Os investimentos nos estádios brasileiros
terão papel importante no crescimento do PIB do futebol. Além das 12 arenas
construídas ou reformadas para o Mundial de 2014,
Grêmio e Palmeiras também preparam casas novas. "Essas mudanças indicam um
processo forte de modernização e certamente vão aumentar a renda do futebol
mesmo depois da Copa do Mundo",
analisa o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
O surgimento de arenas com padrão
internacional pode alterar a forma como o espectador do futebol é tratado.
"O torcedor tem de ser visto como cliente. Ao ir ao cinema, o cidadão
estaciona com segurança, compra pipoca e assiste ao filme em um ambiente
climatizado. No estádio, desde a compra do ingresso, tudo é um caos. A pessoa
precisa ser fanática (para suportar)", aponta Fernando Ferreira, sócio da
Pluri Consultoria. Por proporcionarem mais conforto ao público, espera-se que
os novos estádios gerem inclusive uma mudança do perfil do público do futebol.
Além do conforto ao torcedor, as novas arenas
são capazes de contribuir para a valorização econômica do Campeonato
Brasileiro. "Você não pode exportar só jogador, tem de exportar todo o
futebol como produto, principalmente a marca dos clubes. Nós importamos futebol
muito mais do que o exportamos, isso é incrível", afirma Fernando
Blumenschein, coordenador da Fundação Getulio Vargas Projetos.
(Fonte
: Jornal Correio Braziliense)
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