Desde
2005, o número de visitantes em Curitiba aumentou 62%. Apenas no dois últimos
anos o crescimento foi de 16% - de acordo com os dados do Instituto Municipal
de Turismo. “Crescemos acima da média nacional”, garante a presidente do
instituto, Juliana Vosnika. “A cidade se beneficia porque os turistas não estão
mais apenas buscando só praia e mar, estão mudando para um turismo cultural,
religioso, de estilo de vida”, explica.
Ainda
assim, metade dos turistas da Capital vem para só para fazer negócios – eles
ficam só no meio da semana e nos meses de trabalho. “Fica uma lacuna em
janeiro, fevereiro e julho”, diz Vosnika. “O grande desafio que temos para
tornar o turismo economicamente viável na cidade é evitar essa sazonalidade”,
afirma.
Outro
problema local é o aeroporto Afonso Pena, que não recebe voos internacionais.
“O padrão de entrada dos turistas estrangeiros é descer em São Paulo ou Rio de
Janeiro e depois ir direto para Foz do Iguaçu sem passar por Curitiba”, diz
Roberto Bacovis - vice-presidente Abav-PR (Associação Brasileira de Agências de
Viagens). “É um gargalo a ser resolvido”, define.
A
terceira pista do aeroporto está prevista apenas para 2016 - depois da Copa de
Mundo. “Quando ela estiver pronta vai ser mais fácil vender Curitiba no
exterior”, diz Vosnika.
Negócios
De
acordo com a Embratur, em 2010 Curitiba foi a terceira cidade que mais recebeu
turistas para eventos e negócios no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de
Janeiro, e ultrapassando polos como Porto Alegre e Belo Horizonte .
De
acordo com um estudo de competitividade feito em 2010 pelo Ministério de
Turismo, a capital já está no mesmo nível que São Paulo - com “estágio avançado
de desenvolvimento para o segmento de eventos, apresentando serviços e
equipamentos de destaque”.
“Temos prestadores de serviços e rede
hoteleira de qualidade. Agora vemos a necessidade de criar um novo centro de
convenções”, diz Juliana Vosnika.
Nos planos do instituto municipal está
estimular novos eventos – como por exemplo as recentes Galeria de Luz, no Natal
e o Curta Curitiba. “Tivemos 700 mil pessoas durante o Natal. Também temos o
festival de teatro e a virada cultural como grandes geradores”, diz Vosnika
(Fonte
: Jornal Metro Curitiba / imagem divulgação)
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