quinta-feira, 25 de março de 2010

JOBIM RECEBE ABAV E CRIA COMISSÃO PARA ANALISAR E RESOLVER PLEITOS DE AGÊNCIAS DE VIAGENS


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, a quem está subordinada a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), recebeu ontem à tarde, em Brasília, o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, o Kaká, e o past president da entidade (e articulador de diversas negociações atualmente em andamento no setor), a pedido deste último. O objetivo da reunião era mostrar a Jobim como resoluções da Anac, especialmente a 138, que exige tarifa aérea única e transparente para o consumidor final, criarão entraves para o setor, incluindo agências de viagens, que poderão fechar as portas, e até as companhias aéreas.
Pela portaria, dificilmente a taxa D.U. ou qualquer outra para remuneração dos agentes poderão estar dentro das tarifas aéreas, criando uma matemática difícil para o setor e complicada ao passageiro.
O ministro Jobim, sensível ao pleito dos agentes, ligou para a presidente da Anac, Solange Vieira, e encaminhou Goiaci e Kaká para explicarem em detalhes os problemas ao diretor do Ministério da Defesa, Fernando Soares. Uma comissão foi criada e a expectativa é de que até junho, quando a resolução entrar em vigor, esses problemas sejam resolvidos, abrindo caminho para a volta da negociação da Abav com Tam e Gol para a criação da D.U. no internacional, sem a diferença no site, ou mesmo com a adoção, via Iata, da TASF - Travel Agent Service Fee.
Kaké e Goiaci entregam um documento ao ministro, no qual defendem por, exemplo:"· a DU – Somos favoráveis à transparência e que o e-tkt traga a expressão taxa, ou serviços de agenciamento claros e explícitos em seu corpo, já que muitos passageiros estão pagando DU sem saber exatamente do que se trata, mas apesar dessa expressão não dever ser incluída na tarifa em si, poderia e deveria ser incluída no documento de viagem (e-tkt; ou PNR) desde que fosse bem claro.
· a TASF – Travel Agency Service Fee é uma ferramenta de cobrança de taxas a ser disponibilizada pela Iata/BSP no mercado brasileiro, mas isso demandará pelo menos seis meses, já que terão que constituir uma nova empresa e importar os modelos para adequação ao mercado brasileiro."

Três pedidos foram destacados ao ministro:

· Preços finais iguais, através dos agentes de viagens ou das companhias aéreas. · Transparência – deixar claro ao passageiro o que ele está pagando, mas obter do mercado ferramentas adequadas para a cobrança daqueles componentes que não sejam parte integrante da tarifa;
· Prazo de adequação: termos pelo menos um ano para divulgar aos clientes e trabalhar na customização das ferramentas necessárias, treinamento de nossas equipes, e etc.
"Por último, gostaríamos de lembrar que a Portaria 138 prevê que todas as regras tarifárias façam parte do e-tkt e estejam escritas em português e toda a regra tarifária importadas dos GDS vêm escritas em inglês e não são reproduzidas nos e-tkts, sendo que algumas regras mundiais são extremamente extensas."
A criação do mecanismo de cobrança da remuneração dos agentes é também uma defesa em relação às companhias aéreas estrangeiras, que, lideradas por uma europeia, estariam prontas para implantar a comissão zero. Se os agentes não puderem cobrar a D.U., isso geraria transtorno e desemprego no setor.


COMISSÃO ZERO

Kaká, Goiaci e outros líderes dos agentes estiveram esta semana com a companhia aérea europeia em questão, que aceitou recuar até que toda a questão legal com a Anac seja resolvida e que a Iata crie mecanismos para a implantação da TASF. Até junho, portanto, ela continuará com os mesmos patamares de remuneração.

(Fonte e Foto : Panrotas)

LULA ASSINA LEI QUE ASSEGURA RECURSOS PARA PREFEITURAS NOS TERRITÓRIOS DA CIDADANIA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem (24/03) um Projeto de Lei que transforma em obrigatórias as transferências de recursos para ações e serviços do Programa Territórios da Cidadania em municípios com menos de 50 mil habitantes atendidos por esta ação do Governo Federal. Nestes casos, não serão mais cobradas das prefeituras exigências como adimplência com a União, o que vai facilitar o acesso aos recursos federais. "Estamos garantindo os recursos para municípios que mais precisam e muitas vezes estão com dívidas com a União. É um voto de confiança para que não faltem recursos para quem mais precisa", afirmou o presidente, referindo-se às populações dos municípios beneficiados.

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo)

FAA: EMPRESAS AÉREAS REGIONAIS REPORTARAM QUEDA DA OFERTA E DO TRÁFEGO

Para avaliar o impacto que a recessão global teve na indústria da aviação, basta analisar os números que as companhia aéreas regionais reportaram no exercício fiscal de 2009. Pela primeira vez desde a desregulamentação do setor, as companhias regionais registraram queda tanto em capacidade quanto em tráfego, segundo a FAA - Federal Aviation Administration dos EUA.
No exercício fiscal de 2009, a oferta das regionais caiu 5,1% (as companhias aéreas tradicionais cortaram sua capacidade em 9,1%). A evolução do tráfego é destaque: entre 2000 e 2009, o tráfego das companhias aéreas tradicionais caiu 2,2%, enquanto o tráfego das companhias regionais cresceu 207,5%, disse a FAA. Em 2000, as regionais transportavam 1 em cada 7,8 passageiros. Agora, um em cada quatro passageiro voa com uma companhia aérea regional. Para 2010, a FAA projeta um aumento de 1,6% na capacidade das regionais, enquanto o tráfego crescerá cerca de 4%. Nas próximas duas décadas (até 2030), o tráfego das regionais deve crescer a uma taxa média de 4,2% ao ano.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

REDE TROPICAL CONCENTRARÁ OS INVESTIMENTOS DE 2010 NOS HOTÉIS DE MANAUS

Manaus é o foco de investimentos da rede Tropical de Hotéis em 2010, de acordo com seu novo diretor-presidente, João Correia. O resort Tropical Manaus e o Tropical Manaus Business representam mais de 50% do faturamento da rede no Brasil, que conta com mais dois empreendimentos, um em João Pessoa e outro em Porto Seguro. Entre as mudanças previstas para 2010, Correia apontou o redirecionamento de recursos da rede para Manaus. "Iremos fazer uma reorganização administrativa, trazendo parte dos recursos do Rio de Janeiro e de São Paulo para Manaus, onde o volume de empreendimentos é grande", explicou.
Correia também anunciou a revitalização de 92 unidades de uma das alas do Tropical Manaus, que atualmente não está em uso. "Buscaremos parcerias com bancos e com outras empresas do setor privado, com interesse em agregar a sua marca a esta rede que tem tradição e notoriedade em Manaus", apontou.
Desde janeiro de 2010, a rede também investe em capacitação. O superintendente Comercial e Marketing da Tropical, Eduardo Pereira, informou que R$ 500 mil são investidos para a promoção de treinamento de funcionários que lidam diretamente com os hóspedes do hotel. "Será um trabalho de três anos em toda a rede, com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes", afirmou. Em Manaus, 400 colaboradores participam do processo de qualificação.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

NÚMERO DE TURISTAS BRASILEIROS EM LISBOA CRESCE 20,3% EM 2010

Segundo dados divulgados pelo Aeroporto de Lisboa, citados pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL), os primeiros meses de 2010 marcaram um crescimento "significativo" no número de turistas brasileiros que viajaram para a capital portuguesa. O levantamento registrou um aumento médio de passageiros do Brasil em 20,3%, só entre janeiro e fevereiro passado, o equivalente a cerca de 37 mil visitantes a mais do que no mesmo período de 2009, contabilizando mais de 220 mil passageiros que embarcaram e desembarcaram em Lisboa de voos com origem ou destino no Brasil.
Esses números posicionam o Brasil como a segunda principal origem e destino de voos internacionais na capital lusitana, atrás apenas da Espanha. Outro detalhe relevante fica por conta do crescimento de pernoites de turistas brasileiros em hotéis portugueses nos últimos meses de 2009, com crescimento de 9,1% em outubro, 27,8% em novembro e 23,9% em dezembro, em relação a igual período de 2008.
(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo)

COMEÇOU O CREDENCIAMENTO PRÉVIO PARA 5º SALÃO DO TURISMO



Quem se cadastrar pelo site do salão terá acesso gratuito ao evento

Estudantes, empresários, gestores e público em geral já podem se credenciar para a 5º edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, que acontecerá de 26 a 30 de maio de 2010, no Anhembi, em São Paulo (SP). Os visitantes que fizerem o credenciamento prévio pelo site [http://www.salao.turismo.gov.br/] terão acesso gratuito.
O credenciamento é rápido e fácil. No dia do evento é necessário levar o comprovante de credenciamento com código de barras ou o código de acesso, acompanhado do documento de identidade. O código é pessoal e intransferível. Os menores de 14 anos deverão estar acompanhados por um responsável com mais de 18 anos, e mediante compra de ingresso. Caso o acompanhante esteja previamente credenciado, basta apresentar o comprovante de credenciamento na entrada do evento.


Salão do Turismo 2010


O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos, promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo (MTur). Os visitantes podem conhecer roteiros turísticos de todo o país, além de adquirir pacotes, produtos e serviços turísticos.
Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail: salao.turismo@turismo.gov.br

(Fonte : Ministério do Turismo - Foto Divulgação)