quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ACORDO DE ISENÇÃO DE VISTO PARA OS EUA DEVE DEMORAR, DIZ MINISTRO


O ministro da Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou nesta quarta-feira, em Washington (Estados Unidos), que o processo de isenção de vistos para brasileiros nos Estados Unidos não será concluído no curto prazo.
Patriota se encontrou com a secretária (ministra) da Segurança Interna, Janet Napolitano. Os dois debateram as medidas necessárias para que o Brasil faça parte do programa de dispensa de vistos americanos e adote a medida reciprocamente para os visitantes dos EUA no Brasil.
Segundo o Itamaraty, existe uma série de passos internos nos dois países que envolvem o Executivo e o Congresso, que ainda precisam ser tomadas. Entre essas medidas, está o compartilhamento de informações de segurança.
O lado brasileiro se preocupa também com a garantia de que seus turistas não sejam barrados no momento de entrar nos EUA, como chegou a acontecer na Espanha.
Na segunda-feira (22), Dan Restrepo, assessor da Casa Branca para as Américas até junho e atual conselheiro de campanha de Barack Obama, que disputa a reeleição em novembro, afirmou a Folha que o processo não deve ser concluído antes de 2014.

TURISTAS

Os Estados Unidos vão receber 316 mil turistas brasileiros a mais todos os anos se o Brasil for incluído no programa de dispensa de visto.
Esse é o cálculo da US Travel Association, entidade que representa empresas de turismo norte-americanas e faz lobby pela dispensa do visto para os brasileiros,
A associação faz a estimativa com base no aumento no fluxo de turistas de outros países que já foram incluídos no programa de dispensa de visto para entrar no país.
O número de turistas brasileiros nos Estados Unidos deve chegar a 1,8 milhão neste ano, uma alta de 18% em relação a 2011, de acordo com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos.
Segundo o governo norte-americano, a espera para se marcar a entrevista do visto americano no Brasil caiu de 140 dias para um a dois dias neste ano, após a implementação de medidas como o aumento de funcionários, de consulados e dos horários de trabalho nos postos.

(Fonte : Folha Online / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário