terça-feira, 18 de setembro de 2012

O PAPEL DOS NOVOS ESTÁDIOS


 
Os investimentos nos estádios brasileiros terão papel importante no crescimento do PIB do futebol. Além das 12 arenas construídas ou reformadas para o Mundial de 2014, Grêmio e Palmeiras também preparam casas novas. "Essas mudanças indicam um processo forte de modernização e certamente vão aumentar a renda do futebol mesmo depois da Copa do Mundo", analisa o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
O surgimento de arenas com padrão internacional pode alterar a forma como o espectador do futebol é tratado. "O torcedor tem de ser visto como cliente. Ao ir ao cinema, o cidadão estaciona com segurança, compra pipoca e assiste ao filme em um ambiente climatizado. No estádio, desde a compra do ingresso, tudo é um caos. A pessoa precisa ser fanática (para suportar)", aponta Fernando Ferreira, sócio da Pluri Consultoria. Por proporcionarem mais conforto ao público, espera-se que os novos estádios gerem inclusive uma mudança do perfil do público do futebol.
Além do conforto ao torcedor, as novas arenas são capazes de contribuir para a valorização econômica do Campeonato Brasileiro. "Você não pode exportar só jogador, tem de exportar todo o futebol como produto, principalmente a marca dos clubes. Nós importamos futebol muito mais do que o exportamos, isso é incrível", afirma Fernando Blumenschein, coordenador da Fundação Getulio Vargas Projetos.
 
(Fonte : Jornal Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário