sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

AMAPÁ NA ROTA DO TURISMO INTERNACIONAL

No último sábado (13), o setor de turismo do Amapá ganhou repercussão internacional com a realização, em setembro de 2009, do Fampress do Sebrae/AP, evento que reuniu jornalistas locais, nacionais e internacionais. O repórter Filipe Morato Gomes emplacou uma matéria numa das mais importantes revistas de viagem de Portugal, a Fugas, que circula semanalmente encartada no diário Jornal Público, mostrando as belezas naturais, a gastronomia e a hotelaria do Amapá.
Tudo começou com o Projeto Estruturante de Turismo da Amazônia Brasileira idealizado e executado pelo Sebrae. Estrategicamente, no período de 21 a 25 de setembro de 2009, uma viagem apresentou um roteiro turístico para jornalistas com atrativos em Macapá, Porto Grande, Serra do Navio e Ferreira Gomes.
A logística para os jornalistas foi preparada pelo Sebrae/AP em parceria com a Agência Brasileira de Viagens no Amapá, Sindicatos do Guias Turísticos e as Associações Brasileira de Bares e Restaurantes, e da Indústria Hoteleira, Convention e Visitors Bureau, Abav, Singtur, Abrasel e Abih que formam o Trade Turístico no Estado.
Segundo a diretora técnica do Sebrae, D’Arc Marques, “a realização do Fampress no Amapá foi um grande achado para o trade turístico; ter o nosso Estado como matéria principal de portais como o UOL e da revista portugeza é gratificante. São essas informações que aguçam a curiosidade dos turistas para virem até aqui, especificamente a beleza que foi essa publicação do jornalista Felipe Morato.”
Segundo o jornalista português, “estou certo que valeu a pena o convite que vocês me fizeram: nunca aqui se falou tanto do Amapá como nesta semana. Para mim foi um grande prazer, espero outras oportunidades para fazermos coisas juntos e, claro, espero que o pessoal do Amapá aprecie este meu trabalho sobre o Estado. Escrevo sobre o que senti, o que vivi, com nomes e rostos, para colocar o leitor no meu lugar e fazê-lo viajar comigo”.
FampressÉ um roteiro direcionado a jornalistas especializados em turismo e formadores de opinião pública. No Amapá, o grupo escolhido teve a oportunidade de conhecer os atrativos do estado para divulgar suas belezas naturais e inseri-las no cenário turístico nacional e internacional.
Os principais jornais diários e semanais de Macapá publicaram várias matérias sobre o Fampress e o roteiro turístico que é comercializado em Feiras do Setor nos grandes centros do País. O Estado obteve mídia nacional em blogs de viagem que recebem milhares de visitas diárias, ganhou publicação de matéria em jornal dirigido à comunidade japonesa do Brasil e, no sábado (13), a revista Fugas também mostrou o Amapá, suas belezas naturais, gastronomia e hotelaria.Para a gestora do projeto de turismo do Sebrae/AP, Nira Brito, a matéria do jornalista português Felipe Morato traz a sensação do dever cumprido e um sentimento de êxito e felicidade. “Trabalhar de forma compartilhada junto ao trade turístico amapaense (Convention e Visitors Bureau, Abih, Abav, Abrasel, Singtur) foi a diferença. Quando empresários locais aceitaram a proposta de unir forças para alcançar os resultados, não poderíamos esperar outra coisa senão, o sucesso”, disse a gestora.
O blog oficial da revista Fugas está dando destaque ao Amapá, com fotos e um editorial. Seguem os endereços eletrônicos:
http://fugaspublico.blogspot.com/2010/02/amazonia-de-amapa-fotogaleria nosso.html
e
http://fugaspublico.blogspot.com/2010/02/check-in-diario-do-amapa.html

(Fonte : Ag. Sebrae de Notícias / 19-02-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário