terça-feira, 5 de abril de 2011

SENAC ABRE UM MILHÃO DE VAGAS PARA QUALIFICAÇÃO DE OLHO NA COPA


Quando o Brasil se tornou a sede da Copa do Mundo de 2014, a geração de empregos prometia movimentar o mercado de trabalho. Com o aquecimento dos preparativos, é hora de se qualificar. Pensando nisso, o Senac lançou o Programa Nacional de Educação Profissional para o Mundial, com oferta de um milhão de vagas em cursos nas 12 cidades-sede da competição. Para o Estado do Rio, estão previstas 123.564 oportunidades. O Senac, porém, não informou o preço que cobrará pelas aulas. Dos mais de 800 cursos da instituição, o projeto prioriza os que atendem às expectativas dos setores em destaque durante o evento esportivo. Há opções nas áreas de turismo, gastronomia, idiomas, hotelaria, comércio, saúde, segurança, informática, gestão, conservação e meio ambiente. De acordo com o gerente de Projetos Estratégicos do Senac Nacional, Antônio Henrique Borges Paula, dá a dica para quem quer o programa, mas não sabe em que curso apostar. — Uma pesquisa feita com os segmentos de alimentação e hotelaria em cinco estados, incluindo o Rio, apontou que 33% dos estabelecimentos entrevistados no setor de alimentação têm dificuldades na contratação de mão de obra para a função de cozinheiro e 22,3% para a de garçons.

Requisitos

Cada um dos cursos tem um requisito de idade e escolaridade. O futuro aluno deve se informar na unidade do Senac na qual deseja estudar sobre as exigências e os preços dos cursos oferecidos. Como as vagas serão abertas entre 2011 e 2014, já há oportunidades disponíveis nas escolas. Informações sobre o programa estão no site http://www.copa2014.senac.br/.

Formação

Formada pelo Senac, Flora Baldino, de 24 anos, abriu a própria agência de viagens e espera que a Copa do Mundo traga clientes e negócios. — Pensei em fazer jornalismo ou algo relacionado a hotelaria. O Senac estava lançando o curso de Turismo e comecei a fazer. Logo que me formei, abri minha agência de viagens. Agora, com a Copa e as Olimpíadas, espero aproveitar as oportunidades e aumentar o movimento.

Cursos

Gastronomia Auxiliar de cozinha, chefia e organização de cozinha, confeiteiro, cozinheiro, garçom básico, padeiro, técnicas de atendimento para garçons, de bar e técnico em gastronomia. Hotelaria Bartender, camareira, gestão de meios de hospedagem, gestão hoteleira, qualidade no atendimento em meios de hospedagem, recepcionistas, técnicas de governança, técnicas para concierge, técnico em hotelaria e técnico em serviços de restaurante e bar. Turismo e lazer Animação e recreação turística, cerimonial e protocolo de eventos, informações turísticas, qualidade em serviços turísticos e técnico em guia de turismo. Gestão Desenvolvimento de habilidades gerenciais/líderes, gestão de agências de viagem, qualidade na prestação de serviços, recepcionista, técnico em administração e técnico em logística. Comércio Estratégias de negociação, excelência em vendas, excelência no atendimento, marketing pessoal e profissional, operador de telemarketing, recepcionista e técnico em vendas. Conservação Auxiliar de limpeza, frentistas, jardineiro, porteiro, vigia e zelador. Meio Ambiente Auditoria ambiental ISO 14001, especialização técnica em segurança ambiental, especialização técnica em segurança e gestão de resíduos, gerenciamento de resíduos em instituições de saúde e técnico em meio ambiente. Idiomas Alemão, Espanhol, Francês, inglês e Italiano.

Inscrições

O que fazer

Para se informar sobre as vagas e os preços dos cursos, o interessado deve ir à unidade do Senac mais próxima ou acessar o site http://www.copa2014.senac.br/ .

Também é possível se informar pelo telefone (21) 4002-2002.

(Fonte : Jornal Extra)

ECONOMIA NOS MINISTÉRIOS DO TURISMO E MINAS E ENERGIA


Os ministros do Turismo, Pedro Novais, e de Minas e Energia, Edson Lobão, participaram hoje da assinatura do termo de compromisso com a Companhia Energética de Brasília (CEB) para tornar o sistema de iluminação do prédio sede das duas pastas mais eficiente. A cerimônia contou com a participação do vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli. Para Pedro Novais, reduzir gastos por meio da racionalização das despesas representa uma forma de valorizar e respeitar a coisa pública. “A eficiência tecnológica que neste momento se implementa, é a melhor forma de resolver esta equação”, comentou Novais. De acordo com o vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, a atitude do MME com o apoio do MTur representa um exemplo a ser seguido. “Infelizmente o ‘ditado casa de ferreiro espeto de pau’ é bastante difundido no Brasil. Hoje presenciamos agentes públicos dando o exemplo. Fico feliz por participar desse momento”, afirmou Filippelli. Édson Lobão explicou que a matriz energética brasileira está construída em grande parte com base nas hidroelétricas. “Cada vez mais temos incentivado a busca por energias alternativas. A racionalização do uso da energia disponível é fundamental para o crescimento continuado do país”, explicou.

(Fonte : MTur)

DIRETOR DO BNDES VAI COMANDAR NOVA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL


O diretor do BNDES Wagner Bittencourt de Oliveira vai assumir a Secretaria de Aviação Civil, informou a Presidência da República nesta terça-feira. O órgão, vinculado à Presidência, foi criado por meio de medida provisória no dia 18 de março e terá poder de transferir à iniciativa privada o direito de explorar os aeroportos. Wagner Bittencourt é engenheiro e desde 2006 ocupa o cargo de diretor de Infraestrutura, Insumos Básicos e Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

(Fonte : Ag. Reuters, com publicação no J. O Estado de SP)

PEIXE NA PEDRA COM TOQUE ESPECIAL DO PATTO LOKO


Como boa carioca que agora mora na paulicéia, toda oportunidade é direcionada em dar uma fugidinha para um revigorante mergulho no mar. E foi o que fizemos – eu e meu marido - na ultima sexta-feira (01). Saímos correndo em direção a Ubatuba, no litoral norte de SP – que já virou o point preferido nessa nova vida paulistana. Como chegamos à noite, nada mais justo do que largar as malas e seguir para tomar uma caipirinha – dando uma merecida trégua da estrada e da chuva também. O escolhido da vez foi um restaurante (estilo boteco chique) chamado Patto Loko. Ele fica próximo às peixarias da cidade, oferecendo simpatia e comida caiçara.

A decoração é bem legal: toalhas de chita enfeitam as mesinhas, artesanato local e um mix de elementos fazem a festa dos olhos. Ah, não poderia esquecer a trilha sonora do bar : clássicos da música popular brasileira, chorinhos e sambas canção. Tudo combina com o astral do lugar. Alem da variedade de porções, o Patto Loko oferece mais de 50 tipos de cervejas e cachaças, alem de ótimas e criativas combinações de caipirinhas. Eu amei a de uva com gengibre, feita de vodka, meu marido experimentou a de tangerina com manjericão. Para comer aceitamos a sugestão da sorridente e simpática garçonete do lugar : PEIXE NA PEDRA COM ARROZ BRANCO E FAROFA DE BANANA.

Gente, é tudo de bom !!! O peixe é um filé de badejo maravilhoso, regado a azeite, com muito alho, vinho branco, cogumelos, pimentões e alcaparras...super bem temperado. E a farofa de banana ??? Nossa, chega a dar água na boca só em escrever !!!

A revista Veja Comer e Beber 2010/2011 o elegeu como o bar com a melhor casquinha de siri e a melhor carta de drinques do litoral norte de SP.

Então, anotem a dica e depois me digam o que acharam :

PATTO LOKO

Rua Baltazar Fortes 46 – Ubatuba (SP)

Tel: 12- 38331150

Beijo loko da Marcia

AZUL PEDE AUTORIZAÇÃO PARA NOVAS FREQUÊNCIAS


A Azul pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar em novas frequências entre Rio de Janeiro e Salvador; e Salvador, Recife e Fortaleza. A companhia também solicitou novas ligações entre Fortaleza e Belém; e Belém e Manaus. Se as rotas forem aprovadas, os novos voos terão início em 1º de julho.

(Fonte : Panrotas / foto divulgação)

CDR CONTINUA DEBATE SOBRE A MELHORIA DOS PORTOS


A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realiza nesta quarta-feira (6), a segunda Audiência Pública para debater sobre a melhoria dos portos brasileiros. A finalidade do encontro é discutir sobre a importância da infraestrutura portuária com vistas a dinamizar o trabalho nos portos, de forma a impulsionar o turismo e diminuir desigualdades regionais. A audiência foi requerida pelo presidente da CDR, senador Benedito de Lira (PP-AL), e pelos senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Ana Rita (PT-ES). A reunião acontece a partir das 09h30min, na sala 19, da Ala Alexandre Costa, no Senado Federal. Foram convidados a participar do debate o diretor da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, vinculada ao Ministério de Turismo, Ricardo Martini Moesch; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Fernando Antônio Brito Fialho; o diretor de Portos e Costas - Marinha do Brasil, Vice-Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; representante da Diretoria de Aquaviários do Ministério dos Transportes; e o presidente da Intersindical da Orla Portuária do Espírito Santo, José Adilson Pereira.

(Fonte : Ascom CDR)

NOVA EMPRESA DE HOTÉIS BOUTIQUE NO MERCADO


Os hotéis boutique do Brasil podem a partir de agora contar com a divulgação de sua marca e serviços, competindo em igualdade com as grandes marcas hoteleiras presentes no País por meio da “Worldwide Boutique Hotels” (WBH), empresa que irá trabalhar com hotéis independentes do setor - que não pertençam a grandes redes - para aumentar as vendas em todo o mundo. A WBH irá trabalhar a marca promovendo ações de marketing, de divulgação, e operacionais. Também poderá oferecer consultoria gerencial, financeira e de recursos humanos, incluindo treinamento dos profissionais de todos os setores do hotel. Sob o slogan “a collection of unique hotels” (uma coleção de hotéis único), a WHB foi criada para reunir meios de hospedagem de altíssima qualidade nas principais cidades e destinos das Américas e que não contam com a infra-estrutura e aporte financeiro das grandes bandeiras, tornando-os mais competitivos. “O Brasil é um dos principais mercados para a WHB por contar com vários hotéis boutique. Nosso trabalho visa propagar estes hotéis, muito deles desconhecidos no exterior, com um trabalho de marketing, consultoria gerencial e financeira, representação e vendas que dêem visibilidade à marca e conseqüente aumento nas vendas”, diz um dos fundadores da empresa, Julio Stieffel. A ideia dos criadores da WBH é atender um setor da hotelaria que cresce cada vez mais e que ganha atenção dos consumidores, turistas e empresas. Além de Stieffel, a equipe da WHB é formada pelos experts no setor hoteleiro: Carlota Van der Eijk, Dan Snepp e Xavier Lividini. Quem tiver interesse em conhecer o trabalho da Worldwide Boutique Hotels pode contatar Julio Stieffel pelo email jstieffel@worldwideboutiquehotels.com

(Fonte : Brasilturis Jornal)

CURITIBA RECEBE 3ª. EDIÇÃO DO FESTIVAL RESTAURANT WEEK NA PRÓXIMA SEMANA


Os interessados em degustar menus completos dos melhores restaurantes de Curitiba, a preços promocionais, já podem traçar sua rota de experiências gastronômicas. A terceira edição do Curitiba Restaurant Week começa na próxima segunda-feira, 11 de abril, e segue até o dia 24. Com a participação de mais de 40 restaurantes selecionados, a principal ideia do festival, que este ano espera receber mais de 40 mil pessoas, é democratizar a gastronomia brasileira. Além de oferecer a oportunidade de comer em restaurantes badalados a um preço acessível, e de divulgar o trabalho de renomados chefs e restaurateurs, o Curitiba Restaurant Week também cumpre um papel social, sugerindo aos clientes uma contribuição de R$ 1,00 em cada refeição, destinada ao Complexo Pequeno Príncipe. O Complexo iniciou suas atividades em 1919 e atua nas áreas de assistência em saúde, ensino, pesquisa e mobilização social, por meio das suas três unidades: Hospital Pequeno Príncipe, Faculdades Pequeno Príncipe e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Além disso, o evento irá proporcionar aprendizado voluntário para estudantes do Centro Europeu – Escola de Idiomas e Profissões. Por meio de uma parceria com a instituição o festival gastronômico contará mais uma vez com o Programa Voluntário de Aprendizado, garantindo que alunos do Centro Europeu participem da rotina dos restaurantes participantes durante o Restaurant Week. Fazem parte do evento restaurantes como Villa Marcolini, Forneria Copacabana, Vin Bistrô, C la Vie, Zea Mais, Cais Da Ribeira, entre outros. A lista completa de restaurantes participantes e os cardápios dos estabelecimentos para o evento podem ser conferidos no site: http://www.restaurantweek.com.br/

(Fonte: Centro de Notícias Comunicação / foto Guilherme Alves)