quinta-feira, 4 de outubro de 2012

EXPEDIA, DE RESERVAS ON-LINE, CHEGA AO BRASIL


Um dos maiores sites de reserva on-line de viagens do mundo, com presença em 30 países, a Expedia anuncia seu lançamento oficial no Brasil. A empresa americana fechou parceria com as companhias aéreas nacionais TAM, Gol e Azul e com 1,5 mil hotéis em 150 cidades brasileiras.
A expectativa da empresa é gerar vendas de US$ 1 bilhão no país, segundo o canadense Sean Shannon, diretor-geral da Expedia na América Latina. "Essa é a nossa meta de longo prazo", diz o executivo, sem prever um período para atingir esse objetivo. "No curto prazo, queremos que os brasileiros nos conheçam e entendam o serviço que oferecemos". A previsão compreende o valor total que os viajantes vão pagar pelos serviços contratados no site. O percentual que fica com a Expedia é, em média, de quase 10%, segundo Shannon.
No endereço brasileiro da empresa na internet, os viajantes podem reservar passagens aéreas, hotéis, carros e pacotes de viagem em cidades do país e do exterior. Além do site, a Expedia também tem um aplicativo para smartphones e tablets, que, por enquanto, permite fazer reservas apenas de hotéis. O plano, segundo o executivo, é também ampliar os serviços disponíveis por meio do aplicativo.
Como os destinos brasileiros são oferecidos nos sites internacionais da Expedia, a empresa já tinha algumas parcerias com hotéis no país e contratos com companhias aéreas estrangeiras que operam no Brasil. O site tem um escritório em São Paulo e 45 funcionários. A central de atendimento é tercerizada.
Os brasileiros gastam US$ 29 bilhões ao ano com viagens, no território nacional e no exterior, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado PhocusWright. A fatia de compras realizadas pela internet é de US$ 6 bilhões (cerca de 20%), liderada pelo segmento de passagens aéreas. Segundo Shannon, esse montante foi atingido rapidamente. "Para nós, isso é um indicador-chave de que o mercado brasileiro está realmente pronto para 'explodir' e se desenvolver".
Nos Estados Unidos, 50% das vendas ocorrem pela internet. Segundo Shannon, outros mercados desenvolvidos, como Canadá, Inglaterra e Alemanha, levaram entre cinco e oito anos para alcançar patamar semelhante. "Ainda não vimos um limite de crescimento, então acho que esse percentual pode ser ainda maior", diz o executivo. "Eu acredito que o Brasil pode chegar a ter 70% de todas as viagens sendo compradas on-line".
A Expedia nasceu dentro da Microsoft, em 1996. Três anos depois, separou-se da fabricante de software e abriu capital na Nasdaq, bolsa que negocia ações das empresas de tecnologia, de Nova York. Em 2002, a empresa teve seu controle comprado pela InterActiveCorp's, que também adquiriu outras empresas, como o site de reserva de acomodação Hotels.com (que no Brasil opera como Hoteis.com) e o site de resenhas TripAdvisor. Essas marcas, entre outras, foram reunidas na holding Expedia. No fim de 2011, a TripAdvisor foi separada do grupo e também listada em bolsa. O grupo Expedia gerou reservas de US$ 29 bilhões no ano passado e teve receita líquida de US$ 3,5 bilhões.
No Brasil, a Expedia enfrentará um mercado disputado. Entre seus concorrentes estão Decolar, Submarino Viagens e sites de grandes agências, como a CVC.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário