terça-feira, 9 de março de 2010

NHT, AZUL E WEBJET VOARÃO A PARTIR DO AEROPORTO DE CONGONHAS EM ABRIL

A partir do próximo mês, abril, o Aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul da capital paulista e considerado um dos mais importantes do País, contará com mais três empresas áreas em operação: NHT, Webjet e Azul Linhas Aéreas. Além delas, Gol/Varig, TAM, e OcenAir, que já operavam em Congonhas, obtiveram mais slots (horários de pouso e decolagem) no aeroporto. Isso depois da distribuição de 355 slots realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ontem, em Brasília (DF). Segundo a Anac, os slots que pertenciam à empresa Pantanal, recém-adquirida pela TAM, foram os mais disputados por serem de horários de grande fluxo.
A companhia aérea TAM inclusive conquistou 54 novos horários, que se somarão aos 1.404 já existentes em seu escopo. Por outro lado, a empresa parece ter perdido dinheiro, pois teria, com a compra da Pantanal, 61 slots em horários mais concorridos, mas perdeu 7 horários com a distribuição dos trechos garantida à Anac pela Justiça, semana passada. Assim, a TAM vê concorrentes aumentarem sua presença em Congonhas, como a Gol/Varig, que conquistou 56 horários, totalizando agora 1.504 voos no aeroporto paulista, e a OceanAir, que vê um aumento de 30% nas frequências com o recebimento de 38 novos horários.
Dentre as que passarão a voar em Congonhas, o destaque fica com a área regional NHT, que conquistou 28 horários - 14 em dias de semana. Já a Webjet, que pertence ao empresário Guilherme Paulus, fundador do grupo da CVC, ficou com 18 horários de fim de semana. A Azul, do empresário americano David Neeleman, optou por 8 horários dos restantes, também no fim de semana.
Segundo a Anac, 153 slots não foram escolhidos - 88 horários aos sábados e 65 aos domingos - e continuarão em poder da Agência. A diretoria avaliará a possibilidade de deixá-los livres, ou seja, qualquer empresa interessada poderá solicitar esses horários quando houver demanda. Já a homologação do processo deve ser na quarta-feira (17). A partir daí as novas empresas que receberam os slots no aeroporto paulista terão 30 dias para iniciar operações.
DemandaEm meio a este cenário de briga das aéreas no Aeroporto de Congonhas, a Gol Linhas Aéreas comemora aumento de 46,9% da demanda, na comparação anual. Já na comparação com janeiro deste ano, a demanda recuou 11,9%, em decorrência da alta temporada de verão vivida no primeiro mês do ano e do menor número de dias corridos de fevereiro.
A TAM perdeu espaços de pouso e decolagem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para a Gol, além da NHT, Azul e WebJet que passarão a voar no aeroporto paulista em abril.

(Fonte : D C I /09-03-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário