segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A INTERNET E AS MUDANÇAS COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR



TECNOTURIS – Na primeira palestra do evento realizado pelo Brasilturis Jornal e pela Amadeus, o professor da Fudanção Getúlio Vargas (FGV) Dr. Marcelo Coutinho abordou o tema “A viagem do nosso tempo: a Internet e as mudanças no comportamento do consumidor, nos negócios e na economia”.
“As necessidades mudam de tempos em tempos. Fazendo uma análise do comentário do Décius Valmorbida, sobre a dúvida se a tecnologia é uma vilã ou uma heroína, acredito que ela seja neutra. A web tem um tremendo impacto na nossa vida e por conseqüência em nossos negócios”, disse.
Para Coutinho, cada vez mais o tempo tem sido usado simultaneamente pelas pessoas. E a informação que sempre foi uma barreira nos negócio turísticos agora é parte da cultura do “Faça Você Mesmo”.
O professor da FGV fez questão de exemplificar suas palavras com vídeos e pesquisas, como a do IBOPE que mostra que atualmente 65 milhões de brasileiros tem acesso a internet, sendo que usam 30 horas por mês. “Os tempos mudaram. O brasileiro hoje em dia consome mais Internet do que a TV a cabo. Atualmente, 30% da população usa diariamente a ferramenta para se informar”, comentou.
E meio a estes dados, Marcelo Coutinho fez questão de ressaltar aos presentes que é por essa razão que a Internet é uma importante ferramenta, que gera tremenda oportunidade para os negócios. “E agora a nova fronteira é a classe C, que cresceu de 19 para 24% em seis meses no acesso a Internet de casa”, informou.
De acordo com o palestrante, o consumidor hoje, por conta da cultura do “Faça Você Mesmo”, esta de igual para igual com as empresas. “Isso tem haver com informação, por isso é preciso saber usá-la a seu favor”, finalizou Coutinho.

OPORTUNIDADES DO PONTO DE VISTA DO VIAJANTE AMADOR-ESPECIALISTA

Diante da máxima do futebol que em time que está ganhando não se mexe, o executivo da Amadeus, Mário Ponticelli, abriu a segunda palestra do Tecnoturis 2010, evento realizado pela empresa, junto ao Brasilturis Jornal. A plenária abordou o tema “O Viajante Amador-Especialista: tendências e oportunidades para o mercado de viagens”, um estudo realizado pela Amadeus.
De acordo com o estudo, a Internet colocou a informação a disposição tanto no conteúdo profissional quanto de redes sociais. “A tecnologia avançou nas maneiras de fazer buscas e reservas e ainda há espaço para melhorar ainda mais essas inovações de TI”, explicou.
O estudo também mostrou que os agentes de viagem encontram oportunidades nos grandes segmentos, nos novos e nos pequenos. “A informação gera novos negócios, novos serviços e receitas para as agências, por isso precisamos utilizar a informação a nosso favor, pois hoje, em dois cliques chegamos ao conhecimento”, finalizou o executivo.
O jornalista Ricardo Freire, que desde 2005 mantém um blog sobre turismo, exemplificou o estudo da Amadeus a partir de suas própria experiência. “A verdade é que começamos a viajar assim que começamos a planejar a viagem. E as proporções são ainda maiores hoje em dia, pois junta quem quer se informar com que tem informação”, comentou Freire.
Para o jornalista, as pessoas se divertem em planejar a viagem, e isso desde quando não havia meios de informações tão práticos e rápidos como a Internet. “Por essa razão eu recomendo que seja qual for a sua função na cadeia do turismo, que use freqüentemente essas ferramentas tão poderosas de informações como blogs e redes sociais. O amador-especialista é cada vez mais comum, aprendam com eles”, disse.

(Fonte : Brasilturis Jornal / 01-02-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário