quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ANO DE PORTUGAL NO BRASIL CONTA COM EVENTOS GASTRONÔMICOS E CULTURAIS


As comemorações do ano de Portugal no Brasil, que tiveram início em 7 de setembro envolvendo diversas iniciativas culturais e empresariais entre os dois países, conta com uma série de atividades gastronômicas e culturais nos próximos dias.
Portugal dos Sabores é um projeto de promoção turística e gastronômica que vem acontecendo desde setembro, reunindo diversos chefs portugueses e brasileiros. Ele é composto de um total de 18 eventos que incluem duetos de chefs e demonstrações gastronômicas que devem ocorrer em São Paulo até junho de 2013.
Durante um período de oito meses a partir de novembro, os duetos de chefs contam com chef brasileiro recebendo um convidado português em seu restaurante para criarem juntos um menu degustação com ingredientes e vinhos portugueses. Os eventos acontecem durante duas noites consecutivas e o menu elaborado permanece na carta do restaurante durante o mês da performance.
Nesta terça-feira (27) aconteceu o segundo dia de um "chef duet" no Kinoshita, em São Paulo, com o chef executivo Tsuyoshi Murakami recebendo o convidado Paulo Morais, do restaurante Umai, de Lisboa.
Ainda neste ano, o chef português Vitor Sobral receberá como convidado o chef César Santos no restaurante Tasca da Esquina, em São Paulo. Outros duetos acontecerão em 2013, incluindo a participação do chef Alex Atala. A programação completa do evento pode ser conferida no site.
Entre quarta-feira (28) e o dia 2 de dezembro acontece a 7ª edição da Balada Literária, organizada por Marcelino Freire, com entrada gratuita. O evento reúne em São Paulo escritores e artistas, entre os quais a escritora Inês Pedrosa e a cantora Lula Pena (esta no show de encerramento), ambas portuguesas.
O autor de Lavoura Arcaica e Um Copo de Cólera, Raduan Nassar, é o homenageado desta edição. A abertura acontece dia 28 no Centro Cultural B_arco e irá contar com um Sarau do Binho Especial, com a participação do poeta baiano Nelson Maca e show do grupo Marvada Carne, além da exibição de curtas e o lançamentos de livros, à partir das 18h.
Lula Pena, musa do escritor Valter Hugo Mãe faz o show de encerramento no SESC Pinheiros, que contará ainda com a participação especial da atriz Simone Spoladore. Haverá também show de Lirinha, ex-Cordel do Fogo Encantado, e de Alzira E, este último na Livraria da Vila.
A programação completa do Ano de Portugal no Brasil pode ser vista em http://anodeportugalnobrasil.pt .

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário