quinta-feira, 19 de maio de 2016

MTur distribui 50 mil materiais contra a exploração de crianças e adolescentes




Como parte das ações relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nesta quarta-feira, 18 de maio, o Ministério do Turismo enviou material de sensibilização a Conselhos Tutelares e Secretarias Estaduais de Turismo, além de outros nove municípios do Rio de Janeiro. Ao todo são 50 mil materiais da Campanha “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie, Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”, produzido em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

O Ministério do Turismo atua desde 2004 na orientação e sensibilização do setor na prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do Programa Turismo Sustentável e Infância. "Os profissionais de turismo são agentes importantes na identificação, prevenção e denúncia de casos suspeitos ou evidentes, uma vez que muitas vezes essas situações ocorrem em ambientes diretamente relacionados a atividade turística, como hotéis, bares, restaurantes entre outros", diz a Coordenadora Geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque.

Isabel destaca ainda que a Lei Nº 8.072/90 incorporou a proposta que torna crime hediondo o favorecimento da prostituição ou qualquer outra forma de exploração sexual de crianças, adolescentes ou vulneráveis.

Entre os principais meios de denúncia, destaca-se o Disque 100 e o aplicativo Proteja Brasil- disponível na Apple Store e na Google Play. As ligações no Disque 100 são gratuitas e as denúncias são anônimas. O atendimento é 24hs, e ocorre inclusive nos domingos e feriados.



(Fonte : MTur / Imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário