segunda-feira, 4 de abril de 2011

TURISTAS TÊM OPÇÕES PARA FUGIR DO IOF


Com aumento da alíquota do cartão de crédito para 6,38%, cresce procura por pré-pagos, traveler cheques e moeda

O aumento na tributação das compras no cartão de crédito fora do país levou muitos viajantes a buscar alternativas para fugir do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) mais caro, como cartões pré-pagos, cartão de débito, travelers cheques e moeda em espécie. A vantagem é a tributação de 0,38% de IOF, abaixo da do cartão de crédito, que subiu de 2,38% para 6,38%. Os cartões pré-pagos ainda são oferecidos por poucos bancos comerciais, mas podem ser encontrados em várias corretoras de câmbio. Têm como vantagem, além do imposto menor, a possibilidade de compras on-line em lojas do exterior e o uso na função débito. "Outro diferencial é o crédito não expirar. O cliente coloca o valor que acha que irá gastar. Se sobrar, pode usar em outras viagens ou vender o que restou", afirma Rose Del Col, vice-presidente das Américas para produtos pré-pagos da American Express. A taxa de câmbio é fixada no momento da aquisição ou recarga, evitando flutuações. Outro custo, além do IOF, é uma taxa nos saques (normalmente, US$ 2,50). Os cartões de débito, os mesmo usados no Brasil, normalmente precisam ser ativados para funcionar fora. As taxas, que variam de acordo com o banco, são maiores. Os travelers cheques, que já foram a principal opção para os turistas antes do avanço dos meios eletrônicos, também possuem taxa de compra e venda que varia de acordo com o banco. O problema, nesse caso, é a aceitação mais limitada.


CÂMBIO

A cotação usada nos cheques de viagem, a mesma do pré-pago, é pouco inferior à da venda de dinheiro em espécie, no caso do dólar ou euro. Em outras moedas, no entanto, alguns bancos e corretoras cobram uma taxa mais baixa pelo dinheiro virtual. A principal desvantagem dessas alternativas é que exigem que o turista compre o dinheiro antecipadamente. "Com o cartão de crédito, paga-se a fatura posteriormente, com possibilidade de parcelar. Por isso, essas formas de pagamento devem ser complementares", diz Felipe Maffei, diretor de produtos da Visa do Brasil. Dividir os gastos entre cartão de crédito e pré-pago também permite diluir o risco de variação do câmbio. No crédito, vale o dólar do pagamento da fatura, o que pode ser bom, no caso de queda da moeda, ou ruim, na alta. Outras vantagens do crédito são os bônus em programas de milhagem e o fato de não haver sobra de dinheiro, principalmente em uma época em que o real se valoriza.


TEMPORÁRIO

Sandra Rodrigues, gerente-executiva do Santander, diz que o aumento do IOF elevou a procura por cheques e por dinheiro em espécie. Para ela, no entanto, esse movimento pode ser temporário. "Dependendo do gasto, a diferença de preço em relação ao produto no Brasil não inviabiliza a compra." Pesa ainda a tendência de crescimento no uso do cartão de crédito, cuja participação no gasto com viagens internacionais cresceu de 51% para 61% em seis anos. Um gasto de US$ 500 no crédito, por exemplo, fica R$ 35 mais caro em relação ao IOF de 2,38% e R$ 50 superior ao pagamento no pré-pago, cheque ou dinheiro. Se o mesmo produto custar mais no Brasil, ainda pode ser um bom negócio.


MAIS BANDEIRAS LANÇAM CARTÕES PRÉ-PAGOS

Os gastos dos brasileiros no exterior, que bateram recorde no primeiro bimestre, têm chamado a atenção das grandes administradoras internacionais. A MasterCard e a American Express lançaram no mês passado cartões pré-pagos de viagem, até então oferecidos no país somente pela Visa. A estratégia das empresas de colocar no mercado mais um forma de pagamento ocorre em cenário positivo para o aumento do consumo no exterior. Na sexta, o dólar atingiu seu nível mais baixo em dois anos e meio (R$ 1,612). Ao mesmo tempo, o aumento do poder de consumo da população também tem resultado em crescimento das viagens. "O Brasil tem vivido um momento de expansão econômica e isso tem feito com que cada vez mais brasileiros, de diferentes classes sociais, possam sair do país", afirma Maurício Alves, vice-presidente de produtos da MasterCard. Segundo a empresa, o mercado de pré-pagos representa atualmente US$ 12 bilhões em oportunidades na América Latina. Para 2017, a previsão é que o valor alcance US$ 81 bilhões. Rose Del Col, vice-presidente das Américas para produtos pré-pagos da American Express, diz que o lançamento veio após pesquisas com os consumidores, que buscavam um produto nesse formato. "Fizemos um modelo baseado nas expectativas que identificamos, como não ter uma tarifa de inatividade e o saldo não expirar." O cartão pode ser usado em qualquer lugar fora do país que aceite a bandeira American. A marca prevê movimentar US$ 1 bilhão por ano com a modalidade. As empresas argumentam que entre as vantagens está a conveniência de fixar o câmbio no ato da compra, além de poder recarregar créditos no exterior. A Visa, que oferece o Visa Travel Money desde 1996, vê a modalidade como uma das mais promissoras em seu portfólio. "O uso do produto cresce a cada ano e tende a se intensificar", afirma Felipe Maffei, diretor de produtos da Visa do Brasil

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

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