quarta-feira, 10 de março de 2010

MARACANÃ POLARIZA PÚBLICO DA RIO-2016

Até mesmo na Olimpíada, o futebol deve polarizar as atenções dos espectadores.Segundo projeção do COI (Comitê Olímpico Internacional), divulgada ontem em São Paulo por Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, a região do Maracanã será a que receberá mais da metade do público que acompanhará o evento in loco.
Além do próprio Maracanã, a zona abrange outra sede do futebol, o estádio João Havelange. Ainda compreende instalações de outras modalidades: São Januário, que abrigará as competições de rúgbi, o Sambódromo, palco do tiro com arco e da maratona, e o Maracanãzinho, sede do vôlei.
Classificado como "coração dos Jogos" pelo dossiê de candidatura, a Barra da Tijuca, bairro na zona oeste do Rio, deve receber apenas 24% dos espectadores, apesar de concentrar 47% de todas as instalações esportivas da Olimpíada.Com 23% das instalações, a zona de Deodoro deve atrair o menor número de espectadores: 11%. Já a região de Copacabana -17% das instalações- concentrará 12% do público.
A concentração de mais da metade do público na zona do Maracanã não é encarada como um ponto negativo pelo comitê organizador, já que a região é abastecida por uma rede de transporte já instalada.
"A maior concentração de espectadores durante os Jogos estará justamente na área onde a cidade tem a melhor oferta de alternativas de transporte público", afirmou Nuzman.
A projeção feita pelo COI vai ao encontro de um desejo do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que é o de tirar a concentração de instalações do bairro da zona oeste da cidade. Paes, inclusive, já conta com o apoio de Nuzman para transferir parte da Vila de Mídia da Barra para a região portuária, situada dentro da zona do Maracanã.
"Todo projeto é reavaliado, e o desejo do prefeito é que uma parte da Vila de Mídia vá para o cais do porto. Isso está sendo conversado", disse o presidente do comitê, ontem, após um evento em que esteve reunido com empresários de São Paulo.
"A transferência de parte da Vila de Mídia é positiva porque facilitaria o trabalho dos jornalistas que vão cobrir a parte de Deodoro, da região do Maracanã e de Copacabana. Estariam mais próximos dessas instalações do que se estivessem hospedados na Barra", completou.

COMITÊ TEM ESTATUTO APROVADO

Depois de ser aprovado pelo COI, o estatuto de formação do comitê organizador da Rio-2016 foi aprovado ontem por membros das confederações brasileiras olímpicas. Resta ainda ao comitê adquirir o registro de pessoa jurídica para consolidar seu processo de formação.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / Ed. Esportes / 10-03-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário