quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ABECS: NÚMERO DE CARTÕES AUMENTA E 53% DOS POSSUIDORES SÃO MULHERES


Uma pesquisa da Abecs - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, conduzida pelo Datafolha Instituto de Pesquisas, revela que entre os possuidores de cartões, 53% são do sexo feminino e 47% do masculino. O perfil da amostra da pesquisa “Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento - População, Ano IV”, conclui que a maioria dos possuidores de cartões (26% do total) tem entre 25 e 34 anos, possui escolaridade de nível médio (49%) - só 25% possuem nível superior -, 35% são assalariados registrados, 12% são só aposentados, 7% são só donas de casa, 73% tem conta corrente bancária, 59% têm poupança e 37% plano ou seguro saúde.
Analisados de forma individualizada, o crescimento dos tipos de cartão foi significativo: a posse de cartão de débito cresceu 4 pontos percentuais (p.p.), de 56% para 60%. Já a posse de cartão de crédito ampliou-se em 3 p.p., de 50% para 53%. O uso do cartão de crédito como meio de pagamento para a compra de passagens aumentou de 43% em 2009, para 46% em 2010, mas caiu para 42% em 2011. E o uso do cartão de crédito para pagamento de estadias em hotéis, pousadas, etc aumentou de 36% em 2009, para 37% em 2010 e voltou aos 36% em 2011.
A posse de meios eletrônicos entre a população vem se ampliando gradualmente nos últimos três anos e, em 2011, situa-se em 72,4%. De 2010 para 2011 houve tendência de crescimento, de aproximadamente 2 pontos percentuais (1,8).
Considerando o período mais amplo, de 2008 até os dias atuais, o crescimento foi expressivo, de 4 pontos percentuais. Entre os possuidores de cartão, 9% são da classe A, 42% da classe B, 44% da classe C e 5% das classes D/E. Nos últimos três anos, a tendência foi de crescimento concentrado nos segmentos médios ou privilegiados. Nas classes AB o índice de posse chega a 88% e na classe C a 68% - é o segmento onde cresceu com mais força o cartão de crédito. As classes D/E não conseguiram manter o crescimento obtido em 2010, o que dificulta a ampliação mais expressiva na posse de meios eletrônicos de pagamento, em geral.

(Fonte : Business Travel Magazine / imagem divulgação)

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