quarta-feira, 14 de julho de 2010

FOZ RECEBE PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO NO TURISMO PARA A COPA DO MUNDO


O Programa de Qualificação no Turismo – Paraná foi apresentado em Foz do Iguaçu na manhã desta segunda-feira (12) na ACIFI, pelo coordenador técnico do programa Marcio de Oliveira. O objetivo é realizar cursos gratuitos de qualificação para profissionais que prestam serviços de atendimento aos turistas, e principalmente por ocasião da Copa do Mundo de 2014. O programa é uma realização do Ministério do Turismo - MTUR em parceria com a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba. Participaram do encontro representantes do setor turístico, entidades e instituições, empresários e lideranças políticas da cidade.
O secretario de Turismo Felipe Gonzalez considera o desenvolvimento do programa de qualificação do turismo em Foz, enquanto destino indutor conquistado. “É também uma responsabilidade, no âmbito dos 14 municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Estamos trabalhando incansavelmente na gestão integrada para buscar a capacitação e qualificação, tendo a vista à copa de 2014, apesar de termos o receptivo, a hotelaria, demanda prevista, entre outros aspectos inerentes. Temos que potencializar as ações para efetivarmos Foz como sub sede. Por isso estamos trabalhando nesta sentido”, disse.
Segundo o coordenador Marcio de Oliveira a prioridade do programa é melhorar as condições de hospitalidade e capacitar as pessoas que tem o primeiro contato com o turista como recepcionistas de hotéis, taxistas, atendentes de bares, profissionais da área de saúde, segurança, transporte, entre outros. São abordados temas como ética e cidadania; postura profissional; qualidade de atendimento; pluralidade cultural; geração de trabalho e renda e desenvolvimento sustentável e humano.
Cerca de R$ 4 milhões foram destinados ao programa. Com base em pesquisa realizada no município, num total de 400 pessoas entrevistadas, é que se chegou ao resultado da necessidade da realização do curso de qualificação. “A primeira etapa do projeto foi à realização da pesquisa. A segunda se refere à mobilização do público alvo e a terceira a operacionalização. A previsão é de que no mês de setembro tenha início o curso”, informou Oliveira.
De acordo com dados do Ministério, quatro diretrizes foram estabelecidas para as ações visando a Copa das Confederações 2013, Copa 2014 e Olimpíadas 2016. São elas: promoção e imagem; capacitação e qualificação; hotelaria; linhas de crédito e infraestrutura. “Contamos também com estudos/análise referentes à experiência dos países como Alemanha e África do Sul que sediaram as duas últimas copa do mundo de futebol”, destacou. As estimativas para a Copa 2014 são de que haverá 2 milhões de novos postos de trabalho, 3 milhões de pessoas circulando no país e de vôos aéreos 73 milhões.

Informações sobre o programa de qualificação pelo site: www.qualificacaoturismopr.org.br

(Fonte : H2Foz, com informações da Agência Municipal de Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário