sexta-feira, 26 de março de 2010

TÓPICOS PRINCIPAIS NA COLOCAÇÃO DA BRAZTOA


Eduardo Barbosa falou de improviso na abertura, dentro de uma ordem estabelecida de apresentação que teve foco direto em tópicos relacionados. O primeiro deles foi ao situar o crescimento econômico e distribuição de renda no Brasil. “Nosso país apresenta resultados significativos no desenvolvimento econômico e na distribuição de renda gerando de forma sustentável uma ampliação no número de consumidores. Nesta manhã, no Fórum realizado pela Braztoa, agentes de viagem e operadores, comprovaram as grandes expectativas e oportunidades para o País e para o setor, com a ascensão de 23 milhões de pessoas nos últimos cinco anos”.
Os números de mercado foram incisivos em sua colocação. “Entre 2007 e 2009, o número de cidadãos que fizeram pelo menos uma viagem no País, aumentou em 83%. Destes, 46% são da classe B, 20% da classe C e 16% da classe D, ou seja, houve um aumento deste novo mercado consumidor em torno de 60%”.
Dois temas importantíssimos em todo evento de turismo também foram enfocados, a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. “A conquista da realização da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos impulsiona o País para o desenvolvimento da infraestrutura das cidades e re-posiciona o Brasil na vitrine mundial entre os grandes destinos turísticos. Aliás, futebol e olimpíadas serão tema do nosso evento de setembro”.
Barbosa falou sobre a meta dos operadores e agentes. “Nossa meta é duplicar o mercado de pacotes nos próximos cinco anos. Temos que nos preparar e crescer, em função dos desafios”
O presidente da Braztoa relacionou também a questão do trabalho em conjunto das entidades do setor. “Juntamente com a Abav, Abremar, Fenactur, Sindetur e Favecc, a identificação mostra que estamos no caminho certo. Recentemente conseguimos a inclusão de emenda na MP 472 que mantém a prerrogativa de operadoras e agências de remessa de pagamentos de serviços turísticos dos nossos passageiros. Parabéns a todas as entidades pelo empenho e capacidade de trabalhar em conjunto. Já contamos com a aprovação na Câmara de Deputados. Seguimos mobilizados para a aprovação no Senado e a devida sanção presidencial”.

Comissionamento

Na principal preocupação de mercado, foi incisivo: “O otimismo dos agentes de turismo, com a expectativa de crescimento nas vendas de pacotes, não nos impede de perceber a ameaça, que o possível corte nas comissões sobre as vendas de passagens, pode ocasionar na rede de distribuição. Em outros mercados, esta modificação foi catastrófica para as agências de viagem, com desorganização na distribuição do produto turístico e prejuízo para os consumidores. Nossas entidades estão mobilizadas na busca de soluções junto às companhias aéreas e Anac para este importante tema”.
Sobre o encontro em si, que está começando, disse: “os operadores, representantes e nossos parceiros prepararam o melhor e mais profissional Encontro Comercial Braztoa de todos os tempos. Nosso evento está focado em atender a demanda do mercado com muito profissionalismo, qualidade e energia para fazer desta temporada a mais produtiva dos últimos anos”.
Entre os lançamentos, destacou: “Estamos lançando oficialmente neste evento a projeto Caravana Brasil Nacional. O projeto visa aprimorar o conhecimento dos profissionais sobre os principais destinos turísticos do País. Nesta semana entramos no 4º.ano do Viaja Mais Melhor Idade, projeto que já movimentou mais de R$ 350 milhões e 390 mil passageiros. Já no projeto Vai Brasil, no qual estamos desenvolvendo o motor de reservas on-line, entramos na fase final de homologação da ferramenta eletrônica. São 178 expositores entre associados, parceiros comerciais e institucionais”.
Para completar, o presidente da Braztoa colocou também em pauta a questão dos principais desafios existentes. Infraestrutura – nossa esperança de avanços em função dos grandes eventos (Copa do Mundo de Futebol e Olimpíada); Capacitação de recursos humanos para o setor; Tecnologia da informação e Legislação (regulamentação da Lei Geral do Turismo, modernização e parametrização do ISS).

(Fonte e Foto : Brasilturis Jornal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário