quinta-feira, 8 de novembro de 2012

UM GÁS NA REVITALIZAÇÃO


(...) Os bons ventos que sopram no Centro e na Zona Portuária do Rio incluem a construção de um complexo empresarial - com salas comerciais, lajes corporativas, um shopping de pequeno porte e dois hotéis voltados ao turismo de negócios - no Santo Cristo. No ano que vem, começam a ser construídas as três primeiras torres comerciais (de um total de seis previstas n projeto) já enquadradas na legislação do Porto Maravilha. O complexo será erguido em dois terrenos da Avenida Professor Pereira Reis. Batizado de Porto Atlântico, o empreendimento terá seis edifícios, a maior deles com 120 metros de altura (o equivalente a 40 andares). A previsão é que as torres sejam entregues em duas etapas (em 2016 e 2017). O investimento na obra é mantido em sigilo pela construtora Odebrecht, mas o Valor Geral de Venda (VGV), que é a soma da comercialização de todas as unidades, está avaliado em R$ 1,6 bilhão.
A primeira fase do projeto será lançada ainda este ano. Chamada de Porto Atlântico Leste, ela abrigará três torres de 60 metros de altura (20 andares), uma delas em formato de L, para comportar dois hotéis com 450 quartos. Os outros prédios terão 330 salas comerciais e 54 lajes corporativas, respectivamente. No terreno de 16 mil metros quadrados, um antigo pátio de ônibus na esquina da Avenida Professor Pereira Reis com Rua Equador, será erguido ainda um shopping com 50 lojas, e uma praça de dois mil metros quadrados, além de uma rua de pedestres. A área já começou a ser limpa, e os muros estão sendo removidos.
 A construção do Porto Atlântico Leste começa no primeiro semestre de 2013, e a entrega está prevista para três anos depois. Somente nessa primeira fase, serão 884 unidades, entre quartos, lojas e salas, com valor de venda de R$ 700 milhões. Acreditamos que o terreno fica no que deverá ser uma das esquinas mais importantes da Zona Portuária no futuro - afirma o diretor de incorporação da Odebrecht Realizações no Rio, Rogério Oliveira.

PRÉDIOS NÃO TERÃO MUROS OU BARREIRAS

Já a segunda parte do projeto, batizada de Porto Olímpico Oeste, será lançada em 2013, e as obras ainda não têm prazo para começar. Numa área de 12 mil metros quadrados em frente ao primeiro terreno, onde havia uma concessionária de automóveis, serão erguidas as maiores torres: uma com 120 metros de altura, outra com 88 metros (29 andares) e uma terceira com 72 metros (24 andares).
- Serão torres com pé direito alto e moderna infraestrutura de automação. Serão destinadas a empresas grandes - diz Oliveira.
A construtora não informou a operadora dos dois hotéis (um com 195 quartos e outro com 255) e nem o perfil das acomodações. Mas eles serão voltados para o turismo de negócios.
Cerca de dois mil operários deverão trabalhar no canteiro no auge das obras, previsto para o período 2014-2016. Com um volume de 259 mil metros quadrados de área construída, o empreendimento exigirá um esquema especial para o trânsito de caminhões. Segundo Rogério Oliveira, a circulação será noturna, para não comprometer o já tumultuado trânsito da área.
Por não ter muros ou barreiras, as áreas de convivência dos edifícios vão se fundir à malha urbana da Zona Portuária.
Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto, Jorge Arraes, a ausência de muros atende às exigências da legislação urbanística, que visa a estimular passeios públicos.

(Fonte : Jornal O Globo / imagem divulgação)

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