terça-feira, 30 de março de 2010

OFICINA DESTACA SABORES REGIONAIS



Até quarta-feira (31), acontece em município do Amazonas curso que traz, entre as receitas, o pão de açaí

Itacoatiara - Técnicas de receitas de bolos, fabricação de pães, geleias, tortas, pudins e biscoitos com sabores de frutas e aromas conhecidos na região amazônica. Foram esses os ‘ingredientes’ que atraíram 80 pessoas – a maioria interessadas em abrir o próprio negócio – para participar da oficina Café Regional, uma das dezenas de capacitações oferecidas durante a Oficina do Empreendedor, que acontece até quarta-feira (31) no município amazonense de Itacoatiara (286 quilômetros de Manaus).
A Oficina do Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae no Amazonas. Consiste em levar ao interior do estado, em forma de mutirão de atendimento, todos os serviços e produtos oferecidos pela entidade na capital. Mais de 700 empreendedores estão inscritos nos 22 cursos, oficinas e treinamentos ofertados. De acordo com a coordenadora da Oficina do Empreendedor em Itacoatiara, Suely Leão, a maioria das pessoas que optaram por participar do treinamento de Café Regional disse que está interessada em abrir uma lanchonete ou banca de café da manhã. “A oficina de Café Regional mostra as técnicas de produção e manipulação de alimentos e ainda oferece a oportunidade para quem deseja abrir um empreendimento com este tipo de produto”, comentou.

Bolos e doces

Marizete Oliveira conta que se informou sobre o curso com uma amiga e decidiu participar para aperfeiçoar técnicas de cozinha e café regional. O objetivo da empreendedora, segundo diz, é abrir o próprio negócio. “Quero ter o meu próprio café regional e aprender a fazer bolos e doces diferentes. Por isso me inscrevi no curso”, afirmou.
O curso tem duração de 15h e os participantes aprendem, por exemplo, a fazer o pão de açaí (uma fruta nativa da Amazônia da qual se retira a polpa para a fabricação de bebidas diversas), além de aprenderem boas práticas de manuseio e higiene dos alimentos. Ao final do treinamento, o aluno recebe certificado.
A Oficina do Empreendedor já foi realizada em outro três municípios do estado e, em Itacoatiara, acontece em três locais distintos: Ponto de Atendimento do Sebrae, sede do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Creche Nossa Senhora Aparecida, onde é ministrado o curso Café Regional.
A Oficina do Empreendedor é realizada em parceria com a prefeitura de Itacoatiara, Governo do Estado, Associação Comercial de Itacoatiara (ACI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sesc, Caixa Econômica Federal, Redecard, e Câmara de Dirigentes Lojista de Itacoatiara.

(Fonte : Ag. Sebrae de Noticias / Foto Divulgação)

AGENTES DE TURISMO E EMPRESÁRIOS SERÃO CAPACITADOS PARA PREVENIR EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTOJUVENIL


Cerca de 100 profissionais como agentes de turismo e empresários participarão de cursos de capacitação para prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes. A ideia é que eles atuem como multiplicadores nas 12 unidades federativas cujas capitais receberão jogos da Copa do Mundo de 2014, em seis estados da Região Norte, em Santa Catarina, em Mato Grosso do Sul e na Paraíba.
O projeto está sendo lançado pelo Ministério do Turismo e pela Universidade de Brasília (UnB). A proposta é que esses multiplicadores façam cursos ministrados pelo Centro de Excelência em Turismo da UnB para a prevenção à exploração sexual infantojuvenil em atividades turísticas.
O orçamento do ministério para 2010 é de R$ 8,3 bilhões, o maior desde 2005. A parceria com a UnB tem a meta de envolver empresários do setor de turismo em campanhas sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, assim como na adoção de um código de conduta.
Desde 2004, o serviço Disque 100 recebeu mais de 20 mil denúncias de exploração sexual. Só no ano passado, foram registradas 5,2 mil, mais de 11% do total de denúncias encaminhadas ao serviço, mantido para Secretaria de Direitos Humanos.
As unidades federativas envolvidas no projeto são: Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins, além de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e da Paraíba.

(Fonte : Ag. Brasil de Notícias)

FOLHA ABRE INSCRIÇÕES PARA PRÊMIOS SOCIAIS

Concurso busca em todo o país líderes de cooperativas, empresas sociais, ONGs, Oscips e pessoas físicas

Estão abertas até 15 de maio as inscrições para os prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro.
Os concursos buscam líderes de cooperativas, empresas sociais, ONGs, Oscips e pessoas físicas de todo o país que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade ou em áreas como ambiente, educação e saúde.
Todos os finalistas terão seus perfis publicados na Folha e na Folha Online.
O Empreendedor Social 2010 fará parte da rede mundial de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab, que oferece consultoria internacional gratuita e bolsas de estudo para cursos de ensino executivo no exterior.
O vencedor também será convidado a participar da reunião do Fórum Econômico Mundial para a América Latina em 2011. Dependendo do perfil, poderá fazer parte da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, da comunidade global de empreendedores sociais no Conselho da Agenda Global e também da organização Jovens Líderes Globais, ambas do Fórum Econômico Mundial.
Já o Empreendedor Social de Futuro 2010 receberá, gratuitamente, a partir de 2011, uma consultoria de gestão por dez dias da sitawi (organização que oferece capital e aconselhamento para impacto social) e uma bolsa de estudos integral para o curso de pós-graduação "Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor", da PUC-SP, além de outros benefícios.Inscrições: somente pela internet, em www.folha.com.br/empreendedorsocial.

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

SOL E MAR

A Gol acaba de receber autorização para fazer voos regulares do Rio de Janeiro e de São Paulo até Punta Cana, na República Dominicana. Essa é a segunda base da companhia no Caribe. A nova rota vai ser operada pela bandeira Varig. A empresa planeja novos voos para a região, com a meta de estar em Havana até o final deste ano.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Col. Mercado Aberto)

GT NÁUTICO DISCUTE GESTÃO AMBIENTAL



Projeto Marinas é apresentado como caso de sucesso de implantação de boas práticas em marinas, clubes e empresas no litoral de São Paulo

A náutica está incluída no universo das atividades turísticas potencialmente poluidoras. Por isso, a gestão ambiental dos empreendimentos e instalações desta modalidade está entre os focos do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico, coordenado pelo Ministério do Turismo (MTur), reunido em Ilhabela, litoral de São Paulo.
O GT assistiu a uma exposição do projeto Marinas, conduzido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). A ação de gestão ambiental, iniciada há cinco anos no litoral norte, está sendo replicada em 16 municípios costeiros de São Paulo. O projeto tem como universo os aspectos dominiais, que inclui questões relacionadas ao zoneamento da área, e o controle da poluição.
O local para a discussão do tema não poderia se mais adequado. Afinal, 88% da região de Ilhabela, um dos 65 destinos indutores selecionado pelo MTur, é composta de áreas de preservação ambiental. Somente no litoral norte são mais de 23 mil embarcações e outros 800 barcos de pesca, além de marinas, piers e empresas de manutenção, cujas atividades têm impacto no meio ambiente.
O projeto Marinas foi apresentado com um caso de sucesso, devido a seu pioneirismo de tratar exclusivamente de regras ambientais para o setor náutico. A tônica, explica o coordenador do projeto, José Carlos Milanelli, é levar informação a toda cadeia produtiva, disseminando conhecimento sobre as boas práticas para controle da poluição. O projeto poderá servir de modelo para outros estados.

(Fonte : Ministério do Turismo - Foto Divulgação)