quinta-feira, 3 de novembro de 2011

TRÁFEGO MUNDIAL DE PASSAGEIROS SUBIU 5,6% EM SETEMBRO INFORMA A IATA


A IATA - International Air Transport Association divulgou os resultados de tráfego de setembro, mostrando tendências divergentes para o tráfego de passageiros e de carga. O de passageiros foi 5,6% maior (apesar de um aumento de 5,8% na capacidade) que o do mesmo mês do ano passado e mais sólido que os 4,6% registrados em agosto deste ano, operando com uma taxa média de ocupação de 79,2%. Por sua vez, o tráfego de carga apresentou uma contração de 2,7% em setembro e um novo deterioração em relação a queda de 2,4% registrada em agosto.
No setor internacional global, o aumento de tráfego registrado em setembro foi de 6,6% (elevação de 7,5% na capacidade ou ASK’s, retornando ao nível de julho), com uma ocupação média de 79,5% (-0,6 ponto percentual ou pp). As companhias aéreas da América Latina reportaram um aumento de 10,6% na demanda, o maior de todas as regiões em setembro e superior ao aumento de 6,4% registrado no mês anterior, de agosto. Apesar disso, o aumento na capacidade da região foi exatamente igual (+10,6%), mantendo inalterada a ocupa;áo média de 77,1%. Nos EUA a ocupação média foi de 82,6% (aumento de 1,2% na demanda e de 5,2% na capacidade), na Europa de 82,4% (aumento de 9,2% no tráfego e de 9,5% na capacidade) e de 76,0% na Ásia Pacífico (aumento de 4,3% na demanda e de 6,3% na oferta). No Oriente Médio, as companhias aéreas da região registraram elevação de 9,1% no tráfego, para um aumento de 8,5% na capacidade. E na África, houve aumento de 5,0% na demanda, quase igualando os 5,2% de elevação na oferta.
No setor doméstico global, a demanda aumentou 3,8% (RPK’s) para uma elevação de 2,8% na oferta (ASK’s) e um load factor de 78,8%. A Índia liderou a elevação de tráfego doméstico no mundo, com crescimento de 18,4% (apesar do aumento de 20,1% na capacidade), seguida da China com crescimento de 9,7% (+8,1% em capacidade) e do Brasil, que registrou elevação de 7,5% no tráfego e de 14,6% na oferta.
No Japão, o tráfego doméstico se manteve 14,5% abaixo do registrado em setembro do ano passado, acusando ainda os efeitos do terremoto e do tsunami de março. Nos EUA, as companhias aéreas reduziram 0,7% a capacidade doméstica em setembro e registraram um aumento de 1,6% no tráfego.
No acumulado dos três primeiros trimestres do ano, o tráfego global total (RPK’s) aumentou 6,3%, para uma elevação de 6,6% na oferta e uma ocupação média de 78,4%.
Ainda no acumulado do ano, o tráfego internacional cresceu 7,5%, a oferta aumentou 8,7% e a ocupação ficou em 77,9%.
No setor doméstico global, a demanda acumulada de 2011 registra crescimento de 4,4%, para um aumento de 3,1% na oferta e uma ocupação média de 79,3%.
Segundo os comentários da IATA, a indústria espera mais dificuldades ainda para a frente. O relatório de setembro menciona a recente pesquisa “Airline Business Confidence”, que mostra um significativo declínio na expectativa de lucratividade para os próximos 12 meses. Mais preocupante ainda, diz o relatório, é a expectativa de que os custos unitários vão aumentar mas que há pouco otimismo para a elevação dos yields. A IATA estima que a lucratividade da indústria global caía de US$ 6,9 bilhões em 2011 para US$ 4,9 bilhões em 2012, com uma margem de apenas 0,8%.

(Fonte : Business Travel Magazine)

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