quarta-feira, 28 de novembro de 2012

RENOVAÇÃO DA ZONA PORTUÁRIA NO RIO ESTARÁ COMPLETA ATÉ 2014


A zona portuária está sendo revitalizada para os próximos eventos esportivos na cidade, pelo projeto “Porto Maravilha”, dentre as principais obras está o Museu de Artes do Rio (MAR), o Museu do Amanhã High-Tech, voltado para a ciência e a ecologia e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que circulará no Centro e na Região Portuária, com seis linhas e 42 estações em 30 Km de vias.
A previsão de conclusão da primeira etapa de instalação do VLT está prevista para 2014, com duas linhas em funcionamento. As outras quatro entram em operação até 2016. A implantação do novo meio de transporte tem custo avaliado em R$ 1,1 bilhão, sendo R$ 500 milhões financiados por recursos federais, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, e o restante viabilizado por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada).
O VLT fortalece o conceito de transporte público integrado, que conecta estações de metrô, trens, barcas, BRT, redes de ônibus convencionais e aeroporto. Entre as linhas estão Rodoviária Novo Rio, Aeroporto Santos Dumont e Central do Brasil. A integração com outros meios de transportes vai melhorar o trânsito da região central da cidade, em planejamento voltado à educação da circulação de ônibus, diminuindo o tráfego e o trânsito. As ruas da Região Portuária já começaram a ser preparadas para receber o novo tipo de transporte.
O sistema terá 42 estações, seis linhas e 30 km em vias. A distância média entre as estações é de 400 metros. Cada vagão comporta até 450 passageiros, e o tempo máximo de espera entre um trem e outro vai variar de 5 a 15 minutos, de acordo com a linha.
No Brasil, não há nada parecido com o futuro VLT do Rio. Mesmo no mundo, o modelo é inédito. Os trens não têm fios superiores em rede aérea e são alimentados por duas fontes de energia. Haverá um terceiro trilho energizado em alguns trechos e nas paradas. A cada frenagem, também há geração de energia que será armazenada por um equipamento chamado supercapacitor. Essas tecnologias já são utilizadas no mundo. O que ainda não existe é a combinação desses dois sistemas, conferindo segurança e economia.

(Fonte : Jornal de Turismo)

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