quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

HOTEL DE FOZ DO IGUAÇU (PR) IMPLANTA PROGRAMA PARA REDUÇÃO DE GASES ESTUFA

Preocupado em tornar seus serviços e produtos ambientalmente sustentáveis, o Hotel Tarobá Express, em Foz do Iguaçu (PR), tornou-se o primeiro empreendimento hoteleiro do País a aderir ao Programa Recompense. Com a iniciativa, o hotel proporcionará aos hóspedes a oportunidade de adotar práticas de redução de consumo de recursos e matérias-primas e compensar as emissões de gases de efeito estufa.
Conforme a empresa Palmares Geoprocessamento e Análise Ambiental – que será responsável pelo gerenciamento do projeto - cada hóspede do hotel emite por dia cerca de quatro quilos de dióxido de carbono (CO2). Com o plano de compensação, o hóspede pode reverter esse valor no plantio de novas mudas nativas em áreas da Mata Atlântica e parques públicos.
Para chegar a esse número, foram consideradas as emissões relacionadas ao uso de energia elétrica, água e gás de cozinha, e à produção de resíduos sólidos e líquidos. Todos os cálculos são baseados em metodologia aprovada pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).“Estamos adequando nossas construções a modelos ecologicamente corretos e este termo de cooperação é o primeiro resultado do programa de responsabilidade social e ambiental que buscamos implantar na empresa”, diz o gerente–geral do Hotel Tarobá Express, Mauro Sebastiany.

Áreas atendidas

O restauro florestal será realizado em áreas degradadas de Mata Atlântica, parques públicos de preservação e reservas, assim como em áreas de preservação permanente. Além deste benefício ambiental, a medida propiciará a manutenção da biodiversidade, disponibilizando habitat, refúgio e alimento para a fauna local.

Como funciona

O ponto de partida do Recompense constitui-se da elaboração de um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, no qual são analisadas as fontes de emissões de dióxido de carbono e suas respectivas quantidades.Na fase seguinte, traça-se um plano de redução de emissões de gases de efeito estufa, cujo objetivo principal é identificar medidas que tornem o sistema eficiente, mas sem agredir a natureza. A partir daí, adotam-se práticas de redução do consumo de energia e matérias-primas; e da reutilização e reciclagem de materiais.
A última etapa do programa consiste na estimativa da quantidade de GEE que será compensada e é determinado o número de árvores nativas que a empresa se responsabiliza por inserir no meio ambiente para compensar a emissão de CO2.

(Fonte : Jornal de Turismo / 25-02-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário