Problemas como voos atrasados ou a falta de
um serviço incluso no preço de um pacote vão além de chateações durante uma
viagem. Eles ferem os direitos do consumidor, e é preciso saber como garantir
os seus.
A primeira medida é entrar no site da
companhia aérea ou agência de viagem em questão para acionar os canais de
relacionamento com o consumidor. Alguns sites mantém chats para auxiliar os
usuários em tempo real.
Caso isso não resolva, aí é hora de procurar
ajuda. No caso de problemas em aeroportos, as reclamações podem ser enviadas
pelo site da Infraero . Elas também podem ser feitas em
postos do órgão em aeroportos.
No caso de queixas sobre companhias aéreas, é
possível incluir uma reclamação no site da Anac (Agência
Nacional de Aviação Civil), mas ela não terá efeito para casos individuais.
Nesse caso, é preciso procurar o Procon ou buscar
auxílio na Justiça.
Para isso, é preciso ficar atento para
guardar todos os registros que mostram seus contatos e negociações com a
empresa em questão.
Uma possibilidade prática é procurar os
juizados especiais dentro dos principais aeroportos brasileiros.
A página do Tribunal de Justiça de São Paulo
traz telefones e horários de atendimento dos juizados de Guarulhos e de
Congonhas, além de instruções sobre como entrar com uma ação. Clique em
"Institucional" e depois procure o link para juizados no item
"Corregedoria".
Para reclamar seus direitos como consumidor,
é preciso saber quais são eles.
Assim, vale a pena ler a cartilha especial
sobre turismo no site do Iebedec (Instituto Brasileiro de Estudo e
Defesa das Relações de Consumo). Outro site útil é o Viaje Legal , do Ministério do Turismo, que
traz, entre outras, recomendações para evitar problemas e como proceder quando
eles acontecem.
Outro auxílio é registrar a reclamação em
sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui. Depois
que a queixa for publicada no site, a empresa é avisada por e-mail para se
manifestar sobre o caso.
(Fonte : Folha Online/imagem
divulgação)
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