quarta-feira, 5 de setembro de 2012

NOVO MUSEU EM ITU EXPÕE COZINHA DO INTERIOR DE SP


Numa construção de taipa de pilão, aquelas de terra umedecida socada em formas de madeira, está reunida uma parte da história da cozinha do interior de São Paulo.
Trata-se do Espaço Memória, que manteve sua estrutura original e abre as portas para o público hoje, na histórica fazenda Capoava, em Itu, a 101 km da capital.
No pequeno museu, estão à mostra objetos de antigamente, como bules, moedores caseiros de café e até uma cela original, usada nas cavalgadas dos tropeiros quando iam desbravar as terras.
Painéis ajudam a recuperar o percurso da alimentação no Estado a partir do século 18, apoiada no tripé feijão, farinha e carne-seca.
O acervo conduz a um passeio pela trajetória dos bandeirantes, dos tropeiros, dos escravos dos engenhos e dos imigrantes das fazendas de café, que herdaram aquela cozinha caipira dos índios.
As informações reunidas ali foram pinçadas dos livros "Terras Paulistas" (Imprensa Oficial), com pesquisa da socióloga Maria Alice Setúbal, também dona da fazenda.
Quem deu novos ares ao espaço, com inserção de tecnologias como uma animação em 3D que simula o funcionamento de uma máquina de café de 1930, ainda intacta no local, foi o curador Ricardo Ribenboim, ex-diretor do Itaú Cultural, em São Paulo.

FAZENDA CAPOAVA

ENDEREÇO km 89,9 da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (saindo de SP, com acesso na saída 59 da Rod. dos Bandeirantes); tel. 0/xx/11/2118-4100

ENTRADA gratuita (somente com reservas antecipadas)

(Fonte : Jornal Folha de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário