terça-feira, 25 de outubro de 2011

AGÊNCIA DA ONU ANALISA USO DE COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS PARA AVIAÇÃO CIVIL


Especialistas de todo o mundo encerraram um workshop sobre combustíveis para aviação. A reunião ocorreu na sede da Organização Internacional de Aviação Civil, Icao, em Montreal, no Canadá.
O setor é considerado um elemento importante para o aquecimento global por causa da grande quantidade de emissões de CO2, o gás que causa o efeito estufa.
Com as discussões, a Icao pretende aumentar a quantidade de combustíveis alternativos já usados em voos, para uma escala global.
Segundo a agência, é preciso desenhar uma estratégia eficiente e que acompanhe o aumento do setor. Até o momento, já foram identificadas 300 iniciativas de produção de combustível alternativo.
Com isso, surgiram cinco grandes consórcios que estão trabalhando com estes projetos para a aviação civil.
Somente neste ano, cerca de 30 voos testes foram realizados com sucesso. Algumas rotas comerciais usando este tipo de combustível estão em operação. De acordo com especialistas, os aparelhos não notam nenhuma diferença entre o combustível tradicional e o alternativo.
O secretário-geral da Icao, Raymond Benjamin, afirmou que esta é uma prova de que é possível obter progressos quando há vontade. Mas o custo de combustíveis alternativos ainda é uma barreira para a adoção em larga escala.
Os resultados do workshop devem ser apresentados durante a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, marcada para junho de 2012, no Rio de Janeiro.

(Fonte : Radio ONU / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário