quarta-feira, 17 de outubro de 2012

NO RASTRO DA DECOLAR


Em outubro de 1996, a Microsoft lançou a Expedia, a primeira agência online de viagens do mundo. Pela primeira vez era possível comprar passagens, reservar hotéis, alugar carros ou montar seu próprio pacote, entre outras coisas, sem a ajuda de um agente. O sucesso nos EUA foi instantâneo. Apenas três anos depois, a Expedia fez sua abertura de capital e se separou da Microsoft. Não tardou até que uma série de empreendedores ao redor do mundo copiasse seu modelo. Foi exatamente assim que, em 1999, nascia a argentina Decolar. O resto é história. A Decolar é hoje a maior empresa do seu setor na América Latina e a Expedia segue como líder mundial.
Agora, tantos anos depois, as duas gigantes vão se enfrentar no mercado virtual brasileiro, onde a Expedia atuava, desde 2009, por meio de dois sites, o Hotéis.com e a Egencia, seu braço corporativo. Com a chegada do carro-chefe do grupo, a briga promete ser boa. Na quarta-feira 3, o CEO da Expedia, Dara Khosrowshahi, esteve em São Paulo para anunciar a entrada oficial da agência no País. “O mercado brasileiro será um dos principais motores do nosso crescimento nos próximos anos”, diz Khosrowshahi, entrevistado com exclusividade pela Dinheiro. “Vamos investir de forma agressiva nos próximos anos e disputar a liderança do setor.”
Ao mesmo tempo que a Decolar surge como o principal oponente, Khosrowshahi mira no mercado offline e demonstra estar atento à concorrência nacional. “Apenas 21% do setor de turismo brasileiro está na internet, a metade dos EUA”, afirma. “Nos próximos anos, vamos crescer principalmente com relação às agências tradicionais.” O Brasil é o mercado número 1 na América Latina para turismo online, responsável por 42% das vendas pela web de viagens na região, totalizando US$ 6 bilhões, em 2011, segundo a consultoria Phocus Wright. De acordo com o CEO da Expedia, o crescimento orgânico não é a única alternativa para a expansão dos negócios da empresa. “Não descartamos uma aquisição, no futuro, para acelerar a implantação de nossa operação na região”, diz.

(Fonte : Revista Isto É Dinheiro / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário