quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

SUÍÇOS PRETENDEM REABRIR O HOTEL GLÓRIA ANTES DA OLIMPÍADA DE 2016


 

O grupo suíço Acron pretende reabrir o tradicional Hotel Glória, no Rio de Janeiro, antes da Olimpíada, marcada para agosto de 2016. O plano inicial é terminar a reforma em dezembro de 2015.
No último sábado (1º), o fundo de investimento especializado em imóveis comprou o hotel, que pertencia à REX, do empresário Eike Batista. O negócio envolve apenas o Hotel Glória e o valor não foi relevado. Segundo a reportagem apurou, os suíços pagaram R$ 200 milhões.
"Queremos reiniciar a reforma o mais rápido possível, para que o Rio de Janeiro recupere um dos seus pontos de referência. Sabemos da importância desse hotel para a cidade", disse Peer Bender, diretor executivo da Acron em Luxemburgo e na Alemanha e um dos membros da família fundadora, à Folha.
Inaugurado em 1922, o Glória foi o primeiro hotel cinco estrelas do Brasil e recebeu presidentes e celebridades. Depois da reforma, vai oferecer 352 quartos, restaurantes, um teatro, lojas, academia de ginástica, além de uma piscina com vista para o Pão de Açúcar.
Segundo Bender, boa parte do projeto de reforma idealizado por Eike será mantido, mas os investimentos devem ser "otimizados". Ele informou que ainda não está definido se os atuais contratos da obra e a linha de financiamento de R$ 190 milhões obtida com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) serão mantidos.
"Estamos em contato com o BNDES, que é informado de cada passo que damos. Mas ainda temos que finalizar as negociações", disse Bender.
O executivo confirmou que está discutindo com cinco operadores diferentes para administrar o hotel, entre eles o Four Seasons. A negociação deve ser finalizada ainda este mês, para permitir a retomada rápida das obras.
 
HISTÓRICO
O Hotel Glória, que está fechado desde 2000, foi adquirido por Eike em 2008. O empresário se comprometeu com um "retrofit" completo do hotel e destruiu toda a parte interna, mantendo só a fachada.
Mas a crise do grupo EBX inviabilizou a obra e tornou a região um canteiro de obras abandonado. O Hotel Glória está situado em um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro: no Aterro do Flamengo, de frente para o Pão de Açúcar.
O grupo Acron já vinha tentando adquirir o Glória desde 2010, mas, na época, não conseguiu chegar a um acordo com Eike. É o primeiro investimento dos suíços no país, que pretendem tocar novos projetos em breve.
"Esse não é um acordo isolado. Nossa decisão de entrar no mercado brasileiro vem desde 2010. Faremos mais investimentos. É ótimo que o país tenha Copa e Olimpíadas pela frente, mas nossos planos vão além de 2016", disse Bender.
 
(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário