quarta-feira, 6 de novembro de 2019
ANAC recebe contribuições sobre futuro dos drones no país
A Agência Nacional de Aviação
Civil (ANAC) abre, nesta terça-feira (5), para participação social, o processo
de tomada de subsídios sobre o futuro das aeronaves não tripuladas no Brasil,
popularmente conhecidos como drones. As contribuições serão recebidas até 5 de
fevereiro de 2020.
Após mais de dois
anos de vigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial nº 94
(RBAC-E nº 94), que dispõe sobre os requisitos gerais para aeronaves não
tripuladas de uso civil, e considerando o desenvolvimento da aviação não
tripulada e a proliferação dessa tecnologia em diversos setores, a Agência
identificou a necessidade de rediscutir o assunto para permitir a contínua
evolução do mercado em condições seguras.
O anúncio da abertura
da tomada de subsídios aconteceu nesta terça-feira durante participação da ANAC
no 8º Fórum Empresarial de Drones, que está acontecendo em São Paulo.
A tomada de subsídios
é um mecanismo que possibilita a participação da sociedade e de regulados
durante as fases preliminares do processo regulatório da Agência e contempla
diferentes técnicas de coleta de dados, ideias, sugestões e opiniões sobre
determinado tema.
As contribuições
serão recebidas eletronicamente, por meio da plataforma AUDPUB, disponibilizada
no portal da ANAC, por meio do link a seguir: https://sistemas.anac.gov.br/NovoAudPub/Contribuicao/ManterContribuicao?idAudiencia=2073,
no período de 5 de novembro de 2019 a 5 de fevereiro de 2020.
(Fonte : ANAC
– 05/11/19)
Aeroporto de Madri pode se tornar o super-hub da Europa para os sul-americanos
A venda da Air Europa ao
Grupo IAG, do qual faz parte a Iberia sua maior concorrente, poderá
agitar o Aeroporto Internacional de Barajas, em Madri, consolidando-o como o
principal centro de conexões para os passageiros sul-americanos que viajam à
Europa.
Novas oportunidades
Atualmente, a Iberia já oferece um serviço
amplo à região desde sua casa-matriz em Madri e o mesmo acontece com a Air
Europa. Respectivamente, elas voam para 13 e 14 destinos na América do Sul num
total de 300 voos semanais, segundo a OAG. Quando combinados os destinos,
chega-se a 18 cidades atendidas – serão 20 no próximo ano – em 10 países
diferentes, a saber: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador,
Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Durante a conferência para
falar da proposta de aquisição da Air Europa, o CEO do IAG, Willie Walsh, fez
questão de afirmar que obter uma maior liderança nas operações do Atlântico Sul
foi um fator primordial para a decisão.
Super-hub de Madri
Para muitos sul-americanos, Madri é o lugar
mais fácil de se chegar à Europa, seja pelo idioma, seja pelos preços. Além
disso, hoje são duas empresas separadas, mas quando estiverem juntas, suas malhas
aéreas ao redor do mundo serão ainda mais completas e isso tem o potencial
extraordinário de transformar Madrid num super-hub para os passageiros que vêm
do sul.
Além de não existirem tantas opções
econômicas em outras cidades europeias, as taxas aeroportuárias da capital
espanhola são muito mais baixas do que o restante da Europa ocidental.
Portanto, os sul-americanos costumam voar para lá antes de embarcar em voos
para cidades como Londres e Paris. A longa relação entre a Espanha e a América
do Sul ajudou no processo, resultando na interconexão que os povos têm hoje.
Com exceção do Brasil, o idioma comum facilita para os cidadãos de ambas as
regiões realizar negócios ou turismo do outro lado do Atlântico.
Além disso, há um incentivo
extra para muitos sul-americanos viajarem para Madri quando se trata de
trabalho. De acordo com a Expatica, cidadãos de países “hispano-americanos” que
moram na Espanha só precisam esperar dois anos antes de solicitar a cidadania,
essa regra também aplica para brasileiros. Portanto, com uma conectividade
maior entre as duas terras, muitos sul-americanos podem ser incentivados a usar
a capital espanhola como porto de chegada.
Muitos países da América do Sul, como
Bolívia, Chile e Venezuela, estão passando por incertezas políticas e
econômicas no momento. Esses problemas dificultam a manutenção de um padrão de
vida dos seus moradores atualmente, que podem buscar a sorte em outro país. O The Guardian relata que,
devido à abordagem rígida dos Estados Unidos em relação à imigração, muitos
latino-americanos estão escolhendo a Europa como o lugar a quem recorrer.
Região importante
No entanto, não são apenas os passageiros da
América do Sul que estão usando a conectividade. Muitos cidadãos espanhóis
estão se voltando para a América do Sul em busca de oportunidades. Por fim, a
Argentina possui a maior quantidade de cidadãos espanhóis fora da Espanha, com
mais de 400.000 cidadãos. O voo longo, porém direto, entre Madri e Buenos
Aires, torna a migração muito mais simples.
Madri é um importante centro
para as operações sul-americanas e está demonstrando possuir um potencial ainda
maior. Será interessante ver o que o IAG faz com as novas oportunidades que
lhes são apresentadas.
(Fonte : Aeroin
– 06/11/19)
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