quarta-feira, 5 de setembro de 2012

HOTELARIA DEBATE NECESSIDADES ATUAIS DOS CLIENTES CORPORATIVOS


O primeiro debate realizado pelo Fórum dos Operadores Hoteleiros (Fohb), na manhã de hoje, teve como tema principal a "Necessidade de compras do novo consumidor de hotelaria" e "O comportamento de vendas dentro desse novo contexto". Para isso, Cláudia Félix, da Hotelaria Brasil, mediou o debate entre Gustavo Santana, do Meliá e Ronaldo de Almeida, do Grupo Itaú. Para ela, o objetivo foi refletir sobre as mudanças do Século 21.
O primeiro sub tema abordado foi o desafio das empresas e dos hotéis nas negociações. Para Almeida, a grande dificuldade é a grande quantidade de parceiros em determinada cidade e local em que a empresa necessita. "A estrutura dos hotéis, por exemplo, dificulta nosso trabalho com tarifários diferentes, processos e etc. Nosso grande desafio é interligar todos os nossos processos com o deles. Estamos em constante aprimoramento para isso, pensando na melhor forma de unir cliente e fornecedor", disse.
Já para Santana, o maior desafio é lidar com a comunicação fragmentada, devido aos vários canais de distribuição existentes. "Temos que lidar com gestores, TMC's e ligar todos num único processo", disse. Para Cláudia, a necessidade de conhecer a distribuição é essencial para melhorar o processo entre cliente e fornecedor.
Quanto ao desafio de gerir as viagens dentro de uma empresa, Almeida acredita que no caso do Itaú (grande empresa) a melhor opção é ela própria gerir suas viagens. "Este é o melhor modelo para nós, pois temos pelo menos 25 mil funcionários, mas sempre usamos a expertise das TMC's para as negociações", explicou. Já quanto às agências online, ele foi categórico: "É um problema, já que o cliente insiste em ver somente o preço e não todo o processo e gestão por trás de uma viagem corporativa", falou. Santana concordou com ele. "Nas OTA's o cliente não tem nenhuma segurança e a empresa não tem nenhum controle", finalizou.

(Fonte : Mercado & Eventos)

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