quinta-feira, 2 de agosto de 2012

COPA DO MUNDO 2014 : COMO SE PREPARAR PARA AS OPORTUNIDADES


Se você acompanha os bastidores das Olimpíadas de Londres, pode notar os diversos negócios gerados por um evento esportivo dessa magnitude. Com a Copa do Mundo de 2014 não será diferente. O maior torneio de futebol do planeta proporcionará inúmeras oportunidades aos empreendedores brasileiros. Segundo estimativas da Ernest & Young Terco e do Ministério do Esporte, o evento movimentará entre R$ 142 bilhões e R$ 183 bilhões na economia do País.
Ainda, de acordo com os dados do boletim “Copa 2014 – Oportunidades e Desafios” do SEBRAE, o Brasil deverá receber 600 mil turistas estrangeiros que, somados a 3,1 mil nacionais, poderão gastar cerca de R$ 10 bilhões no período.
Para quem está de olho no campo, vale saber que os negócios com hospedagem, gastronomia, transporte, turismo, locação de imóveis e automóveis, consultorias, treinamentos, cursos de idiomas e serviços de infraestrutura se beneficiarão diretamente da demanda gerada pelo evento. Os setores de alimentos e bebidas, agricultura, vestuário e até de móveis, entre diversos outros, também poderão ser impactados de forma positiva, aponta o estudo “Brasil Sustentável” da Ernest & Young Terco.
Segundo o professor do Insper David Kallás, especialista em Empreededorismo, as empresas que pretendem se preparar para o evento devem capacitar seus funcionários em atendimento e idiomas, “O brasileiro deve aprender a tratar bem o turista sem o intuito de explorá-lo, para que ele volte futuramente. Relacionamento gera valor”, diz.
Kallás também recomenda o desenvolvimento de produtos e serviços especiais, bem como e soluções inovadoras. “Nos segmentos de turismo e gastronomia, por exemplo, pacotes temáticos podem ser criados e testados”, diz. O especialista observa que “provavelmente, a infraestrutura não estará 100% pronta para os eventos. Portanto, soluções criativas para problemas clássicos como transporte, hospedagem, telecomunicações e alimentação podem ser bem-vindas.”
Para o professor do Insper, o grande desafio dos empreendedores será aumentar a capacidade da oferta para atender ao crescimento da demanda gerado pelos eventos esportivos, considerando que o volume de clientes cairá quando as competições acabarem. “O empresário precisa ficar atento ao crescimento indiscriminado dos seus custos fixos. Se forem muito antecipados ou mantidos por longo tempo podem consumir toda a margem de lucro gerada nos momentos de pico. Sugiro ter mais custos variáveis e, para isso, a parceria com fornecedores é fundamental”, afirma.
Já, na hora de buscar recursos no mercado que viabilizem a montagem ou o crescimento do seu negócio em função da Copa do Mundo, os empreendedores devem analisar alternativas variadas e recorrer a diferentes fontes de financiamento. “Como o nível do aumento da demanda é incerto, tome cuidado com a exposição de risco”, alerta.

O caminho das pedras

O Sebrae indica o caminho que os empreendedores devem seguir antes, durante e até depois da Copa do Mundo de 2014:

Antes

Desenvolva uma estratégia para a concretização de negócios, que envolva prospecção de empresas ligadas ao evento, treinamento de funcionários (incluindo idiomas), produtos e serviços de atendimento em língua estrangeira.
Faça um plano de comunicação que inclua a criação/atualização de site e propaganda.
Se for possível, crie serviços especiais para imprensa, autoridades e atletas.
Aproveite: responda o questionário http://copa2014.questionpro.com/, criado pelo Ministério do Esporte. Ele fará parte de um banco de dados de empresas com produtos, serviços, experiências e inovações que possam contribuir para atender às demandas do evento.

Durante

Empresas do setor turístico (hospedagem, gastronomia, transporte, viagens, aluguel de imóveis e de automóveis, por exemplo) devem buscar atuação conjunta, com indicações mútuas de serviços.
Desenvolva estratégias para prolongar o tempo médio de permanência do turista, com pacotes de passeios e viagens.

Depois

Aproveite a experiência obtida pelo evento, que será o seu maior legado. As empresas que tiverem investido na qualidade de serviços terão alcançado um novo patamar de competitividade.
Invista os recursos gerados pelo aumento do faturamento na gestão e no desenvolvimento do seu negócio a longo prazo.
Desenvolva ofertas promocionais que incentivem o turista a voltar ou a indicar outros clientes.
Aproveite os contatos dos novos clientes para vendas futuras.

(Fonte : Coluna Qualidade de Vida - Abílio Diniz / UOL)

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