sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Por flexibilização de regras, empresas aéreas distribuem panfletos a clientes


 

 As principais empresas aéreas do país iniciaram uma campanha destinada aos seus passageiros. O objetivo é pressionar a revisão de regras do setor aéreo que, segundo as empresas, encarecem a aviação civil no país.

A campanha é feita com a distribuição de panfletos aos passageiros na hora do chek-in ou no momento da entrada na aeronave.

Segundo a Abear (associação que reúne as maiores companhias aéreas do país), foram distribuídos cerca de 380 mil panfletos a passageiros no aeroporto de Brasília. O aeroporto é um dos maiores do país e tem como características o alto volume de conexões e, portanto, um público com destinos muito variado.

Um dos focos da campanha é mostrar a posição das companhias aéreas sobre a revisão das regras gerais de aviação no país, que está em análise pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). As empresas defendem que a flexibilização das atuais regras deverão resultar em tarifas mais baixas para os passageiros.

Entre as propostas das empresas é a abertura da chance das companhias aéreas passar a cobrar valores diferentes de passagens, dependendo se o cliente irá despachar as bagagens ou não.

O modelo é aceito internacionalmente e tem apoio da Anac. Segundo a Abear, a mudança traz justiça tarifária ao sistema, dizem as empresas, já que hoje quem compra uma passagem aérea paga pelo serviço de despacho de malas, mesmo que não o utilize.

Segundo órgãos de defesa do consumidor, no entanto, ainda não há garantias de que o preço das passagens baixe com a mudança.

Outro foco da campanha é mostrar para o passageiro que a alíquota ICMS sobre o combustível de aviação varia fortemente dependendo do Estado do país. A alíquota mínima é de 12% e pode chegar a 25%, como no Estado de São Paulo. O problema das empresas é que justamente em São Paulo está concentrada grande parte de suas operações.

A proposta das companhias aéreas é a adoção de uma alíquota única entre os Estados. Um projeto de lei tramita no senado e propõe um teto nacional no ICMS de combustível de aviação de 12%.

O projeto de lei encontra resistência da bancada dos Estados que temem a arrecadação do imposto



(Fonte : Jornal Folha de SP / Imagem divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário