quinta-feira, 5 de maio de 2011

UE DISCUTIRÁ SUSPENSÃO DA LIVRE CIRCULAÇÃO NA EUROPA



A União Europeia admitiu discutir a suspensão temporária do acordo que permite a livre circulação de pessoas dentro dos países do bloco sem necessidade de apresentar passaporte nas fronteiras.
Segundo a comissária para assuntos internos da UE, Cecilia Malmstrom, a restauração das fronteiras dentro do bloco pode ser uma saída para conter o fluxo maciço de imigrantes, sobretudo do norte da África, de onde milhares vêm fugindo devido às revoltas no mundo árabe.
A discussão, polêmica, foi lançada pela França, que vem defendendo as restrições à circulação de imigrantes na Europa e, 18 dias atrás, bloqueou o tráfego ferroviário proveniente da Itália para evitar a chegada de um trem com tunisianos que participavam de manifestação.
Ao mesmo tempo, o governo da Itália tem feito reiterados pedidos para que seus parceiros na UE o ajudem a lidar com os cerca de 20 mil imigrantes da Tunísia e da Líbia que chegaram ao país desde o início dos conflitos.

CRÍTICAS

A livre circulação de pessoas na Europa foi definida pelo acordo de Schengen, originalmente assinado em 1985.
Especialistas de posição contrária à da França alegam que a medida, ainda que temporária, é um golpe em uma das maiores conquistas da integração europeia.
Outros ponderam que, em períodos pré-eleitorais, políticos têm medo de parecer muito lenientes com a imigração, vista como problema por boa parte dos eleitores.
O assunto deve ser debatido em reuniões preparatórias para o encontro de líderes da União Europeia que está previsto para junho.

(Fonte : Jornal Folha de S. Paulo / imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário