteleiras pertencentes ao FOHB possuem acesso exclusivo para inserção e visualização de dados estatísticos das mais de 100 cidades onde estão hotéis relacionados.
Por meio do novo portal, os usuários também podem ter acesso aos links das operadoras associadas que são 27, 18 nacionais e 9 internacionais.
As próximas ações da entidade, relacionadas ao site, serão a criação de uma área administrativa para os associados, com acessos aos arquivos da entidade e a reformulação do Talentos FOHB (banco de currículos destinados a estudantes e profissionais interessados em trabalhar nas redes do FOHB).
“Achamos fundamental fazer inovações periódicas no portal, seja no layout ou no conteúdo. Pois esta é uma das mais importantes ferramentas de comunicação do FOHB com seus associados e com o trade em geral”, diz Ana Maria Biselli, diretora executiva do FOHB.

A home do site é: www.fohb.com.br

(Fonte : Brasilturis Jornal)

OBRIGATORIEDADE DE EMISSÃO DE FORMULÁRIO ELETRÔNICO PARA VISTO AOS EUA COMEÇA NA SEGUNDA,DIA 19


A meta do Consulado Geral dos EUA em São Paulo é atender 2 mil pessoas por dia até julho deste ano. Segundo David Meron, chefe da Seção Consular, atualmente o escritório recebe 1.500 pessoas diariamente. "Temos 20 novos profissionais que já estão passando por treinamentos para o atendimento dos brasileiros e iniciamos o processo de implantação da ferramenta online de pagamento do visto no banco Citibank", disse Meron, em palestra para agentes de viagens que participam da Aviestur 2010.
O executivo ressaltou que a partir da próxima segunda-feira (19/04) será obrigatório o envio do formulário eletrônico para solicitação do visto. "Estamos estudando um programa de visitas ao Consulado de São Paulo para as agências de viagens entenderem melhor essas mudanças", disse. De acordo com o presidente da Aviesp, William Périco, o Consulado Americano está disposto a estimular a aproximação com o mercado de turismo brasileiro e isso significará mais receita para os agentes de viagens.

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo)

A IMPORTÂNCIA DA CLASSIFICAÇÃO HOTELEIRA


Iniciativa, que está entre os principais projetos do MTur, busca melhorar a qualidade do turismo no Brasil

O secretário nacional de Políticas de Turismo, Carlos Silva, participou nesta sexta-feira (16), em Ouro Preto (MG), de uma oficina para a discussão do Novo Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem. A cidade mineira é sede do debate sobre a matriz Hotel Histórico desde a quinta-feira (15). A oficina é o quinto encontro promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) tendo em vista a elaboração das novas matrizes de classificação hoteleira.
Durante a abertura do segundo dia da oficina, Silva ressaltou a importância da classificação hoteleira para estruturação do setor turístico e da colaboração dos empresários para o sucesso do projeto. “A classificação está entre os projetos de maior relevância para o MTur. Precisamos preparar o setor e o Brasil para a década de ouro que viveremos com a realização de grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas”.
O novo sistema de classificação hoteleira proposto pelo MTur, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Sociedade Brasileira de Metrologia, definirá os requisitos mínimos de sustentabilidade, infraestrutura e serviço que um empreendimento precisa oferecer para se enquadrar numa determinada categoria.
Ao ajustar a estrutura e os serviços às expectativas dos turistas, a ideia é melhorar a qualidade do turismo no país. E qualidade, especificamente, é uma das garantias oferecidas pelo governo federal ao Comitê Olímpico Internacional (COI).
O novo sistema contemplará oito matrizes: Hotel Urbano, Resort, Hotel Fazenda, Cama e Café, Hotel Histórico, Pousada, Flat e Hotel de Floresta. Dentro de cada matriz, critérios obrigatórios e eletivos (não obrigatórios) estão sendo definidos para enquadrar os empreendimentos em categorias.
Desde a quinta-feira (15), Silva cumpre agenda em Minas Gerais. Ontem, o secretário participou, em Belo Horizonte (MG), da abertura da 5ª. edição do Brasil Sabor, festival gastronômico promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Nesta sexta-feira (16), o secretário participa do 3º. Salão Mineiro do Turismo, que acontece até domingo (18), no Minascentro, na capital minera.

(Fonte : Ministério do Turismo / Foto Divulgação)

MTUR LEVA TREINAMENTO AOS DESTINOS INDUTORES

O Ministério do Turismo (MTur) promove nesta sexta-feira (16) oficinas de capacitação em 5 dos 65 Destinos Turísticos Indutores do Desenvolvimento Regional. Os integrantes dos conselhos gestores locais receberão treinamento para a operação do sistema de monitoramento dos destinos indutores (SG65) e também para a melhoria da gestão.
“Durante a semana, nossos parceiros percorreram mais de 10 municípios, levando informação e ferramentas para melhorarmos a gestão dos 65 destinos indutores”, comenta a coordenadora geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro.
As Oficinas de Capacitação do Software SG65 ocorrem em Ipojuca (PE), Parintins (AM) e Tibau do Sul (RN). O workshop “Liderança no Planejamento e Gestão do Destino Indutor” é destinado aos gestores de turismo de Pirenópolis e Alto Paraíso, em Goiás. Os treinamentos serão coordenados pelos parceiros do MTur nos dois projetos: a empresa Módulo de Tecnologia e o Instituto Marca Brasil (IMB).

(Fonte : Ministério do Turismo)

MTUR DISCUTE TURISMO PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS

Nesta quinta-feira (15), o Ministério do Turismo (MTur) promoveu um seminário interno para discutir o Documento Referencial - Turismo no Brasil 2011-2014. O encontro contou com a presença dos coordenadores gerais e diretores do MTur e da Embratur. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, abriu o evento.
O Documento Referencial é um diagnóstico detalhado da atividade turística no Brasil e no mundo. Ele apresenta resultados do setor nos últimos anos e traz projeções para o desenvolvimento do turismo nacional nos próximos anos. Além disso, indica propostas para a ação do MTur e demais parceiros do poder público e da iniciativa privada.
Para o diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo do MTur, José Augusto Falcão, “esse seminário consolida um processo de participação de todo o ministério, a partir do envolvimento de representantes de todas as secretarias e da Embratur. Trata-se de algo coletivo e que também contou com o envolvimento do Fornatur e do Conselho Nacional de Turismo para a sua elaboração”, avalia.
Para Falcão, este documento é uma reflexão sobre o turismo no Brasil, tanto do ponto de vista do mercado doméstico quanto internacional. Segundo o diretor, o Documento Referencial é composto por um Diagnóstico; Cenários e Projeções; e Proposições, de maneira a pensar o país nos próximos anos, seja por meio de ações do poder público ou da iniciativa privada.
No seminário, a versão preliminar do documento foi apresentada. A elaboração foi coordenada por um Comitê Gestor, que tem se reunido periodicamente. Ele é formado por representantes do MTur, Embratur, Conselho Nacional do Turismo (CNT) e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). A equipe é assistida por um Grupo Executivo, composto pela equipe técnica do Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo (DEPAT) e assessorada por consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Para subsidiar a elaboração do documento, foi realizada em dezembro de 2009 a Conferência sobre o Ambiente Macroeconômico Nacional e Internacional, na sede da FGV, no Rio de Janeiro. A previsão é que ainda em abril o documento seja apresentado para ex-ministros do Turismo para discussão, análise e incorporação de contribuições. O Documento Referencial consolidado deve ser lançado em junho de 2010, durante reunião do CNT.

(Fonte : Ministério do Turismo)

2ª EDIÇÃO DO SALÃO ESTADUAL DE TURISMO DO RIO COMEÇA DIA 23 EM PARATY


A cidade de Paraty, região da Costa Verde, receberá nos dias 23 e 24 de abril a segunda edição do Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo promover os roteiros turísticos do interior do Estado do Rio e incentivar a geração de negócios. Pelo segundo ano consecutivo o Salão é promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e da TurisRio, e pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro. São esperados cerca de 10 mil visitantes, entre autoridades, operadores de turismo, agentes de viagem e jornalistas especializados.
Durante dois dias, o Centro Histórico de Paraty será palco do maior evento de promoção dos destinos turísticos do Rio. No local serão montadas três tendas para acomodar os expositores, a feira de artesanato e as apresentações de manifestações artísticas e culturais, além do congresso, que destacará temas relacionados à Copa do Mundo e às Olimpíadas. Este ano, o evento será aproximadamente 20% maior que o do ano passado, com 60 municípios participantes, 65 estandes e expectativa de 1.200 agentes de viagem. Segundo a avaliação do Ministério do Turismo, a cidade de Paraty é um dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turísticos do Brasil e um dos cinco do Estado do Rio. Os outros municípios são Petrópolis, Angra dos Reis, Armação dos Búzios e a cidade do Rio de Janeiro.
Mais informações: http://www.salaodeturismorj.com.br/

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews - Foto Divulgação)

TRANSPARÊNCIA E OBJETIVIDADE MARCAM DISCUSSÃO SOBRE CLASSIFICAÇÃO HOTELEIRA EM OURO PRETO


Representantes de órgãos governamentais, empresários e entidades do setor, que estão reunidos em Ouro Preto (MG), durante os dias 15 e 16, para participar da oficina do Novo Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem, destacam a transparência e a objetividade como principais marcas do sistema de classificação brasileiro.
O modelo proposto pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Sociedade Brasileira de Metrologia, visa definir aspectos físicos, recursos e serviços mínimos para que um empreendimento se enquadre em uma das oito categorias de meios de hospedagem propostas.
O evento na cidade mineira, quinto de uma série de oito oficinas, é focado na definição da matriz de Hotel Histórico e reúne cerca de 30 representantes de entidades ligadas ao segmento.
“Agora é uma boa hora para dar transparência, ser honesto com o turista. Muitas vezes, o turista olha uma foto na internet, que não condiz com a realidade”, ressaltou a empresária do setor, em Olinda (PE), Maria das Graças Didier. A idéia é, ao implementar a classificação, que será em estrelas, evitar problemas como o exposto por Didier.
O novo sistema definirá critérios mínimos, obrigatórios e não obrigatórios, sendo que os últimos deverão ser cumpridos em 30%, para que o empreendimento se enquadre em determinada matriz. Isso permitirá ajustar os recursos e serviços oferecidos pelo empreendimento hoteleiro às expectativas dos turistas.


Sem subjetividade

Durante a oficina, a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Minas Gerais, Silvania Capanema, destacou que o sistema proposto é muito melhor que o anterior. “Esse é um sistema muito mais simples e sem subjetividade. O empreendimento tem ou não tem determinado requisito para se enquadrar em determinada categoria e ter uma, duas, três, quatro ou cinco estrelas.”O secretário de Turismo da Paraíba, Elzário Pereira Júnior, destacou, ainda, durante a oficina, que hoje o setor conta com a capacidade técnica do MTur para pensar o planejamento do turismo no país, e citou a classificação proposta como exemplo.
A nova classificação propõe a avaliação por requisitos, ou seja, tem ou não tem determinado recurso ou serviço. A adesão será voluntária. O empresário interessado deverá solicitar a classificação na categoria desejada. Após a solicitação, será realizada análise de documentação e inspeção física do empreendimento por técnico qualificado por órgão competente. Se o empreendimento cumprir as exigências, terá o registro homologado na categoria solicitada.
O registro terá validade de três anos, período no qual será feita nova inspeção. No caso dos empreendimentos classificados em quatro ou cinco estrelas, a proposta é realizar, ainda, inspeção por “cliente oculto” – cliente que avaliará os serviços do empreendimento sem conhecimento do proprietário.
Além da matriz de Hotel Histórico, o sistema de classificação propõe: Hotel Urbano, Resort, Hotel Fazenda, Cama & Café, Pousada, Flat e Hotel de Floresta.

(Fonte : Ministério do Turismo / Foto Divulgação)

CAMINHÃO DESTINO BRASIL É LANÇADO COM INVESTIMENTOS DE R$ 4 MILHÕES DO MTUR


Foi lançado no dia 19 de março, durante o Salão Gaúcho de Turismo, em Caxias do Sul (RS), o road show Destino Brasil, uma realização do Instituto Cia do Turismo com apoio do Ministério do Turismo. Para a realização da campanha, foram investidos R$ 4 milhões do Ministério.
O road show é composto por um caminhão de 13 metros de comprimento com recursos tecnológicos que percorrerá 18 municípios brasileiros por sete estados. De acordo com Jorge Meira, presidente do Instituto Cia do Turismo, o objetivo é promover os destinos brasileiros junto ao público. "Queremos estimular os brasileiros a conhecer mais o país e viajar bastante", explica. Ele conta que a idéia surgiu na diretoria de Marketing do Ministério do Turismo, através do diretor Márcio Nascimento, que liberou a verba para a execução do projeto.
Serão mais de 100 dias de viagem mostrando para mais 98 mil consumidores, expectativa de público que deverá ser impactado pelo caminhão nos municípios visitados, os atrativos do Brasil. O caminhão Destino Brasil deverá permanecer em média três dias em cada cidade e, nas Capitais, cerca de quatro dias.
"Além da ação para o público, teremos também um serviço para os profissionais do trade, que poderão utilizar nosso caminhão para se cadastrar, ou renovar o cadastro, no Cadastur. Essa ação será acompanhada pelas secretarias de turismo de cada município", relara Meira.
"O apoio das divisões de serviços turísticos nos estados, que trabalham em sintonia com o Ministério do Turismo no desafio de atualizar o cadastro de prestadores de serviço, foi fundamental para a execução do projeto", afirma a coordenadora geral de Apoio à Comercialização do MTur, Jurema Monteiro.
Equipado com avançados recursos multimídia, o caminhão foi adaptado com um mini-cinema 3D com capacidade para 36 pessoas sentadas e acessibilidade para cadeirantes e deficientes auditivos ou visuais, onde será mostrado um filme com cerca de 5 minutos. De lá, os visitantes podem enviar também as imagens e informações desejadas para seus emails ou twitter.
Em São Paulo, o caminhão ganhará uma roupagem especial para promover e participar do Salão de Turismo. Depois disso, ganhará nova fachada para seguir viagem ao Rio de Janeiro, Minas e Brasília. Segundo Meira, o projeto acaba no dia 27 de junho, mas cabe ao poder público decidir o que acontecerá depois. "O projeto é muito ousado e inovador. Se for vontade do poder público, podemos montar novas edições, com especiais para a Copa, Olimpíadas e até voltado para o mercado externo. O Instituto está a disposição para trabalhar em uma campanha tão bacana", explica Meira.

Veja a seguir o calendário do Caminhão Destino Brasil:

Rio Grande do Sul
Caxias do Sul
19, 20 e 21 de março
Gramado
23 e 24 de março
Porto Alegre
26, 27 e 28 de março

Santa Catarina
Florianópolis
31 de março, 1º, 2, 3 e 4 de abril
Balneário Comburiu
6, 7 e 8 de abril
Joinvile
10, 11 e 12 de abril

Paraná
Maringá
15, 16, 17 e 18 de abril
Londrina
21, 22, 23, 24 e 25 de abril
Curitiba
28, 29, 30 de abril, 1º e 2 de maio

São Paulo
Guarulhos
10 e 11 de maio

São Bernardo do Campo
13 e 14 de maio

São Caetano
15 e 16 de maio

Santo André
18 e 19 de maio

Diadema
20 e 21 de maio

São Paulo
22 a 30 de maio

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
9,10,11,12 e 13 de junho

Minas Gerais
Belo Horizonte
16, 17,18 e 19 de junho

Distrito Federal
Brasília
22, 23, 24, 25, 26 e 27 de junho

(Fonte : Mercado &Eventos / Folha do Turismo)

HOTEL TEC ACONTECE DE 12 A 14 DE MAIO E ESTÁ COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS


A Hotel Tec - Feira de Produtos de Tecnologia e Qualidade para Hotelaria é voltada ao setor hoteleiro e reúne os principais fornecedores do segmento em âmbito nacional. O evento nasceu em 2008 e tem o apóio das principais entidades do setor, como FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), ABIH/SP (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Estado de São Paulo), Resorts Brasil, ABRACOHR (Associação Brasileira dos Compradores para Hotéis e Restaurantes), ABG (Associação Brasileira das Governantas), ABAGA - Associação Brasileira da Alta Gastronomia, SBGAN - Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição, entre outras.
Um dos principais chamarizes da Hotel Tec, além da presença de profissionais altamente qualificados e com alto poder de decisão, é a realização de diversos eventos paralelos promovidos de forma gratuita pelas entidades que apóiam a feira, no sentido de requalificar e atualizar os profissionais do setor. Entre eles estão: Encontro Nacional de Governança Hoteleira; Concurso Talentos Gastronômicos - seletiva Brasil para o maior concurso da alta gastronomia mundial, Encontro Nacional de Compradores para Hotéis e Restaurantes, e Encontro de Hoteleiros. Acontece também um seminário voltado exclusivamente aos hotéis e pousadas de pequeno e médio porte
Na primeira edição Hotel Tec participaram 7.848 profissionais e 72 fornecedores, que ocuparam os 6.700 metros quadrados dos pavimentos 4 e 5 do Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Com isto, a Hotel Tec já nasceu como a segunda maior feira do segmento hoteleiro do Brasil. Já a segunda edição da feira, reuniu 8.234 visitantes e repetiu o sucesso inicial. Em 2010, a feira chega a sua 3ª edição, que será realizada de 12 a 14 de maio no mesmo local. Mais informações e inscrições: http://www.hoteltec.com.br/

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

PROJETO QUE ISENTA FIFA DE IMPOSTOS PARA A COPA DE 2014 VAI PARA O CONGRESSO


O projeto que concede isenção total de impostos à Federação Internacional de Futebol (Fifa) e empresas por ela contratadas para realizar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, será enviado ao Congresso Nacional até o fim deste mês. A informação foi dada pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, após reunir-se por mais de três horas com o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke; o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa, Ricardo Teixeira; o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado; e o subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, Beto Vasconcelos.
Também participaram da reunião seis advogados da Fifa, que vieram de Zurique, na Suíça, onde fica a sede da entidade, especialmente para discutir detalhes das isenções com o governo brasileiro. Essas isenções fazem parte das obrigações assumidas pelo governo, com a assinatura do caderno de encargos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o país sediar o Mundial.
No dia 5 de janeiro deste ano, o assunto já havia sido discutido com o secretário-geral da Fifa e com Ricardo Teixeira, quando houve um acerto preliminar, mas só agora o projeto ficou definitivamente fechado, de acordo com o Ministro do Esporte. A isenção vai de 1º de janeiro de 2011 até 31 de dezembro de 2015, e abrange todos os tributos federais, estaduais e municipais para os produtos e serviços que a Fifa determinar e que tenham relação com a organização da Copa do Mundo.
O ministro não adiantou a estimativa do valor da renúncia fiscal, mas disse que isso será conhecido quando o projeto for enviado ao Congresso. Caberá à Casa Civil e ao Ministério da Fazenda darem forma ao projeto, que incluirá tributos como Imposto de Renda, ISS, tarifas de importação de bens e serviços entre outros impostos.
O ministro do Esporte comentou também os problemas do Estádio do Morumbi, que tem sofrido restrições por parte da Fifa por não ter um projeto de obras aprovado até agora. Segundo Orlando Silva, o Morumbi continua sendo considerado como o local para o jogo de abertura do Mundial, de acordo com as garantias que recebeu da prefeitura e do governo de São Paulo. O ministro disse que não existe um plano B, que seria a construção de uma arena em outro local da cidade para o Mundial.


(Fonte : Ag. Brasil de Notícias)