sexta-feira, 27 de julho de 2012

OPERADORAS DE TURISMO ESPERAM CRESCER MENOS



O setor de operadoras de turismo no Brasil fechou 2011 com crescimento de 29,5% ante o ano anterior, segundo dados da entidade especializada Braztoa.
Para este ano, porém, a previsão é crescer só 10%.
"Maio, junho e julho foram meses de queda do consumo de viagens. Mas a partir de setembro o setor deve se recuperar", diz Marco Ferraz, presidente da Braztoa.
"O brasileiro está mais endividado. E com o incentivo do IPI preferiu, no primeiro semestre, gastar com a troca de carro e eletrodomésticos. Contribuiu para a queda no segundo trimestre do ano."
Em 2011, as 98 empresas representadas pela Braztoa faturaram R$ 9,8 bilhões, com 6 milhões de turistas brasileiros transportados.
O maior acesso ao crédito e o câmbio favorável são fatores que alavancaram.
"Esperávamos crescimento de 15% e fomos surpreendidos", diz Ferraz, que também atribui parte da expansão conseguida em 2011 ao fato de 12 operadoras terem se integrado à associação.
"Há uma massa de trabalhadores que passou a ter o direito a 30 dias de férias, pela CLT, que passou a viajar."
Na lista de mais vendidos ainda está a Bahia, com 42% dos destinos do Nordeste. Mas a classe C também faz as malas para Buenos Aires, destino predileto dos que fazem a primeira viagem para o exterior.
O faturamento doméstico cresceu 37,4%, enquanto o internacional registrou expansão de 23%.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário