sexta-feira, 26 de março de 2010

ABAV TENTA MOBILIZAR ASSOCIADOS NA LUTA PELA PL 5.120

Com o objetivo de mobilizar os associados na luta pela aprovação sem vetos do Projeto de Lei 5.120/2001, que regualamenta a atividade das agências de viagens, a Abav enviou um comunicado a seus mais de quatro mil integrantes com o e-mail de deputados que atuam no turismo. A ideia é que os associados possam pressionar os parlamentares.
“Para que entre em votação no plenário é necessário um acordo de líderes ou ordenamento do presidente da casa, deputado Michel Temer. Nosso parlamento é sensível a pressões populares e precisamos, neste momento, demonstrar união, força e representatividade”, destacou o presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira.
O comunicado também foi enviado ao Ministério do Turismo para que a pasta possa reenviá-lo a todas as agências cadastradas no Cadastur.

(Fonte : Panrotas)

AZUL ANUNCIA NOVO VOO PARA CUIABÁ


O presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, falou da importância do mercado de Campinas para a companhia, que adotou o Aeroporto de Viracopos como o seu principal hub, e de sua parceria com a Ancoradouro. De acordo com ele em breve terá início a operação do décimo oitavo voo saindo de Campinas, desta vez para Cuiabá, no Mato Grosso. "Criamos uma simbiose entre Ancoradouro e Azul. Juarez abriu as portas para a Azul. Essa parceria só vem crescendo e amadurecendo".
"Vamos mostrar para esses seis milhões e meio de habitantes que moram em Campinas e no seu entorno não precisam mais ir a Guarulhos ou Congonhas para voar", disse, completando que Viracopos sempre foi o foco principal da companhia".
Janot ressaltou ainda que a distribução dos slots em Congonhas ficou muito aquém do esperado pela empresa, mas que a Azul vai fazer bom uso da sua frequência. "Congonhas é a jóia da coroa", disse. Segundo ele será um voo turístico para a Bahia, nos finais de semana, ainda sem data definida. Esse voo reforça as operações da Azul, afinal é muito importante começar a operar em Congonhas, mas quero tranquilizar o mercado de Campinas dizendo que vamos continuar operando com força na cidade", disse.

(Fonte : Mercado & Eventos / Folha do Turismo – Foto Divulgação)

ENCONTRO DISCUTE TURISMO PARA CONSUMIDORES DAS CLASSES C E D

A classe média brasileira se expande e o setor turístico enfrenta um de seus maiores desafios: adaptar-se a este novo mercado, promissor e diferenciado

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participou nessa quinta-feira (25), em São Paulo, da abertura do 33º Encontro Comercial Braztoa. A ascensão das classes C e D para consumo de viagens e a necessidade de segmentação de produtos para atender as expectativas desse novo consumidor pautou o evento, que acontece em São Paulo, duas vezes por ano.
Para Luiz Barretto, o tema “Novos consumidores: quem são eles e o que desejam” chegou em um momento muito oportuno. “Hoje são mais de 23 milhões de brasileiros que entraram no mercado de consumo turístico. E este número vai aumentar ainda mais. Tenho certeza de que todos nós iremos criar produtos para atender esses novos consumidores”, ressaltou o ministro.
O presidente da Braztoa, José Eduardo Barbosa, afirmou que o bom momento econômico estimulará o crescimento do setor em até 25%. “Os desafios são muitos. Precisamos capacitar mais pessoas para nosso setor de turismo. Hoje temos cerca de 11 mil agentes de turismo cadastrados. Vamos crescer. Vamos capacitar ainda mais, isso estimula o desenvolvimento do Brasil”, avaliou.
Durante o encontro, foi lançada uma nova edição do Caravana Brasil, projeto do Ministério do Turismo e da Braztoa que leva agentes , operadores e jornalistas a 16 destinos brasileiros.

A nova classe média

A ampliação da fatia da população brasileira na classe média vem transformando os padrões de consumo no país. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, 37,56% da população brasileira encontrava-se na classe C (renda mensal compreendida entre R$ 1.115 e R$ 4.807), percentual que em 2008 chegou a 49,22%, ou 91 milhões de brasileiros.
O aumento do poder aquisitivo das classes mais baixas, o estímulo ao turismo interno, a superação da crise mundial de forma mais rápida pelo país e a visibilidade que o Brasil ganha no exterior são ingredientes que vêm resultando em um crescimento constante do turismo nacional, principalmente entre os operadores.O que consome essa população que tem sido definida como a “nova classe média” brasileira? Quais as oportunidades de investimentos para a indústria do turismo nesse novo cenário? Como encontrar e quais as ferramentas adequadas para atingir esse novo consumidor? Suscitar estas discussões está entre os objetivos do 33º encontro, que termina hoje.

Os Encontros Comerciais da Braztoa

Os Encontros Comerciais da Braztoa acontecem duas vezes por ano, em São Paulo. São direcionados aos agentes de viagens interessados em adquirir produtos, obter informações, conhecer novidades e tendências e efetivar negociações com os operadores de turismo filiados à associação e seus parceiros comerciais e institucionais.
Os encontros proporcionam atividades para promover e fortalecer o relacionamento entre as principais empresas do setor e para o aperfeiçoamento do profissional de turismo.

(Fonte : Ministério do Turismo)

TURISMO TERÁ R$ 200 MILHÕES DO FAT

Recursos serão utilizados para financiamento de capital de giro de micro e pequenas empresas do setor de bares e restaurantes cadastradas junto ao Ministério do Turismo
As micro e pequenas empresas do setor de bares e restaurantes cadastradas no Ministério do Turismo (MTur) terão R$ 200 milhões do Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT) para financiamento de capital de giro. O recurso foi autorizado, nesta quinta-feira (25/03), em Brasília (DF), durante reunião ordinária do Conselho Deliberativo do FAT (CODEFAT). O recurso integrará a linha FAT Giro Setorial Turismo, que já beneficiou, em seis meses de operação, 328 empresas do setor com R$ 65,7 milhões.
“Nos próximos anos, viveremos a década de ouro do turismo brasileiro com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas. As oportunidades e responsabilidades são extraordinárias. Os desafios também são grandes. Precisamos dar condições ao empresariado para aumentar a competitividade e a qualidade do turismo brasileiro. A oferta de recursos do FAT é essencial para isso”, destacou o secretário-executivo do MTur, Mário Moysés, durante a reunião.Moysés ressaltou também a importância da oferta de crédito pelo governo federal para a superação da crise financeira internacional e seu impacto positivo na geração de empregos nos primeiros meses do ano.

FAT / GIRO SETORIAL TURISMO

Os recursos do FAT Giro Setorial Turismo, ao propiciar capital de giro isolado, possibilitarão a renovação dos equipamentos e das instalações dos estabelecimentos, a melhoria da capacidade gerencial, bem como ações de capacitação profissional e qualificação de mão-de-obra. Hoje, o setor de bares e restaurantes é caracterizado pela dificuldade de giro, uma vez que 80% dos pagamentos são realizados com cartões de créditos e os proprietários recebem depois de cerca de 40 dias.
Para ter acesso ao crédito, as empresas precisam estar cadastradas no sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur, o Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br); fazer parte do setor de restaurantes ou ser estabelecimento de serviço de alimentação e bebidas enquadrado na Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE 2.0, Classe 5611-02).
A expectativa é que, nos próximos meses, o detalhamento das normas operacionais da nova etapa da linha – prazos, juros e tetos financiáveis – seja apresentado por instituição financeira oficial federal e aprovado pelo CODEFAT.Durante a reunião foi apresentado, ainda, vídeo com balanço e depoimentos da primeira etapa do FAT Giro Setorial Turismo, lançado ano passado. Na ocasião, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, elogiou a iniciativa e o resultado do emprego dos recursos do FAT. “Temos a chance de mostrar à população onde o seu dinheiro está sendo investido”, enfatizou.

QUEM JÁ UTILIZOU A LINHA, CONTA AS VANTAGENS

Para o gerente da Casa Valduga, Daniel Balestrin, em Bento Gonçalves (RS), empresa beneficiada na primeira etapa de operação da linha, o prazo do financiamento foi um grande atrativo. “O prazo significativo permitiu diluir o valor do financiamento para que a empresa pudesse conseguir retorno”, ressaltou o gerente.
Os recursos repassados para a Casa Valduga foram utilizados para ampliação da área de turismo do empreendimento com construção de pousadas e restaurante. “Para atender à nova demanda com padrão e bom atendimento, aumentamos em 30% o números de colaboradores”, explica Balestrin.
Já o proprietário do Hotel LM, Carlos Sampaio Junior, em Santo Estevão (BA), conta que a taxa de juros diferenciada possibilitou a compra à vista de material para a obra. E ainda acelerou a reforma. Inicialmente prevista para durar cinco meses, terminou em dois meses e meio.

(Fonte : Ministério do Turismo)

CONSULADO AMERICANO E FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS DISCUTEM PARCERIA ENTRE BRASIL E EUA

Rio de Janeiro - O Consulado Geral dos Estados Unidos e a Fundação Getulio Vargas (FGV) promovem hoje (26) a palestra Brasil e Estados Unidos: Parceria para o Progresso da América Latina, a ser proferida por María Otero, subsecretária para Democracia e Assuntos Globais dos EUA. Será às 14h na FGV.
A palestra, em português, será seguida de uma sessão de perguntas e respostas. Otero falará sobre as políticas do governo Barack Obama para o Hemisfério Ocidental, os principais pontos de colaboração entre os EUA e o Brasil, e entre os dois países e a América Latina.
Aberta à imprensa, a palestra também abordará os desafios que unem os dois países na região, como a ampliação de oportunidades aos seus povos e fortalecimento da democracia. Outro tema será a expansão da colaboração internacional nas áreas de clima, meio ambiente e ciência.
(Fonte : Ag. Brasil de Notícias)

SINDEPAT REÚNE ASSOCIADOS PARA DISCUTIR O SETOR



Reunião acontece neste final de semana em Foz do Iguaçu (PR) e contará com a participação de líderes de parques temáticos e atrações turísticas

Dirigentes dos parques temáticos e atrações turísticas, autoridades e profissionais do trade têm um encontro marcado nos dias 26, 27 e 28 de março. A cidade de Foz do Iguaçu (PR) foi escolhida para mais uma reunião, promovida pelo Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), para troca de experiências e definição das próximas atividades do setor.
Na ocasião serão definidas as atividades do Movimento Nacional da Alegria, evento marcado para a última semana de abril e que contará com a realização do Dia Nacional da Alegria, workshops para colaboradores dos parques e atrações turísticas e também do Prêmio Catavento, premiação realizada anualmente pela Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra).
Além de discutir as ações do Movimento Nacional da Alegria, o encontro debaterá as novas estratégias do setor e também da realização da 5ª Jornada de Parques e Atrações Turísticas (Jopat), marcada para outubro. Nos três dias, temas do universo dos empreendimentos como recursos, financiamentos, investimentos em infra-estrutura e linhas de crédito estarão na pauta de discussão.
O evento inclui ainda visitas técnicas à Usina de Itaipu e às Cataratas do Iguaçu. Associada ao Sindepat, as Cataratas é considerada um dos mais belos patrimônios naturais do mundo. Na ocasião, será realizada uma reunião liderada por Faisal Saleh, presidente do Instituto Pólo Iguassu, que contará com a presença de Paulo Mac Donald, prefeito de Foz do Iguaçu, entre outras autoridades e empresários da região.

SOBRE O SINDEPAT

O Sindepat surgiu em 2003 como fruto da união dos principais parques temáticos e atrações turísticas do Brasil. Atualmente conta com 16 associados de nove Estados brasileiros dando suporte institucional e político a cada associado. Entre os empreendimentos associados estão Fantasy Park, Hopi Hari, Parque da Mônica, Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet n’ Wild no Estado de São Paulo; Parque Guanabara em Minas Gerais; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina; Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro; Cataratas do Iguaçu no Paraná; Hot Park em Goiás e Mirabilandia em Pernambuco.

(Fonte : Lucia Faria Intel. em Comunicação)

DESEMBARQUES DOMÉSTICO E INTERNACIONAL CRESCEM MUITO EM FEVEREIRO

Os desembarques de vôos domésticos voltaram a apresentar um bom desempenho em fevereiro. A movimentação, de 4,92 milhões de passageiros, foi o melhor resultado para este mês em toda série histórica. Em relação a fevereiro de 2009, quando desembarcaram 3,64 milhões de passageiros, o crescimento foi de 35,08%. O acumulado nos dois primeiros meses de 2010 também é recorde histórico. Foram 10,5 milhões de desembarques domésticos, contra 8,23 milhões da soma de janeiro e fevereiro do ano passado. Crescimento de 28,7%. Os dados de desembarques são apurados pela Infraero.
A chegada de passageiros em voos provenientes do exterior atingiu recorde em fevereiro de 2010. De acordo com a Infraero, foram registrados desembarques de 619.660 pessoas nos aeroportos internacionais do Brasil (vôos regulares e não-regulares). O resultado é 22,06% superior ao do mesmo mês do ano passado. Os voos regulares tiveram crescimento de 23% (588.915 desembarques em fevereiro de 2010 e 478.883 em fevereiro de 2009). Os charters (não-regulares) registraram aumento de 6,8%.
Em fevereiro, a malha aérea internacional era composta de 903 voos semanais diretos do exterior para o Brasil. A América Latina respondeu por 51,83% das aterrisagens, seguida pela América do Norte (22,70%), Europa (22,14%), Ásia (1,66%) e África (1,66%). O cálculo de desembarques internacionais é feito pela Infraero e inclui turistas estrangeiros e brasileiros em retorno ao País.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

MEMBROS DO FAVECC VOTAM PELO FIM DA ENTIDADE

O Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (Favecc), entidade com 15 anos de atuação no segmento corporativo, que ajudou a organizar, realizou na manhã de hoje, na capital paulista, sua última reunião como entidade. Em um setor onde se criam entidades e associações como quem troca de roupa, o exemplo dos associados do Favecc, que decidiram, juntamente com associados da TMC Brasil, criar uma nova entidade, a Abracorp, é bastante salutar, até porque promete mudar a forma como uma associação é gerenciada e se relaciona com o mercado. O estudo para a nova entidade foi feito pela Deloitte.
A Assembleia Geral, realizada no Hotel Jaraguá, convocou o encontro com o principal objetivo de realizar votação relativa à dissolução do Favecc. Resultado: todos votaram a favor, menos a Alatur, representada no encontro por Marcos Balsamão, Ricardo Ferreira e pelo advogado da agência, Antonio Fernando Pinheiro Pedro.
“A reunião foi ótima, dentro de total civilidade. A Alatur votou contra a dissolução do Favecc e tem outras considerações que constarão na ata do encontro”, disse Ricardo Ferreira, que não quis se manifestar sobre o suposto "não convite" para que a Alatur integre a Abracorp. O anúncio oficial da nova entidade ficou marcado para 6 de abril.
Segundo o presidente do Favecc, Francisco Leme da Silva, a Assembleia Geral nomeou uma Comissão Liquidante formada por Edmar Bull (Copastur), Amauri Caldeira (Sobratur) e Ronaldo Waltrick (Maiorca) que, de acordo com o artigo 28 do estatuto do entidade, que trata do tema dissolução, cuidará dos trâmites jurídicos relativos ao fim da entidade. “O Favecc é passado”, apontou Leme, acrescentando que a marca poderá ser usada de alguma forma em favor da Abracorp, da qual é presidente do Conselho de Administração.
Se a Alatur vai fazer parte da Abracorp? “Eles não foram convidados hoje, mas poderão ser amanhã. Assim como há agências que podem não se adaptar ao novo modelo da Abracorp”, finalizou o presidente do Favecc.

(Fonte : Panrotas)

TURISMO DE EVENTOS INJETOU R$ 411 MILHÕES NA ECONOMIA DO ESPÍRITO SANTO

Em pouco mais de uma década, o turismo de eventos foi responsável pela atração de mais de 330 mil turistas, que injetaram na economia do Espírito Santo o montante de R$ 411 milhões. No período, os mais de 700 eventos responderam pelo recolhimento de R$60 milhões em tributos. A informação foi divulgada esta semana, no lançamento do Showcase, Guia dos Profissionais de Eventos, do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau.
“Para o período 2010 a 2014 já garantimos 17 eventos. Mas esse número deve ser ampliado em pelo menos 50%, uma vez que o Showcase é uma das ferramentas mais estratégicas no convencimento dos decision makers, pois apresenta de forma técnica e atrativa, toda infraestrutura, fornecedores e atrativos turísticos do Estado”, disse o presidente do Convention Bureau, Maely Coelho. Mais informações: tel. (27) 3345 8477.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

OS PRINCIPAIS DESTINOS DE EVENTOS DO CHILE ESTÃO FUNCIONANDO NORMALMENTE


A entidade chilena que congrega os Convention & Visitors Bureaux (CVBx) daquele país - a Agrupación de Burós de Convenciones de Chile -, está informando aos seus associados, associações, empresas colaboradoras e a todas as instituições relacionadas com o setor de eventos nacionais e internacionais e com o turismo de negócios, que:

· Os principais destinos para eventos, congressos, convenções e feiras internacionais do Chile, como as cidades de La Serena, Viña del Mar, Santiago e Puerto Varas, estão funcionando normalmente, com todos os serviços requeridos para a realização com êxito de qualquer evento;
· O Aeroporto Internacional de Santiago está operando com fluxo normal e recebendo voos domésticos e internacionais desde o dia 3 de março. As companhias aéreas LAN, Air Canada, Delta Air Lines e American Airlines já retomaram todos os seus voos regulares para Santiago;
· Mais de 90% da oferta hoteleira internacional opera normalmente em todo o país e os Centros de Convenções estão operacionais e prontos para receber as feiras e os congressos internacionais programados;
· Em todas as cidades os serviços de transporte público funcionam normalmente, assim como as telecomunicações, eletricidade, bancos, casas de câmbio, centros comerciais, boutiques, bares, restaurantes e supermercados. Os centros de esqui vizinhos a Santiago e em outras regiões do Chile, não sofreram nenhum dano (com o recente terremoto) e se preparam para a temporada de inverno do hemisfério sul;
· De imediato, a entidade pode mencionar que os principais atrativos turísticos do país permanecem intactos, como San Pedro de Atacama, Ilha de Páscoa, Zona dos Lagos e dos Vulcões, Torres del Paine e a Zona dos Glaciares - e que a atividade turística mantém suas operações normalmente.

A Agrupación de Burós de Convenciones de Chile ”informa que nosso país segue sendo um dos melhores destinos da América Latina para a realização de eventos, congressos, convenções e feiras internacionais, confirmando, dentro de nossa agenda, eventos internacionais como FIDAE 2010 (Santiago, março 2010), EXPOMIN (Santiago, abril 2010), Congresso Panamericano de Reumatología PANLAR (Santiago, abril 2010), Congresso Mundial de Terapeutas Ocupacionais WFOT (Santiago, maio 2010), Congresso Latinoamericano de Diabetes ALAD (Santiago, novembro 2010), Congresso Latinoamericano de Genética (Viña del Mar, outubro 2010), X Congresso Latinoamericano de Botânica (La Serena, outubro 2010), AQUA SUR (Puerto Montt-Puerto Varas, outubro 2010), entre outros.

Em 2010, o Chile ainda comemora seu bicentenário.

(Fonte : Business Travel Magazine / HotNews)

TÓPICOS PRINCIPAIS NA COLOCAÇÃO DA BRAZTOA


Eduardo Barbosa falou de improviso na abertura, dentro de uma ordem estabelecida de apresentação que teve foco direto em tópicos relacionados. O primeiro deles foi ao situar o crescimento econômico e distribuição de renda no Brasil. “Nosso país apresenta resultados significativos no desenvolvimento econômico e na distribuição de renda gerando de forma sustentável uma ampliação no número de consumidores. Nesta manhã, no Fórum realizado pela Braztoa, agentes de viagem e operadores, comprovaram as grandes expectativas e oportunidades para o País e para o setor, com a ascensão de 23 milhões de pessoas nos últimos cinco anos”.
Os números de mercado foram incisivos em sua colocação. “Entre 2007 e 2009, o número de cidadãos que fizeram pelo menos uma viagem no País, aumentou em 83%. Destes, 46% são da classe B, 20% da classe C e 16% da classe D, ou seja, houve um aumento deste novo mercado consumidor em torno de 60%”.
Dois temas importantíssimos em todo evento de turismo também foram enfocados, a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. “A conquista da realização da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos impulsiona o País para o desenvolvimento da infraestrutura das cidades e re-posiciona o Brasil na vitrine mundial entre os grandes destinos turísticos. Aliás, futebol e olimpíadas serão tema do nosso evento de setembro”.
Barbosa falou sobre a meta dos operadores e agentes. “Nossa meta é duplicar o mercado de pacotes nos próximos cinco anos. Temos que nos preparar e crescer, em função dos desafios”
O presidente da Braztoa relacionou também a questão do trabalho em conjunto das entidades do setor. “Juntamente com a Abav, Abremar, Fenactur, Sindetur e Favecc, a identificação mostra que estamos no caminho certo. Recentemente conseguimos a inclusão de emenda na MP 472 que mantém a prerrogativa de operadoras e agências de remessa de pagamentos de serviços turísticos dos nossos passageiros. Parabéns a todas as entidades pelo empenho e capacidade de trabalhar em conjunto. Já contamos com a aprovação na Câmara de Deputados. Seguimos mobilizados para a aprovação no Senado e a devida sanção presidencial”.

Comissionamento

Na principal preocupação de mercado, foi incisivo: “O otimismo dos agentes de turismo, com a expectativa de crescimento nas vendas de pacotes, não nos impede de perceber a ameaça, que o possível corte nas comissões sobre as vendas de passagens, pode ocasionar na rede de distribuição. Em outros mercados, esta modificação foi catastrófica para as agências de viagem, com desorganização na distribuição do produto turístico e prejuízo para os consumidores. Nossas entidades estão mobilizadas na busca de soluções junto às companhias aéreas e Anac para este importante tema”.
Sobre o encontro em si, que está começando, disse: “os operadores, representantes e nossos parceiros prepararam o melhor e mais profissional Encontro Comercial Braztoa de todos os tempos. Nosso evento está focado em atender a demanda do mercado com muito profissionalismo, qualidade e energia para fazer desta temporada a mais produtiva dos últimos anos”.
Entre os lançamentos, destacou: “Estamos lançando oficialmente neste evento a projeto Caravana Brasil Nacional. O projeto visa aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre os principais destinos turísticos do País. Nesta semana entramos no 4º.ano do Viaja Mais Melhor Idade, projeto que já movimentou mais de R$ 350 milhões e 390 mil passageiros. Já no projeto Vai Brasil, no qual estamos desenvolvendo o motor de reservas on-line, entramos na fase final de homologação da ferramenta eletrônica. São 178 expositores entre associados, parceiros comerciais e institucionais”.
Para completar, o presidente da Braztoa colocou também em pauta a questão dos principais desafios existentes. Infraestrutura – nossa esperança de avanços em função dos grandes eventos (Copa do Mundo de Futebol e Olimpíada); Capacitação de recursos humanos para o setor; Tecnologia da informação e Legislação (regulamentação da Lei Geral do Turismo, modernização e parametrização do ISS).

(Fonte e Foto : Brasilturis Jornal)