terça-feira, 25 de março de 2014

AROPORTOS: EMPRESAS TERÃO DEZ DIAS PARA DETALHAR MIGRAÇÃO PARA NOVAS ÁREAS NOS TERMINAIS


 

O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, deu prazo de dez dias para as empresas aéreas entregarem ao governo o cronograma de transferência das operações para as novas áreas nos aeroportos, nas cidades sedes dos Jogos da Copa. O prazo vai começar a contar a partir da conclusão da parte física da obra. Já estão nessa fase, segundo o ministro, os aeroportos de Brasília e de Natal (o novo aeroporto que está sendo construído em São Gonçalo do Amarante).
O novo terminal de passageiros da capital do país será o primeiro a ser inaugurado pela presidente Dilma Rousseff, no início de abril e o de Natal, a partir da segunda quinzena, com previsão de entrar em funcionamento no dia 10 de maio. As companhias que operam em Guarulhos e Viracopos (Campinas) também receberão a mesma determinação, nas próximas semanas, disse o ministro.
— A recomendação que tenho dado é que, a partir de resolvida a parte física da obra, as companhias irão apresentar no prazo de uma semana e no máximo dez dias, o cronograma de transferência do terminal antigo para o novo — disse o ministro, depois de vistoriar as obras nos aeroportos de Brasília e de São Gonçalo do Amarante.
Ele destacou que quanto mais cedo as empresas migrarem para as novas áreas, mais rápido será o processo de adaptação, dada a complexidade das operações nos aeroportos.
— Não é só obra física. Hoje, os aeroportos é uma questão de convivência de sistemas, de interação de sistemas para garantir o bom funcionamento e sobretudo, segurança, qualidade e preço ao passageiro.
Os aeroportos de Brasília e o novo terminal de passageiros de Natal são de responsabilidade do consórcio Inframérica. Em Brasília, a capacidade do aeroporto vai sair de 16,5 milhões para 21 milhões de passageiros. Um das novidades é sala VIP, com 1.500 metros quadrados, que já está pronta.
Reportagem publicada pelo Globo revelou que, embora, as obras estejam concluídas a tempo dos Jogos, os aeroportos não estarão funcionando plenamente durante a Copa, devido às dificuldade decorrentes da implementação de novos sistemas, de processamento de passageiros e de bagagens, o que exige treinamento e testes. Para evitar transtornos, o governo será obrigado a fazer um processo de transição, com transferência progressiva das operações para os terminais.
Moreira Franco reiterou, entretanto que os aeroportos estarão preparados para receber os passageiros, durante o evento. Ele disse que os operadores aeroportuários estão sendo orientados a retirar tapumes e obras que prejudiquem o fluxo de passageiros, Mas, que obras vão existir nos aeroportos, em qualquer situação.
— Sempre haverá obras. O Galeão chegou ao ponto que chegou por falta de obras — disse ele.
 
(Fonte : Jornal O Globo / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário