quarta-feira, 16 de março de 2011

SÃO PAULO REGISTRA A MAIOR RECUPERAÇÃO DA DIÁRIA MÉDIA DA HOTELARIA NACIONAL, INDICA INFOHB


O FOHB — Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil acaba de divulgar o InFOHB do mês de janeiro , um informativo realizado em parceria com o Senac São Paulo e que traz resultados de diária média, taxa de ocupação e revpar das regiões do Brasil, das principais cidades e das categorias. O informativo é desenvolvido a partir dos dados do sistema de estatísticas do FOHB, alimentado pelas redes associadas à entidade. A edição do mês de janeiro contou com amostra de 390 hotéis e 60.331 unidades habitacionais e traz resultados de janeiro de 2011 e os compara com o desempenho obtido em janeiro de 2010.
A variação da Taxa de Ocupação média do país (+14,7%) indica que houve aumento considerável da demanda nos principais mercados analisados. Este fenômeno possivelmente foi influenciado pelo aquecimento econômico do Brasil, que fomentou o turismo de lazer e, principalmente, manteve bom nível de viagens de negócios, mesmo no mês de janeiro.
As cidades que apresentaram taxas de ocupação mais altas durante o mês de janeiro são as que contam com forte presença do turista de lazer: Fortaleza, Salvador, Manaus e Rio de Janeiro. Entretanto, vale destacar que as cidades que alcançaram variações positivas acima de 12% na taxa de ocupação recebem predominantemente o turista de negócios e eventos.
Destaca-se também o resultado da cidade de Manaus, que ao atingir 77,08% de ocupação, registrou variação positiva de 57,4% no índice. Este ótimo desempenho corrobora os dados apresentados pela Amazonas Tur, que indica aumento de 64% no número de turistas, nos últimos cinco anos. Vale ressaltar ainda, que de 2003 a 2010, o fluxo de passageiros nacionais e internacionais na cidade cresceu 98% e 312%, respectivamente.
No que diz respeito à evolução da Diária Média, a amostra das cidades analisadas apresentou ótimos resultados em janeiro, indicando que, em 2011, o setor hoteleiro deve manter ritmo de crescimento. Após ter enfrentado difícil período em que houve exacerbada expansão da oferta e conseqüente desequilíbrio de mercado, as diárias estão em recuperação nos principais mercados urbanos. Dentre as cidades analisadas, São Paulo foi o destino que registrou a recuperação mais significativa na diária média de janeiro (21,5%), fechando o mês com R$ 201,62. Curitiba, Brasília e Belo Horizonte também apresentaram bons resultados, com retomadas de tarifa entre 16 e 18,5%.
Apesar da boa recuperação das diárias nessas cidades, o maior valor absoluto (R$ 281,58) foi registrado no Rio de Janeiro, o que representou variação positiva de 13%. Em suma, com a variação positiva da Diária Média, bem como da Taxa de Ocupação na maioria dos mercados analisados, o RevPAR apresentou aumentos expressivos. Brasília, Curitiba e Manaus foram os destinos que registraram maior alta no mês, com 39,5%, 46,4% e 56,5%.

Análise das categorias

A análise das categorias compreendeu 116 hotéis econômicos, 205 hotéis Midscale e 57 hotéis Upscale. O segmento de hotéis econômicos foi o que apresentou o melhor desempenho no mês de janeiro. O aumento de 25,9% na taxa de ocupação foi o principal índice para elevar em 41% o RevPAR da categoria. Destacam-se como possíveis influências para tal, o crescimento da renda familiar brasileira e aumento da oferta de crédito para empresas do setor turístico e para o consumidor final. Estes fatores vêm estimulando cada vez mais a participação das classes C e D no turismo.
As categorias midscale e upscale também acompanharam o movimento de recuperação da hotelaria, com altas no RevPAR de 28,4% e 15,5%, respectivamente. As taxas de ocupação nesses segmentos foram de aproximadamente 58% em janeiro – o que representou variação positiva de 12,9% (midscale) e 6,6% (upscale) – enquanto a evolução das diárias foi de 13,7% nos hotéis de categoria midscale (a maior entre os três segmentos) e de 8,3% nos de categoria upscale.

(Fonte : Revista Hotéis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário