quinta-feira, 26 de julho de 2012

AZUL PASSA A CONTAR COM SISTEMA RNP-AR



Os jatos da Azul Linhas Aéreas passarão a contar com uma nova tecnologia, que reduzirá os custos de operações e minimizará o impacto ao meio ambiente. A novidade consiste no sistema de navegação RNP-AR (Required Navigation Performance, em português, Performance de Navegação Requerida), que está sendo homologada nas aeronaves Embraer da companhia.
O sistema possui tecnologia orientada por satélite, o que proporciona uma otimização nos procedimentos de aproximação e pousos, aumentando a segurança e diminuindo o trajeto da aeronave, o que traz uma série de benefícios. Dentre os quais se destacam: redução de ruídos, de atrasos, do tempo de viagem, além de um menor gasto com combustível, o que torna as operações da companhia mais sustentáveis.
A Azul projeta que as aeronaves de sua frota devem ser certificadas até o fim deste ano. As operações, com este sistema, devem acontecer inicialmente para pousos no Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O terminal fluminense já recebeu esta homologação e, por isso, a companhia poderá operar com mais precisão, mesmo que em condições meteorológicas adversas, evitando atrasos e cancelamentos.
"Com a integração do RNP-AR em nossa frota de jatos, passaremos a ter uma trajetória precisa horizontalmente e verticalmente até o pouso, melhorando nossa eficiência econômica e ecológica", afirma Flávio Costa, vice-presidente Técnico-operacional da Azul.
Giovanni Spitale, gerente geral de Serviços de Desempenho de Navegação (PBN) da GE, acredita que o sistema trará benefícios aos passageiros, sobretudo, durante a Copa do Mundo e Olimpíadas. “Esses eventos devem trazer milhares de espectadores ao Brasil, os quais poderão contar com um transporte aéreo mais eficiente e pontual”, afirma.
Após o processo de certificação pela Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), a companhia adotará o novo procedimento em seus voos.

(Fonte : Portal Webtranspo / imagem divulgação)

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