quinta-feira, 2 de agosto de 2012

SÃO PAULO DOMINA PRIMEIRA LISTA DE CENTROS DE TREINAMENTOS DA COPA DO MUNDO DE 2014


O COL (Comitê Organizador Local) divulgou nesta quarta-feira (1º) a primeira lista com os locais que poderão receber as seleções na Copa do Mundo de 2014. No total, são 54 centros de treinamentos que já fecharam contrato com a organização do Mundial, dos quais 20 ficam no Estado de São Paulo.
De acordo com o COL, essa primeira lista não é definitiva. As cidades que ficaram de fora ainda podem se candidatar. Para isso, precisam inscrever um campo de treinamento e um hotel que atenda às especificações da Fifa. As próximas janelas de inscrições serão abertas em setembro deste ano e no primeiro semestre de 2013.
As cinco regiões do Brasil possuem centros de treinamentos aprovados, mas nem todos os Estados entraram na lista. Apenas 14 dos 27 foram escolhidos no primeiro momento. A região Sudeste, impulsionada por São Paulo, garantiu mais da metade das opções, com 30 locais.
A capital paulista está representada na primeira versão do catálogo oficial do COL pelo CT do Palmeiras, na Barra Funda. Os centros de treinamentos do Corinthians, na zona leste, e do São Paulo, em Cotia, ficaram de fora.
Segundo o diretor de competições do COL, Frederico Nantes, os locais não estão presentes porque ainda não fecharam contrato para uso, mas estão "tecnicamente aprovados".
O fato de uma cidade constar na lista de opções para centros de treinamentos não significa que ela será utilizada na Copa do Mundo.
O COL ressaltou que a escolha será feita pelas seleções participantes do Mundial em um processo que será coordenado pela Fifa a partir do sorteio dos grupos, que será realizado em dezembro de 2013.
O Rio de Janeiro, Estado que vai receber a final da Copa do Mundo, teve apenas três locais já aprovados e fechados com o COL na primeira lista. Nenhum deles fica na capital fluminense. Volta Redonda, Pinheiral e Mangaratiba foram as cidades escolhidas no Rio.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, comemorou a escolha dos 20 locais em território paulista. Para ele, o Brasil tem tudo para fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos.
— O Brasil vai dar show de bola dentro e fora dos campos. Dentro do campo com nossos craques, e fora deles com essa alegria de todo mundo.
Alckmin anunciou um fundo estadual de R$ 300 milhões que serão colocados à disposição das cidades para o financiamento das obras de construções e ampliação nos centros de treinamentos.
— Já temos nove interessados no setor privado, e um no setor público.
O ministério do Esporte também anunciou que o governo federal vai lançar nos próximos meses um edital para financiamento para as estruturas públicas de treinamento.

(Fonte : R7 / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário