Ofertas de viagem nos sites de compras coletivas são hoje responsáveis por grande parte das vendas, segundo Miguel Queimado, CEO do Groupon Brasil. “Vendemos mais de mil pacotes de hotel e viagem no site por dia. Sabemos desse potencial, e o setor de hotelaria e viagens é um pilar central na estratégia do Groupon, é o Groupon Viagens. A gente reconhece uma oportunidade muito material em curto prazo, e temos confiança de conquistar esse mercado que cresce muito”.
No final do mês de agosto o site de compras coletivas Groupon alcançou a marca de 12 milhões de vouchers vendidos em sua operação no Brasil desde 2010. Para Miguel Queimado esse número representa a confiança do consumidor brasileiro no serviço prestado pelo portal.
“O Groupon e todo mercado de compras coletivas viveu as duas fases desse comércio. Os primeiros quatro meses, de novidade e entusiasmo. E, posteriormente, dois anos que se seguiram, com o desafio da execução, para apresentar um serviço de qualidade para o cliente final, e conseguir conquistar a confiança para ele voltar. Esse é o segredo e a estratégia: prestar um serviço de qualidade para que ele volte. Você só consegue vender 12 milhões de vouchers, tendo a confiança do cliente, por ele saber que oferecemos um serviço de qualidade e volta buscando produtos de seu interesse”.
Miguel também falou sobre três tendências que as mídias sociais e os agentes de viagem passaram nesse período de desenvolvimento da internet. “A primeira é que cada vez mais o cliente está migrando das compras offline para online. Isso não é tendência somente das compras de viagem, é uma tendência geral em torno de compras, o que é importante ressaltar. A segunda é que cada vez mais as compras são formadas por comparadores de preços ou agregadores. Ou seja, o cliente final vai à Internet para comparar as várias opções de viagem, uma vez que ela é um local mais prático para informar as decisões de compra. E a terceira tendência é o crescimento e a maturação, da ideia que a recomendação é o principal impulsionador da compra. Ou seja, na Internet, as compras coletivas e as redes sociais podem ser um apoio muito grande”.
Ele reconhecer essas três tendências não é apenas uma oportunidade para os agentes de viagem, mas sim uma realidade. “A Internet veio para ficar e é cada vez mais relevante, um local de prestação de serviços agregados para informar. É uma oportunidade onde as empresas podem ter grande visibilidade, muito rápido, e com custo baixo. É um canal de divulgação e distribuição, e ainda é mais interessante já que as grandes operadoras são conhecidas nesse âmbito geral do Turismo por terem mais espaço. A questão é como as operadoras de porte médio e pequeno vão se posicionar para conseguir esse mercado e as redes sociais são uma boa alternativa”.
O CEO do Groupon no Brasil aproveitou para falar do serviço exclusivo que o site oferece para aqueles que buscam pacotes de viagem e outras vantagens na hora de viajar. “O Groupon permite a qualquer empresa do setor conseguir uma divulgação massificada sem investimento em mídia. As empresas que quiserem atingir uma base de dados com 23 milhões de clientes cadastrados voluntariamente, precisam fazer uma oferta com preço descontado, sem investimentos, que é a proposta do Groupon. Com essa oferta eles terão a chance de mostrar seu produto aos 23 milhões de cadastrados, o que faz a Internet ser uma enorme oportunidade”.
SITE EXCLUSIVO PARA VIAGENS
O Groupon Brasil tem desde o final de setembro um novo portal exclusivo para Turismo (viagens.groupon.com.br). Com um visual renovado, a página reúne atrações, como pacotes para destinos paradisíacos, passeios de aventura e viagens nacionais e internacionais para toda a família. O canal passa a centralizar as oportunidades lançadas pelo Groupon diariamente, permitindo que os usuários fiquem por dentro das novidades sem sair da página.
A nova aparência veio acompanhada de inovações tecnológicas, como a instalação de uma ferramenta de busca intuitiva e de abas temáticas. As mudanças permitem que os internautas encontrem ofertas de uma maneira descomplicada. Com as alterações, as oportunidades do Groupon passam a ser divididas em pacotes, hospedagem e cruzeiros, um espaço inédito dedicado a viagens náuticas
(Fonte : Mercado & Eventos / imagem divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário