terça-feira, 21 de agosto de 2012

GALEÃO PREPARA-SE PARA GRANDES EVENTOS


O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeão/Antonio Carlos Jobim - é um dos principais focos dos investimentos governamentais na infraestrutura aeroportuária do país não apenas por causa da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, mas também devido ao crescimento acelerado na quantidade de passageiros nos seus dois terminais. A movimentação, que em 2010 era de 11 milhões de pessoas por ano, chegou a 14,9 milhões no ano passado. Este ano deve bater a marca dos 18 milhões com a média registrada no primeiro trimestre de 1,5 milhão de passageiros por mês.
O Galeão/Tom Jobim, que vinha operando com ociosidade, passou a ser um dos principais eixos do crescimento da aviação civil no país. Em janeiro deste ano tornou-se o segundo maior aeroporto brasileiro com 1,6 milhão de passageiros por mês, atrás apenas de Guarulhos e à frente de Brasília e Congonhas, ambos com 1,3 milhão cada.
A Infraero prevê, até a Copa do Mundo, investimentos de pelo menos R$ 687,3 milhões para adequar o aeroporto ao movimento de passageiros, que até lá pode chegar a 44 milhões de pessoas por ano. O Terminal 1, que hoje absorve voos domésticos e parte das operações internacionais, já está em obras. Quarenta e oito sanitários foram reformados. A infraestrutura do terminal será toda remodelada. Está prevista a instalação de claraboias e janelas na praça de alimentação para que os passageiros acompanhem o pouso e a decolagem das aeronaves.
O Terminal 2, parcialmente inaugurado em julho de 1999, será totalmente concluído até o fim de 2013 para receber todos os voos internacionais. Parte das operações domésticas também será deslocada para lá para desafogar o Terminal 1. Sozinho, deverá responder pela movimentação de 20 milhões de passageiros por ano. As obras incluem também a recuperação e revitalização de pistas e pátios. Na pista principal, com 4 mil metros de comprimento, estão sendo investidos R$ 64,55 milhões para ampliá-la de 45 metros para 60 metros de largura para as operações do Airbus A-320, com capacidade para até 190 passageiros.
O Terminal de Cargas, uma das principais fontes de receita do aeroporto, está sendo remodelado para receber equipamentos mais modernos, como o Transelevador Frigorificado para o transporte automatizado dos produtos. No ano passado foram movimentadas pelo terminal 41,1 mil toneladas de produtos para exportação e 46,7 mil toneladas em importações. Também estão sendo feitas melhorias nas juntas dos pátios e pistas. As obras preveem ainda a troca de escadas rolantes, elevadores e esteiras. O Galeão/Tom Jobim vai ser o primeiro aeroporto a ter esteiras inteligentes no país. "O Rio de Janeiro e a economia brasileira têm dados sinais muito positivos com reflexos importantes para o Aeroporto Internacional do Galeão/Tom Jobim", diz Abibe Ferreira Júnior, superintendente Regional da Infraero /RJ. "Há uma demanda muito grande para a cidade e queremos fazer com que o aeroporto se torne a joia da coroa da aviação civil brasileira".
A realização de eventos de porte, como a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e a Rio+20, a cúpula da Organização das Nações Unidas para a Sustentabilidade, realizada em junho, explicam parte da recuperação do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro como porta de entrada do país, além do incremento do turismo doméstico.

(Fonte : Jornal Valor Econômico)

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