Turistas domésticos e internacionais ouvidos
pelo Ministério do Turismo durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 elogiaram as
opções de turismo e lazer, a diversão noturna e a hospitalidade do brasileiro.
O estudo revela o perfil, gasto e tempo médio dos visitantes, além do índice de
satisfação com itens como segurança, transporte público, infraestrutura e
preços. De acordo com o levantamento, 87,7% dos turistas estrangeiros têm a
intenção de voltar ao Brasil e 94,2% dos brasileiros querem voltar ao Rio de
Janeiro. A pesquisa parcial foi divulgada nesta quinta-feira (18) no Rio de
Janeiro. O conteúdo completo pode ser acessado em: http://www.turismo.gov.br/images/casabrasil/17_08_16_Apresentacao_Pesquisa_MTur_final.pptx
"Os holofotes do mundo estão voltados ao
Brasil e a pesquisa mostra que os estrangeiros estão gostando do que estão
vendo. Os visitantes estão sendo bem recebidos e certamente isso se refletirá
em ganhos para o turismo do país a médio e longo prazo", afirmou o
ministro interino do Turismo, Alberto Alves.
Também presente na coletiva de imprensa, o
ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, reforçou a importância da Olimpíada
para impulsionar o fluxo de visitantes estrangeiros ao país. "Estamos
vivendo indiscutivelmente um novo momento onde o Rio de Janeiro passa a ser a
grande porta de entrada para o turismo internacional que foi visto por mais de
5 bilhões de pessoas em todo o mundo", disse.
"O Rio de Janeiro ampliou sua estrutura
e infraestrutura para atender o projeto de expansão que a cidade do Rio vive
nesse momento. Somente em relação à rede hoteleira houve um aumento de 100%
passando de 29 mil leitos para 66 mil e isso é fundamental para acompanhar o
aumento da demanda turística que deve ocorrer nos próximos anos. A cidade de
Barcelona recebia, em média, 1,8 milhão de turistas por ano e, após os jogos,
chegou à marca atual de 8 milhões. Esperamos que o Rio de Janeiro cresça nessa
proporção. É para isso que estamos preparados", complementou
o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.
Para 98,7% dos turistas domésticos, a viagem
ao Rio de Janeiro atendeu plenamente ou superou as expectativas. O índice de
satisfação do público internacional é de 83,1%. A hospitalidade do carioca foi
elogiada por 92% dos brasileiros e 98,6% dos estrangeiros. A diversão noturna
também agradou. Para 93,6% dos viajantes nacionais e 96,2% dos internacionais o
Rio de Janeiro é muito bom ou bom neste quesito.
“Os dados mostram que estamos realizando uma
Olimpíada memorável. Para o turismo o resultado desta pesquisa é especialmente
importante. Mostra que teremos um legado de imagem extremamente positivo”, comentou
o ministro interino do Turismo, Alberto Alves. Ele ressaltou que o resultado do
estudo representa um coroamento do ciclo de megaeventos no Brasil, com a
Rio+20, Jornada Mundial da Juventude e Copa de Mundo.
A isenção de visto em caráter excepcional para
a Olimpíada e Paralimpíada foi usada por 74,7% dos turistas internacionais dos
países beneficiados (EUA, Canadá, Japão e Austrália) e 82,2% deles afirmaram
que a medida facilitaria um retorno ao Brasil.
Infraestrutura - Os aeroportos foram elogiados por 94,6% dos
turistas estrangeiros e 91,6% dos brasileiros. A segurança também foi bem
avaliada por 88,4% dos visitantes internacionais e 87,1% dos nacionais, índices
próximos aos registrados pelo transporte público, com 86,6% de aprovação do
público externo, e 82,1% do interno.
Os locais de competição foram avaliados como
bom ou muito bom por 89,6% dos brasileiros e 87,1% dos estrangeiros. O acesso
para as arenas esportivas também foi aprovado por 79% dos viajantes domésticos
e 80,2% dos internacionais. O item que recebeu a avaliação mais crítica foram
os preços praticados nas áreas das provas olímpicas, com 50,8% de avaliação
negativa por parte dos brasileiros e 42,4% por parte do público de fora.
Perfil do turista - A pesquisa revelou que o turista da olimpíada
é um viajante qualificado, com renda média de US$ 3.581,00 no público
internacional e acima de R$ 3,5 mil para 70% dos brasileiros. O brasileiro
ficou em média 10,3 dias e teve um gasto diário de R$ 337,9. Já o estrangeiro
permaneceu 11,7 dias e gastou US$ 103,7 por dia. O país que mais enviou
turistas para o Brasil foram Estados Unidos (21,2%), seguidos da Argentina
(14,8%) e da Inglaterra (4,8%). A maioria do público interno veio do Sudeste
(51,1%), seguido do Nordeste com 18,5% e da região Sul, com 15,7%.
Os brasileiros que viajaram para o Rio de
Janeiro na Olimpíada têm idade média de 37 anos, 51,3% são solteiros e 62,7%
são homens. O trabalho também mostrou que os Jogos Olímpicos Rio 2016
permitiram que o brasileiro vivenciasse pela primeira vez a maior competição
esportiva do mundo. Dos entrevistados, 96,3% nunca tinham participado de uma
Olimpíada. Do público estrangeiro, 83,5% têm mais de 25 anos, 64,4% são homens
e 56,5% estão no Brasil pela primeira vez.
A pesquisa do público doméstico, desenvolvida
pela GMR Inteligência & Pesquisa, ouviu 4.150 pessoas de 03 a 16 de agosto
nas arenas esportivas e Bouvelard Olímpico. O levantamento com os turistas
internacionais, feita pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE),
ouviu 1.262 estrangeiros nos aeroportos entre os dias 6 e 16 de agosto.
A internet foi a principal fonte de
informação para a organização da viagem dos dois públicos pesquisados –
doméstico (70%) e internacional (63,4%). Para o público doméstico a casa de
parentes e amigos foi o principal (48,6%) meio de hospedagem, seguida dos
imóveis alugados com 21,2%. No caso do público internacional, 37,2% ficaram em
hotéis ou flats e 25% em imóveis alugados. A principal atividade desenvolvida
por brasileiros (74,8%) e estrangeiros (77,3%) foi a ir à praia.
RESULTADOS PARCIAIS – As informações apresentadas nesta
quinta-feira (18) foram extraídas da base de dados da pesquisa de demanda
internacional e doméstica realizada pelo Ministério do Turismo para avaliar a
experiência dos visitantes durante os Jogos Rio 2016. As entrevistas serão
realizadas até os Jogos Paralímpicos. O resultado final será divulgado até o
final deste ano.
(Fonte
: MTur / Imagem divulgação)
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